Travis Kalanick_ O plano do Uber

Palestra: O plano do Uber para colocar mais pessoas em menos carros

 

Palestrante: Travis Kalanick

Uber não começou com grandes ambições para reduzir o congestionamento e poluição. Mas como a empresa decolou, o cofundador Travis Kalanick se perguntou se havia uma maneira das pessoas que utilizam o Uber pelas mesmas rotas compartilharem caronas, reduzindo custos e emissões de carbono ao longo do caminho. O resultado: uberPOOL, serviço de carpooling da empresa, que em seus primeiros oito meses tirou 12,7 milhões de km das estradas e 1,4 mil toneladas de dióxido de carbono do ar em Los Angeles. Agora, Kalanick diz que o carpooling poderia funcionar nos subúrbios também. “Com a tecnologia em nossos bolsos hoje, e um pouco de regulamentação inteligente”, diz ele:”nós podemos transformar cada carro em um veículo compartilhado, e podemos recuperar nossas cidades a partir de hoje”.

Excertos:

“O começo do Uber em 2010, bem, nós somente queríamos apertar um botão e pegar uma carona. Nós não tínhamos grandes ambições. Mas acabou que muitas pessoas queriam apertar um botão e pegar uma carona, e por fim começamos a ver diversas viagens duplicadas. Nós vimos muitas pessoas apertando o mesmo botão ao mesmo tempo indo basicamente para o mesmo lugar.”

“Então, começamos a pensar: “Bom, como podemos fazer essas duas viagens virarem uma?” Porque se o fizéssemos, a viagem seria até 50% mais barata, e, é claro, para a cidade nós teríamos muitas pessoas em menos carros.”

“Então, a grande questão para nós era: isso funcionaria? Poderíamos ter um transporte mais barato, barato o suficiente para que as pessoas quisessem dividi-lo? E a resposta, felizmente, é um grande sim.”

“Em São Francisco, antes do “uberPOOL”, todos levariam seus carros para onde quer que quisessem. E as cores brilhantes indicam onde temos mais carros. E ao introduzir uberPOOL, podemos ver que não há mais tantas cores brilhantes. Mais pessoas circulando pela cidade em menos carros, tirando carros das ruas; parece que o uberPOOL está funcionando.”

LEIA TAMBÉM:  Palestra: Como a misteriosa Dark Web está se tornando popular

“Agora, na China tudo é muito maior, então estamos fazendo 15 milhões de trajetos uberPOOL por mês, isto é, 500 mil por dia. E, é claro, estamos vendo um crescimento exponencial. De fato, estamos vendo isso em Los Angeles também. Quando converso com minha equipe, não falamos: “Bom, 100 mil pessoas dividindo caronas toda semana e acabou”. Como chegaremos a um milhão? E na China, bem, poderia chegar a vários milhões.”

“Então uberPOOL é uma ótima solução para o compartilhamento urbano de automóveis. Mas e os subúrbios?”

“Eu cresci nesta rua em Los Angeles, num bairro chamado Northridge, Califórnia, e vejam: essas caixas de correio se estendem por uma longa distância. E toda manhã, por volta do mesmo horário, carros saem de suas garagens, muitos deles com uma pessoa apenas, e elas vão ao seu local de trabalho. Então a pergunta para nós é: bem, como podemos transformar esses carros, e há, literalmente, dezenas de milhões deles, como transformá-los em carros compartilhados?”

“Para isso nós temos algo que lançamos recentemente, chamado uberCOMMUTE. Você levanta de manhã, apronta-se para o trabalho, toma seu café, vai para seu carro, e acessa o aplicativo Uber, e de repente, você se torna um motorista do Uber. Nós associamos você a algum dos seus vizinhos no seu caminho para o trabalho e isso é realmente ótimo.”

Avalie a importância deste artigo! Vote!
[Total: 2 | Média: 5]

Ben Popov

Consultor de Marketing Digital e Marketing de Rede com mais de 17 anos de experiência. Fundador da AulaPlus – Marketing Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é “importado” da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar sobre
avatar