O que é Marketing de Conteúdo

O que é Marketing de Conteúdo: O Guia Definitivo 2018

 

Conteúdo criado por ResultadosDigitais

Ao começar uma estratégia de , todo profissional de marketing encontra essa frente chamada . Mas o que significa isso, afinal de contas?

Marketing de Conteúdo é falar sobre seu nicho de mercado. Diferentemente do marketing tradicional, não se trata do que sua empresa faz, mas do que seus clientes precisam!

Indo direto ao ponto, Marketing de Conteúdo é todo o conteúdo feito para educar, informar ou entreter um futuro cliente. É o combustível do Inbound Marketing.

 

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Aprender Marketing de Conteúdo marketing de conteúdo O que é Marketing de Conteúdo

 

A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua empresa e a tenham como referência, mas também se tornem clientes.

Podemos dizer que o significado de Marketing de Conteúdo é relativamente novo. Somente nesse novo século que esse conceito foi forjado e que estudos, análises e experimentos começaram a ser realizados.

 

Para que serve o Marketing de Conteúdo

Ok, agora que já falamos sobre o conceito, é possível que você se pergunte: por que devo produzir conteúdo se posso criar anúncios mostrando o meu produto?

Se você ainda não entendeu quais as grandes vantagens de uma estratégia de Marketing de Conteúdo sobre uma estratégia de marketing tradicional, siga lendo os próximos tópicos. Afinal de contas, o Marketing de Conteúdo conseguiu atingir o que o marketing convencional não foi capaz.

Dentro os vários objetivos do Marketing de Conteúdo, podemos destacar 6:

 

1. Aumentar sua visibilidade na internet

Marketing de Conteúdo tem ampla influência nas estratégias de SEO de um site. Sabemos que hoje não basta produzir conteúdo com palavras-chaves soltas em meio aos textos ou fazer link building em grande quantidade, mas sem qualidade.

O algoritmo de busca do Google se desenvolveu muito e já consegue perceber o que é um conteúdo relevante para o usuário. Dados como CTR na SERP, tempo de permanência na página e qualidade dos links referenciados no texto são analisados e influenciam no rankeamento.

 

2. Aumentar a interação com sua marca

Marketing de Conteúdo também serve como um canal de interação com sua marca para que os clientes possam conversar com sua empresa, tirar dúvidas e enviar sugestões.

Conseguir a atenção da audiência e fazer com que ela compartilhe seu conteúdo com seus seguidores nas , por exemplo, é uma forma de publicidade espontânea.

Seja por meio de um blog, uma central de ajuda, um treinamento em vídeo ou nas redes sociais, o conteúdo que você cria pode ter alto potencial de engajamento.

 

3. Nutrir sua base de Leads

É importante levar em consideração que, por mais extensa que seja sua base de Leads, nem todas as pessoas estão prontas para consumir seu produto ou seu serviço.

Isso não significa que elas nunca serão seus clientes. Em muitos casos, o que falta é um pouco mais de informação até que essas pessoas vejam valor no que sua empresa oferece e tenham estrutura/fit para poderem utilizar e ter uma boa experiência com seu produto ou serviço.

Por meio do Marketing de Conteúdo, é possível nutrir esses Leads com material relevante que irá prepará-los até que o momento ideal da compra possa chegar. Dessa forma, você não descarta diretamente um prospect despreparado, e sim posterga a compra para uma ocasião mais favorável.

 

4. Reduzir o custo de aquisição de clientes

O custo de aquisição de clientes (CAC) é, como o próprio nome revela, quanto sua empresa gasta em média para adquirir um cliente novo.

E se sua empresa investe em Marketing de Conteúdo e em SEO, naturalmente novos potenciais clientes acessarão seu site de forma orgânica e recorrente, sem que você precise se esforçar mais para isso.

 

5. Ganhar confiança do público e adquirir propagadores de sua marca

Assim como o marketing mudou, o mesmo também vale para a forma como o público enxerga as marcas e realiza compras. Produzir conteúdo de qualidade faz com que sua empresa se torne autoridade no mercado e, consequentemente, ganhe confiança.

Uma empresa que está investindo tempo para produzir conteúdo gratuito para seus clientes e entregando valor para essas pessoas certamente será lembrada com muito mais força quando comparada a uma concorrente que não faz o mesmo.

