Ganhar-Dinheiro-Blog

5 Dicas de Como Monetizar e Ganhar Dinheiro com Blog WordPress

Avalie a importância deste artigo! Vote!
[Total: 21 | Média: 4.8]

 

 

Monetizar e com blog WordPress não é uma tarefa muito difícil se você sabe como fazer isso da forma correta e profissional.

De vez em quando, vemos histórias de blogs que dão tão certo que viram um negócios de fato. É o caso, por exemplo, da italiana Chiara Ferragni. O blog de moda dela, “The Blonde Salad”, se tornou um verdadeiro empreendimento com faturamento anual de aproximadamente 6 milhões de euros. Já a brasileira Nina Negre, autora do Hey Florida, montou uma agência de turismo receptivo em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, a partir do sucesso de seu blog.

Revista PEGN

Quanto mais ‘nichado’ for o seu produto ou serviço, mais resultados você terá, ao contrário do que muitos pensam. O maior problema das pessoas que falham no início é querer abraçar o mundo e atuar em vários nichos, com públicos específicos.

Veja a lista dos TOP 15 nichos mais rentáveis:

  • Saúde
  • Fitness
  • Alimentação
  • Sedução
  • Finanças
  • Hobbies
  • Marketing e Empreendedorismo
  • Viagens Baratas
  • Esportes
  • Automóveis
  • Espiritualidade
  • Moda e Beleza
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Terapias
  • Pets

Atenção: Caso seu nicho não estiver acima, não quer dizer que não é bom e não vende. Pense que o Brasil é um mercado com 200 milhões de habitantes.

Curso de WordPress – Instalação, Configurações, Temas, Widgets, Plugins, SEO e Comércio Eletrônico!

5 Dicas de Como Monetizar e Ganhar Dinheiro com Blog WordPress

 

Nicho definido, agora é o momento de pensar no que você venderá, veja abaixo algumas formas de se vender online:

– Venda de Produtos

Abrir um e-commerce é uma das principais formas de se iniciar um negócio online e muito rentável, porém demanda um alto investimento em estoque e logística.

– Venda de Serviço, Coaching, Consultoria

Eu trabalhei muito tempo vendendo somente serviços online, foi quando a demanda ficou muito grande e não conseguia mais atender a grande quantidade de pessoas que consultava, foi quando decidi vender conhecimento, pois eu sabia que eu podia gerar resultados para muito mais gente, mas não tinha braço.

– Venda de Conhecimento ou Infoproduto

Não importa se você vende um produto ou serviço, eu aconselho você produzir conteúdo para encantar seu cliente e já que você está produzindo conteúdo para encantar e conquistar, que tal você abrir a sua mente e inserir esse modelo de negócio a sua empresa.

Você pode vender: Cursos, Ebooks, Áudios, Palestras Online

– Ser um Afiliado Profissional

Esse é um novo mercado, que vem atraindo muita gente, onde você escolhe um produto ou serviço de alguém e apenas divulga um link na internet, sem aparecer e quando sai uma venda, automaticamente, a comissão entra para você. Tudo monitorado por um sistema. A vantagem é que você não precisa de estruturas grandes, pois o produtor é responsável por tudo. As comissões variam entre 20% e 50%.

– Ter uma sociedade com um expert da sua cidade

Você pode escolher um expert na sua cidade e lhe propor uma sociedade, onde você montará a estrutura de vendas dos infoprodutos dele e ganhar comissão sobre o negócio todo. Ele será seu sócio, tenho vários alunos que atuam dessa forma e faturam alto.

Nesse artigo vou explicar como monetizar usando os produtos ou serviços de terceiros, ou seja, como ganhar dinheiro com blog WordPress mesmo se você não tem um produto ou serviço próprio.

Se você ainda não tem blog, eu recomendo criar um usando a plataforma WordPress.org com domínio próprio pois ela proporciona a maior flexibilidade e inúmeras ferramentas gratuitas para os blogueiros.

A escolha do template é um dos momentos mais importantes na criação de um site. É através dele que os principais itens são organizados, como menu, rodapé, textos e conteúdos multimídia. Justamente por isso, uma série de critérios devem ser preenchidos para que o resultado seja um site que atenda as expectativas dos usuários.

Uma das características de um bom template está na sua usabilidade. Independente do dispositivo e do tamanho da tela do usuário, ele deve ser capaz de exibir os conteúdos do site de forma adequada, sem prejudicar a leitura ou a navegação dos visitantes.

Os templates podem ser gratuitos ou pagos, e apesar de serem diferentes entre si, atendem a diversos tipos de negócio, desde serviços, portifólio até .

Eu recomendo Centive Avante – Tema WordPress Otimizado para SEO e Conversões.

O Centive Avante é um template perfeito para empreendedores digitais que já possuem um site e querem melhorar seu design ou para quem deseja lançar um site do ZERO, começando com o pé direito e alto profissionalismo.

Não precisa de conhecimento técnico para adaptação do layout. Tudo pode ser feito pelo painel do WordPress, aumentando assim, o grau de adaptação, deixando o Tema do jeito que desejar.

  • 100% otimizado para captura de emails
  • Mostre seus produtos e serviços em uma página especial
  • Crie páginas de captura, confirmação e obrigado
  • Design elegante e profissional
  • Promova seu Produto Digital ou ganhe dinheiro como Afiliado
  • Preparado para o topo do Google, Bing, etc
  • Compatível com todos os celulares (responsivo)
LEIA TAMBÉM:  Como Construir um Funil de Vendas Poderoso para Qualquer Negócio Online

Ganhe mais de 1.100 reais em Materiais Bônus, grátis!

