Jamie Bartlett_ A_misteriosa_Dark _Web

Palestra: Como a misteriosa Dark Web está se tornando popular

Avalie a importância deste artigo! Vote!
[Total: 0 | Média: 0]

 

Palestrante: Jamie Bartlett

Há uma Internet paralela que você talvez ainda não conheça — acessada por um navegador especial e que hospeda uma incrível infinidade de sites para tudo, de ativismo anônimo a atividades ilegais. Jamie Bartlett fala sobre a Dark Web.

Excertos:

“Se você quer comprar cocaína de alta qualidade e baixo custo, só há um lugar para ir, e esse lugar são os mercados anônimos da Dark Web.”

“Bem, você não acessa esses sites com um navegador comum – Chrome ou Firefox – porque eles estão nesta parte escondida da Internet conhecidos como “serviços escondidos do Tor”, onde URLs são uma sequência de números e letras sem sentido que terminam em .onion, os quais você acessa através de um navegador especial chamado de navegador Tor.”

“Agora, o Tor era originalmente um projeto da Inteligência Naval Americana. Ele então se tornou de código aberto, e isso permitiu que qualquer um navegue pela internet sem informar sua localização. E faz isso criptografando seu endereço IP e então roteando-o por vários outros computadores ao redor do mundo que usam o mesmo software. Você pode usá-lo na Internet normal, mas ele é também a sua chave para a Dark Web. E por causa desse amigavelmente engenhoso sistema de criptografia, os 20 ou 30 – não sabemos exatamente – mil sites que operam lá são incrivelmente difíceis de serem fechados. É um mundo livre de censura, visitado por usuários anônimos.”

“Por isso não há muita dúvida de que seja um lugar natural a ir para alguém com algo a esconder, e esse algo, claro, não precisa ser ilegal. Na Dark Web, você irá achar sites de “dedo-duros”, The New Yorker. Você irá achar blogs de ativismo político. Irá achar bibliotecas de livros pirateados. Mas também irá achar mercados de drogas, pornografia ilegal, serviços comerciais de hacking, e muito mais. Bem, a Dark Web é um dos lugares mais interessantes e excitantes da rede. E a razão é, que embora a inovação, é claro, ocorra nas grandes empresas, ocorra nas melhores universidades, ela também ocorre na marginalidade. Porque os marginalizados – a escória, os rejeitados – são muitas vezes, os mais criativos, porque eles precisam ser. Nesta parte da Internet, você não vai encontrar imagens fofas, nem pop-ups de propagandas. E essa é uma das razões pelas quais penso que muitos de vocês aqui vão estar na Dark Web em breve.”

LEIA TAMBÉM:  Palestra: O plano do Uber para colocar mais pessoas em menos carros

 

image_pdfBaixar esse artigo em formato PDF

Ben Popov

Consultor de Marketing Digital e Marketing de Rede com mais de 15 anos de experiência. Fundador da AulaPlus - Marketing Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é "importado" da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar sobre
avatar
wpDiscuz