Além do mais, ao falar sobre suas personas e não sobre sua empresa, você cria as chances de que esse público propague sua marca para sua rede de contatos, uma vez que, satisfeitos por terem problemas solucionados, poderão compartilhar seu conteúdo com seus amigos que possuem as mesmas dores.

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6. Melhorar a experiência pós-venda

Pode ser um FAQ, uma central de ajuda, um treinamento online ou mesmo um fluxo de Email Marketing foca-do para o cliente. Ou seja, fazer Marketing de Conteúdo para o cliente é uma força considerável para garantir a retenção e fidelização.

A boa experiência em um pós-venda é fundamental para que seu cliente continue utilizando os serviços ou produtos da sua empresa mais tempo.

 

Como o Marketing de Conteúdo tem ajudado o mercado

O Marketing de Conteúdo tem garantido seu espaço no mercado brasileiro nos últimos anos. Contudo, apesar do crescimento, o percentual de empresas que utilizam a metodologia ainda é baixo.

Se formos mais a fundo e analisarmos quantas empresas documentam a estratégia, o valor é ainda menor. Ou seja, não é tarde para sua empresa iniciar agora mesmo a trabalhar em uma estra-tégia de Marketing de Conteúdo.

Vamos utilizar a ContentTrends 2016, pesquisa realizada pela Rock Content no ano de 2016 com mais de 2.725 participantes de diversas indústrias e áreas de atuação do Brasil.

Alguns dos principais insights que a pesquisa gerou foram:

– Empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram 4x mais visitas e 5x mais Leads;

– Empresas que publicam conteúdo no blog têm 3,7x mais visitas;

– Empresas que publicam mais de 12 conteúdos por mês geram o dobro de tráfego em seu site;

– 50% das empresas brasileiras aumentaram os investimentos em Marketing de Conteúdo entre 2015 e 2016;

– 67% das organizações pretendem aumentar seus investimentos em Marketing de Conteúdo em 2017;

– 74,8% das empresas afirmaram que o número de conteúdos publicados cresceu entre 2015 e 2016.

 

Como fazer Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo sem uma estratégia bem arquitetada não é o suficiente para gerar o máximo de resultados. O método tem resultados comprovados, mas é preciso disponibilizar um tempo para planejamento e estratégia.

Existem várias formas de aplicar e executar uma boa estratégia. Algumas formas podem ser:

– Blog;

– Conteúdos Ricos;

– Vídeos;

– Redes Sociais;

– Email Marketing.

Como você pode perceber, Marketing de Conteúdo não é só escrever um texto em um blog ou criar um post no Facebook e aguardar que os resultados apare-çam de forma mágica em sua mesa.

Você precisa pensar no que escrever, quando publicar, em qual canal promover, qual formato usar, qual persona atingir e qual resultado pretende alcançar.

Tendo os objetivos mapeados e as metas definidas, aí sim você pode começar a esperar bons resultados.

Blog

Criar um blog para seu negócio é uma ação primordial para uma estratégia de Marketing de Conteúdo eficaz.

Muitas pessoas podem pensar que, com a populariza-ção das mídias sociais, o blog é um elemento ultrapassado. Porém, o blog tem provado ser um canal espetacular.

Isso acontece pois só com um blog em um domínio próprio é que você consegue ter total controle em todas as ações de Marketing de Conteúdo.

Um blog é a forma mais comum de atração na internet. Com bons conteúdos e uma boa otimização em SEO, o blog é a melhor maneira de você conseguir tráfego. Um bom relacionamento via Email Marketing e mídias sociais também auxilia na geração de tráfego para seu negócio.

Muitas vezes, o blog é a porta de entrada de futuros clientes. Portanto, é importante que o blog de sua empresa seja relevante e conquiste a atenção do usuário.

 

Conteúdos Ricos

A produção de posts no blog é muito importante para atrair visitantes ao seu site e tornar sua empresa uma referência no mercado, mas para uma estratégia de Marketing de Conteúdo completa, é necessário ter uma conversão intermediária para fisgar quem ainda não está no momento certo da compra.

É essa a função de um conteúdo rico: um material educativo que agrega valor para seus visitantes. Oferecendo esse tipo de conteúdo, sua empresa pode continuar educando seus potenciais clientes, preparando-os ao longo do tempo e, no momento certo, fazer a abordagem de venda.

Mas não basta criar esses materiais para que eles ajudem a educar prospects e tornem a sua empresa referência no mercado: é preciso divulgá-los de maneira correta e eficiente para conseguir Leads e, a partir daí, iniciar um relacionamento com esses Leads.

