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Porque a Maioria das Pessoas Nunca Ganham Dinheiro no Marketing de Rede

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A venda direta (marketing de rede) é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços baseado no contato pessoal entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo.

No Brasil esse mercado conta com mais de 4,5 milhões de pessoas em sua força de vendas, gera cerca de 8 mil empregos diretos e atingiu, em 2013, US$ 14,6 bilhões em volume de negócios. O país ocupa a quarta posição no ranking da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China.

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Porem, mais de 80% das pessoas que trabalham com falham, ou seja, nunca ganham dinheiro suficiente.

Isso é um fato. Mas será que a culpa é do mercado de Marketing de Rede ou das pessoas mesmo?

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Vou explicar por que a maioria das pessoas falham nas Marketing de Rede e você vai poder tirar suas próprias conclusões. Vamos falar somente sobre o Marketing de Rede e não vamos discutir as pirâmides financeiras já que elas são feitas para quebrar e ninguém ganha em longo prazo.

 

Razão #1 – Imediatismo

Imagine que você nunca trabalhou com Marketing de Rede antes, mas um amigo seu lhe mostrou um negócio extremamente interessante e você decidiu entrar.

A maioria dos chamados “líderes”, na verdade não são nenhum tipo de líder, eles são simplesmente recrutadores com intenção de cadastrar mais pessoas o mais rapidamente possível. Por isso, ao invés de explicar corretamente quanto tempo você vai precisar trabalhar numa empresa de Marketing de Rede para realmente começar a ganhar um bom dinheiro, eles vão criar falsas expectativas de ganhos imediatos.

A verdade é essa – se você não tem nenhuma experiência prévia e um bom nome profissional já estabelecido no mercado, você vai precisar entre 3-5 anos de trabalho sério para começar a ganhar um bom dinheiro e ter uma excelente renda residual.

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Ah, mas como assim? No Marketing de Rede não é para fácil? Não, não é! Trabalhar com Marketing de Rede é uma profissão séria como qualquer outra e precisa conhecimento, desenvolvimento pessoal e trabalho duro!

Quantos anos precisa um médico, advogado ou engenheiro para se formar? No mínimo 5, correto? E depois, quantos anos precisa trabalhar para começar a ganhar um bom salário? No mínimo mais 5. Então são 10 anos de estudos e trabalho árduo para um profissional dessas áreas começar a ganhar bem – fato.

Essa é uma das grandes vantagens do mercado de Marketing de Rede – você não precisa investir milhares de reais em estudos e esperar anos para começar a receber um salário fixo. Você pode começar do zero com um investimento normalmente menor que R$ 1000 e ganhar milhões de reais num período de 3-5 anos. Mas tem que aprender e trabalhar, isso você não pode evitar ou nunca vai ter sucesso.

Claro, tem pessoas que ganham 5 dígitos por mês já no primeiro ano, mas normalmente já tinham uma equipe grande formada antes, uma boa experiência e nome no mercado.

 

Razão #2 – Inconstância

Para ver resultados de seu trabalho você tem que permanecer numa empresa no mínimo 1 ano. Pesquise bem os produtos e a empresa, faça a escolha certa e fique no mínimo 1 ano.

Conheço muita gente que trabalha com Marketing de Rede durante anos e nunca ganhou um bom dinheiro por esse motivo – elas ficam 2-3 meses numa empresa, saem e entram em outra começando do zero. Saindo e entrando nas várias empresas tempo todo cria os seguintes problemas:

– Você perde credibilidade – ninguém mais leva você a sério.

– Você perde as pessoas da sua equipe, já que poucas vão seguir você na sua próxima aventura e você vai perder também todo derramamento.

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– Você perde tempo, já que cada vez que entrar numa nova empresa começa do zero.

Por outro lado, se ficar numa empresa pelo menos um ano você vai estabelecer o seu nome como um profissional sério, vai aprender e conseguir apresentar os produtos e o plano de negócio perfeitamente e vai ganhar parceiros e clientes às vezes para a vida toda.

 

Razão #3 – Falta de conhecimento dos produtos ou do plano de negócio

É extremamente importante que você goste e conheça muito bem os produtos da sua empresa. Quando você mostra os produtos para seus clientes em potencial com paixão eles percebem e vão aceitá-los muito mais rápido e fácil. Falando com propriedade, paixão e expertise faz toda a diferença!

Ao contrário, se você não conhece bem os produtos, não sabe como usá-los corretamente e não sabe quais benefícios trazem, os seus clientes não vão se interessar e não vão comprar, pois eles vão achar que você quer vender algo sem valor só para ganhar dinheiro.

Conhecer muito bem o plano de negócio da sua empresa também é extremamente importante. Primeiro, porque é preciso saber e ser capaz de usufruir todos benefícios que você tem na empresa e, segundo, porque no momento da apresentação você vai precisar destacar os pontos mais atraentes e o diferencial dele, além de desfazer todas as dúvidas dos seus futuros parceiros.

Então, aprenda tudo sobre os produtos da sua empresa e o plano de negócio para se mostrar como um profissional de Marketing de Rede e não como um amador correndo atrás de dinheiro fácil.

 

Conclusão:

O fracasso do no Brasil não é por causa de modelo de negócio. Longe disso. O fracasso vem da sociedade brasileira – corrupta, mal informada, segregada e mal-educada. Na verdade, a sociedade no Brasil em termos socioeconômicos tem muito o que aprender – sociedade significa união de pessoas, com interesse comum que lutam juntas para o melhor de todos. Observando a vida política, isso nunca acontece, muito menos na vida econômica.

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O que predomina no Brasil são interesses individualistas, a ganância e ignorância.

Como fazer então uma equipe de marketing de rede funcionar se as pessoas não entendem a cultura corporativa nem a ideia “Um por todos e todos por um”?

No mercado de Marketing Multinível no Brasil até as empresas ricas, estabelecidas e com produtos ou serviços bons são sujeito de pressão enorme para mudar as práticas legitimas simplesmente para sobreviver.

Venda de posições e redes, presentes de luxo e viagens pagas são consideradas uma prática normal e inevitável aqui.

O resultado é: Criação de expetativas falsas que resultados só vem se você é privilegiado, sem importância de seu trabalho e esforço. As pessoas focam na premiação e não no trabalho.

A diferença entre uma pirâmide financeira e uma empresa legítima de Marketing de Rede começa com a credibilidade.

Perder a sua credibilidade num pais normal é o fim do mundo, mas não no Brasil. Aqui tanto faz se você é criminoso e enganou milhares de pessoas se ainda tem Mercedes na garagem.

Um líder afora motiva, ensina e ajuda. Um “líder” no Brasil engana, promete e abandona.

Uma realidade triste, mas realidade.

Os slogans: “Brasil – um país de todos ” e “Brasil – pátria educadora” perderam o significativo e são uma piada nos tempos de hoje, não acham?

O Marketing Multinível, como mercado, é resultado e espelho da sociedade brasileira. Ele só vai ter futuro se as pessoas neste país entenderem que colocando o interesse coletivo acima do interesse pessoal é a única forma de construir uma sociedade feliz e próspera.

 

Ben Popov

Consultor de Marketing Digital e Marketing de Rede com mais de 15 anos de experiência. Fundador da AulaPlus - Marketing Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é "importado" da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

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