Como mudar seu Mindset Empreendedor

Como mudar seu Mindset Empreendedor – Parte 2

 

 

7 passos decisivos para ajustar seu Mindset Empreendedor

 

É hora de começar a transformação! Acompanhe o segundo artigo da série “Como mudar seu mindset empreendedor” e conheça técnicas simples que podem te ajudar a ter uma mente empreendedora!

Anthony Robbins, um dos maiores profissionais de desenvolvimento pessoal do mundo e um dos responsáveis pela popularização da Programação Neurolinguística (PNL), ensina os 7 passos para AJUSTAR O SEU MINDSET por meio de técnicas que permitem utilizar os recursos do indivíduo de forma mais eficiente.

 

Quer trabalhar online, a partir de casa, mas não sabe por onde começar?

dicas de empreendedor Empreendedorismo Mindset Empreendedor

 

Para melhores resultados, pegue papel e caneta e anote as suas respostas para cada um dos tópicos. Lembre-se: conhecimento sem ação gera peso extra e incômodo nas nossas vidas. Preparado? Vamos lá!

 

1.  Clareza

Você precisa ter clareza e reconhecer onde está nesse exato momento. Reflita: Se você continuar a fazer o que vem fazendo, onde irá chegar? Parece simples, mas é um exercício profundo de reflexão. Quem é você hoje no mundo e qual é a sua posição?

 

2.  Certeza

A partir do momento em que você sabe onde está, é hora de criar uma certeza viva e acreditar que você tem capacidade de ter um sonho e torná-lo real. Grandes empresários de sucesso foram contra todos aqueles que diziam que aquilo não era para eles ou que eles iriam fazer algum tipo de loucura. Portanto, decida o que você quer fazer e, em um primeiro momento, fortaleça suas certezas. Se você sair falando sem agir, muito provavelmente você será “puxado” para a “zona padrão” novamente antes mesmo de dar o primeiro passo para deixá-la definitivamente para trás.

 

3.  Animação

Agora que você tem clareza de onde está e que é capaz de enxergar os seus sonhos e objetivos como coisas reais, fique animado por saber disso e comece a agir. A ação é a motivação mais poderosa que existe. Cada conquista libera dopamina (neurotransmissor responsável pela sensação de prazer) no nosso cérebro. Por isso, alcançar novas conquistas constantemente cria um círculo altamente vicioso e virtuoso em nossas vidas.

LEIA TAMBÉM:  Microfranquias - Como Empreender com Pouco Dinheiro

 

4.  Foco

Foco significa ter consciência da realidade. Sabe quando você decide comprar uma bolsa ou um carro e, de repente, parece que todos decidiram ter aquele bem igual ao que você queria? Isso é o foco moldando a sua realidade, ou seja, seu cérebro passa a perceber aquilo em que você focou.

Assim, depois de você se animar sobre seus objetivos e ter clareza do seu potencial, é hora de definir as metas para conquistar os resultados que mais deseja, inclusive definindo prazos para alcançá-los. A nossa mente tem muitas perturbações, distrações e coisas para processar. Porém, quando você entra em estado de foco, a maioria dessas coisas tende a desaparecer.

Existem diversos caminhos para a clareza do foco. Um exemplo simples nesse sentido é eliminar as notificações do celular e deixar de ficar verificando e-mails e mensagens constantemente. Deixar de acompanhar notícias repetitivas também é uma boa ideia, pois isso vai deixar mais espaço na sua mente, fazendo com que você consiga ter mais foco nos seus objetivos.

 

5.  Comprometimento

Agora que você está direcionando o seu FOCO para onde deseja chegar na sua vida, é hora de ser dedicado. O verdadeiro compromisso com suas metas se instala na sua mente por meio da consciência que você tem de que elas são suas obrigações.

Para facilitar tal compromisso, você precisa deixar de olhar um objetivo como um todo e começar a enxergá-lo de forma fracionada. Destrinchando esse grande desejo, será mais fácil vencer as várias etapas dele de maneira sequencial. E cada passo vencido fará com que você fique energizado e motivado para alcançar suas metas. Está lembrado da dopamina?

 

6.  Momentum

MOMENTUM é um termo muito difundido por Anthony Robbins para dar ritmo às suas ações.

Para entender esse tópico, vamos falar um pouco da primeira lei de Newton. Ela funciona da seguinte forma: “um corpo tende a ficar em movimento constante ou ficar totalmente parado”. Imagine uma rocha que está no topo de uma montanha: ela está em estado de inércia (totalmente parada). Contudo, se ocorrer um momentum, ela sairá do lugar e tenderá a rolar sem parar.

LEIA TAMBÉM:  Como a tecnologia afeta a produtividade da sua empresa?

Aplicando essa “lei” ao nosso dia a dia, por exemplo, na criação de um novo hábito, podemos fazer a analogia de que, quando precisamos iniciar algo novo, enfrentamos muitas dificuldades, pois temos uma forte tendência a ficarmos em estado de “inércia”. Porém, quando finalmente damos início àquilo (e estamos munidos de determinação), “a pedra tende a rolar sem parar”.

 

7. Meta SMART

Agora você precisa definir o seu objetivo SMART. Em tradução livre, smart seria algo como inteligente ou esperto. Todavia, neste caso, refere-se às iniciais (em inglês) dos cinco pontos que devem, indispensavelmente, estar presentes em uma meta:

 

1. (S) Específica (Specific): Significa ter maior riqueza de detalhes, pois isso aumenta as chances da meta ser realizada.

2. (M) Mensurável: O progresso precisa ser medido para poder ser alcançável.

3. (A) Atingível: Precisa ser realista. Alguém (ou você mesmo) já realizou isso antes? Isso é viável?

4. (R) Relevante: A motivação necessária para seguir em frente dependerá da relevância do objetivo. O quanto ele é realmente importante para você?

5. (T) Temporal: Se não tiver um prazo vinculado a esse objetivo (certa urgência), ele dificilmente será atingido.

 

Colocando essas técnicas em prática, sua mente (e suas ações) passará a ter uma compatibilidade muito maior com as exigências do empreendedorismo de sucesso. Mas, afinal, por onde começar?

Para saber exatamente como dar os seus primeiros passos rumo a uma nova percepção do que é empreender, acompanhe o próximo artigo da série, pois darei dicas de como colocar essa mudança tão essencial em prática! Não perca!

Avalie a importância deste artigo! Vote!
[Total: 5 | Média: 5]

Denise Vieira

Empreendedora Digital e de Marketing de Rede.
Arquiteta de formação e especializada em Economia Criativa, há 3 anos migrou todos os seus negócios para a área digital.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar sobre
avatar