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A forma mais eficaz de ofertá-los é pelas Landing Pages, que são páginas voltadas para a conversão. Através delas, você pode oferecer o conteúdo e, em troca, pedir algumas informações de contato dos potenciais clientes, como nome, email, telefone etc.

E a produção desse material não precisa ser algo necessariamente trabalhoso: você pode começar oferecendo conteúdos que já possui e utiliza na sua empresa, como planilhas, templates, pesquisas/análises de mercado, artigos técnicos, checklists, glossários etc. Posteriormente, você pode produzir materiais pensados especificamente para responder a dúvidas e curiosidades ou sanar dores dos seus potenciais clientes.

Alguns dos principais formatos de conteúdos ricos são eBooks, webinars, ferramentas, kits, infográficos e templates.

 

Vídeos

O vídeo é outro formato que, quando aplicado dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, pode ser extremamente valioso para sua empresa.

É um formato que está se popularizando cada vez mais, e muito em virtude da facilidade em criar um vídeo hoje. Algumas empresas sequer possuem câmeras profissionais, e utilizam webcams ou celulares para gravações.

Os vídeos estão tão em alta que hoje, em 2016, 50% de todo o tráfego mobile da internet já é composto por eles. Mais: ter um vídeo em uma página de produto aumenta em até 85% a intenção de compra, por reforçar a confiabilidade do produto para o cliente.

Algumas dicas para você usar vídeos em sua estratégia de marketing de conteúdo são:

Uso de vídeos no Blog

O blog é o principal meio no qual o conteúdo produzi-do pela sua empresa será divulgado e, quando pensamos nele, o primeiro formato de conteúdo que nos vem à mente costuma ser o texto.

De fato, esse formato é o mais comum, mas não devemos nos esquecer das possibilidades que os vídeos apresentam.

Existem diversas formas de usar vídeos como conteúdo para blogs. Uma delas é criando uma série de pequenos vídeos que cubram certo tópico, porém que não sejam extensos o suficiente para se tornarem um webinar.

Uso de vídeos nas redes sociais

Outra boa prática é utilizar vídeos em redes sociais. Há as redes sociais próprias para vídeos, como YouTube, Vine e Periscope, e as redes sociais multiconteúdo, como Facebook, Twitter e Instagram, que também oferecem o vídeo como um formato de publicação.

Há várias formas de sua empresa criar conteúdo em vídeo nas redes sociais. Você pode criar teasers que direcionam o usuário para uma página, minivídeos explicativos sobre um determinado tema, demonstrações de um produto, estudos de caso, transmissões ao vivo e mais.

Vídeos funcionam muito bem nas mídias sociais. Dentro do Facebook, por exemplo, é o formato de publicação que gera o maior alcance.

 

Redes Sociais

As redes sociais são ótimos canais para sua empresa fazer Marketing de Conteúdo. São canais multifunções dentro do Marketing Digital, pois podem funcionar tanto para atração como para relacionamento e, em alguns casos, até mesmo para venda.

Há muitos motivos para que sua empresa esteja presente nas redes sociais. Por exemplo:

– Para muitas pessoas, é o principal canal usado para consumir conteúdo, informação e entretenimento;

– É um canal barato e que pode render resultados até para quem não impulsiona suas publicações;

– Tem alto poder de disseminação de conteúdo e de viralização;

– É um canal para relacionamento com clientes e fãs, tanto por mensagens inbox como nas próprias publicações públicas;

– É uma poderosa fonte de tráfego e de geração de Leads para o site de sua empresa.

Com certeza ainda existem mais vantagens. Portanto, manter presença nas redes sociais é fundamental.

Agora, quando falamos de conteúdo, uma alternativa interessante é usar as redes sociais não só para promover o que sua empresa produz para o blog ou para o site, mas também usá-las para produzir conteúdo diretamente na plataforma, em formatos diferentes do que é publicado no blog.

As maiores redes sociais hoje são multimídias, o que permite que sua empresa possa produzir textos, infográficos, montagens, vídeos, transmissões ao vivo, concursos, fotografias, gifs e o que mais sua criatividade permitir.

Note que falamos em redes sociais, no plural. Ou seja, fazer Marketing de Conteúdo nas redes sociais não é somente criar uma página no Facebook e ficar postando sem parar.

Redes Sociais não é só Facebook

É verdade que o Facebook é a maior rede social do planeta. Em 2016, atingiu a incrível marca de 1,65 bilhão de usuários ativos no mundo todo. No Brasil, esse número é de 92 milhões de pessoas, ou 45% da população brasileira.

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Em um primeiro momento, pode parecer que, de acordo com esses dados, estar somente no Facebook é o suficiente para sua empresa ter sucesso nas redes sociais.

No entanto, é justamente o contrário. Estar no Facebook não é um diferencial, é o básico. E para se destacar em meio a tantas outras empresas e produtores de conteúdo, é preciso trabalhar de forma bastante estratégica e criativa.

Uma forma interessante é justamente estar aberto a outras oportunidades e produzir conteúdo também em outras redes sociais.

Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, SlideShare, Snap, Tumblr, Google Plus, Periscope, Pinterest: todas essas mídias podem dar resultado para sua empresa. Tudo o que você precisa é muita dedicação, conteúdo de qualidade e publicação frequente.

Para começar o processo de escolha das redes sociais nas quais sua empresa deve estar presente, é importante identificar onde seu público-alvo ideal está e de que forma sua empresa pode compartilhar conteúdo relevante com ele. Conversar com alguns clientes atuais e potenciais pode ser uma boa forma de descobrir o que eles estão usando no dia a dia.

Além disso, mesmo que sua empresa não vá atuar de forma ativa em todas elas, é importante criar os perfis nas redes para reservar o nome, evitando que apareçam páginas ou perfis com o nome de seu negócio.

Não seja um vendedor inconveniente

Na maioria das vezes, as redes sociais não são um ambiente onde as pessoas estão querendo ser aborda-das por postagens corporativas e vendedoras.

E como estamos falando de Marketing de Conteúdo, o ideal é que sua empresa use as redes sociais para primeiro criar um relacionamento com seu público e depois ir trabalhando suas ofertas de forma arquitetada e sutil.

Lembre-se de que o fã que está seguindo sua empresa nas redes sociais pode até ser um cliente ou um consumidor do seu produto ou serviço, mas nem sempre ele vai estar consumindo sua solução. Ou seja, para mantê-lo engajado com sua empresa, crie conteúdo para ele e faça ofertas na hora certa!

 

Email Marketing

O Email Marketing tem sido o carro-chefe de muitas empresas que sabem utilizá-lo. Hoje, o canal vai muito além do envio de mensagens ou notificações: é uma boa forma de espalhar conteúdo, atrair novos visitantes e aprofundar relacionamentos com a base de contatos. Por ser um canal ágil e de baixo custo, é útil para vários tipos de negócios e tamanhos de empresas que desejam aplicar Marketing de Conteúdo e outras estratégias de marketing.

Separando seus contatos por áreas de interesse (conteúdos acessados ou baixados no seu site, que indiquem de que tipo de produto ou serviço ele possa estar precisando), é possível entregar mensagens com as ofertas certas para o potencial cliente, aumentando consideravelmente a taxa de conversão. Isso traz resultados importantes no nível de engajamento, além de ser fundamental para guiar seus prospects em direção à venda.

Além do envio de newsletters e da divulgação de novos materiais por meio de emails promocionais, sua empresa pode investir em uma estratégia de nutrição de Leads. Use cada email para educar e motivar os seus clientes potenciais ou informar sobre suas ofertas – de conteúdos, serviços ou produtos.

 

Conclusão

Hoje em dia, a internet tem tornado as pessoas cada vez mais conectadas, e a informação está cada vez mais acessível ao grande público. E isso está mudando também o processo de compra, fazendo com que os consumidores busquem muito mais conteúdo sobre suas dores e problemas antes de efetivamente procurarem uma solução.

Assim, as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade e garantir seu sucesso não apenas nas vendas, mas também como referência de mercado e na produção de conteúdo sobre seu segmento. E isso, é claro, influenciará positivamente nas oportunidades de negócio.

Por isso, uma estratégia de Marketing de Conteúdo é essencial para as empresas que querem se firmar no mercado e crescer, seja online ou offline. O Marketing de Conteúdo deixou de ser apenas um diferencial e passou a ser fundamental para qualquer estratégia de marketing robusta e que realmente queira gerar valor para seu público-alvo.

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Ben Popov

Consultor de Marketing Digital e Marketing de Rede com mais de 15 anos de experiência. Fundador da AulaPlus – Marketing Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é “importado” da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

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