DOWNLOAD! => Centive Avante – Tema WordPress Otimizado para SEO e Conversões

 

Antes de tudo, porém, queria deixar bem claro que se a sua intenção é criar um blog somente para ganhar dinheiro e nada além – isso não vai funcionar.

O propósito de um blog é agregar valor nas vidas dos leitores – ensinando, motivando ou entretendo-o através de um conteúdo original e de qualidade.

Só assim você vai conseguir leitores sempre voltando ao seu blog para ler ou ver mais e eventualmente comprar um produto ou serviço oferecido no seu blog.

Vamos ver então qual são as:

5 Dicas de Como Monetizar e Ganhar Dinheiro com Blog

como-ganhar-dinheiro-com-um-blog

 

1. Como ganhar dinheiro com Blog usando E-mail Marketing

Isso mesmo, o dinheiro está na lista, sem dúvida alguma. Comece a colher os e-mails dos seus leitores desde o primeiro dia usando um formulário estrategicamente posicionado no seu blog e um provedor de e-mail marketing.

  • 90% das empresas investem em ações de e-mail marketing
  • Grande parte dos usuários possui e-mail
  • Internautas usam mais e-mail do que redes sociais para os negócios
  • 33% abrem o e-mail baseado no assunto
  • Melhor taxa de conversão de vendas
  • Consumidores gastam mais quando recebem newsletters

Eu uso e recomendo MailerLite (pode trocar a língua para português no site), mas você pode escolher qualquer um do seu gosto.

Sobre como exatamente usar e-mail marketing para monetizar o seu blog vou falar num outro artigo, mas essa realmente é a ferramenta mais poderosa pra ganhar dinheiro online!

 

2. Como ganhar dinheiro com Blog usando Google Adsense

O programa Adsense (pay-per-click) do Google é uma forma de monetizar bastante popular. Você recebe uma comissão cada vez que seus leitores clicam nos anúncios exibidos pelo Google.

O Google permite até 3 anúncios Adsense por cada página do seu blog. Você pode usar o próprio plugin do Google para instalar o código e escolher a posição e o formato mais adequados de cada anúncio.

Vale a pena lembrar, porém, que nesse caso você não vai poder escolher o conteúdo do anúncio, quem decide isso é o próprio Google de acordo com o conteúdo da página onde o anúncio será exibido. Na maioria das vezes o Google vai achar um anúncio com conteúdo similar ao assunto tratado na página, mas não é sempre o caso.

Em muitas situações o Google não tem anunciante com conteúdo similar e vai exibir qualquer coisa que não tem nada ver com seu conteúdo. O resultado – o leitor não vai se interessar, não vai clicar no anúncio e você não vai receber dinheiro.

O que fazer para ter minha conta Adsense aprovada?

  • Ter um blog com domínio próprio
  • Ter, pelo menos, 10 artigos publicados
  • Ter uma política de privacidade no blog, com destaque no menu
  • Não ter conteúdo proibido pela política do Google Adsense como violência, sexo, discriminação e outros
  • Ter mais texto que imagens nos artigos

Veja aqui: Como ganhar pelo menos US$ 100 por dia com Google Adsense

 

Marketing de Afiliados

O Marketing de Afiliados é uma das formas mais lucrativas e rápidas para monetizar e começar a ganhar dinheiro com seu blog.

Trabalhando com Marketing de Afiliados você tem controle total sobre os produtos ou serviços vendidos através do seu blog que consequentemente aumentara a taxa de conversão e os seus ganhos.

Em quanto Google Adsense pode exibir uma oferta de sapatos num blog que fala sobre receitas e comida, usando o Marketing de Afiliados você pode oferecer somente produtos ou serviços altamente relevantes para os seus leitores garantindo interesse e facilitando a venda.

Você pode melhorar seus ganhos experimentando diferentes tipos de anúncio, formatos e cores. Faça vários testes, compare os resultados e adote os que obtiveram os melhores resultados. Verifique também se os anúncios estão de acordo com o conteúdo do seu blog, observando também o perfil dos visitantes.

 

 

Em geral, você tem 2 opções como afiliado – vender produtos físicos ou digitais. Vou mostrar qual as melhores plataformas para ambos, apesar de eu pessoalmente trabalhar somente com produtos digitais por várias razões.

 

3. Como ganhar dinheiro com Blog usando Marketing de Afiliados: Produtos Digitais

Existem várias plataformas, porém, as mais populares no Brasil são Hotmart e Eduzz.

Hotmart – Tem um Catálogo excelente para escolher produtos digitais em qualquer nicho. Os produtores no Hotmart também disponibilizam diversos materiais de marketing – banners, vídeos, textos prontos para e-mail marketing, facilitando a vida dos afiliados.

Hotmart aceita pagamentos em reais, dólar e euro através de um sistema próprio de pagamentos – Hotpay. Voce, como afiliado, pode receber as suas comissões numa conta bancaria, no PayPal ou no Payoneer.

Eduzz – Uma plataforma de afiliados mais nova, com pouco menor escolha de produtos digitais, mas que possui um sistema de tracking muito interessante que garante a sua comissão de um jeito bastante avançado e seguro.

LEIA TAMBÉM:  Descubra o Segredo das Vendas Automáticas na Internet

Eduzz disponibiliza também uma ferramenta muito boa para criação de Landing Page (páginas de captura) e um programa que permite os afiliados de ganhar comissões atraindo outros afiliados.

Marketing de Afiliados – Produtos Digitais Específicos

Outro mercado que cresce muito ultimamente são os Cursos Online. Existem várias plataformas que oferecem cursos de qualidade e programa de afiliados, os mais populares são:

UOL Cursos Online – Encontre opções do interesse de seus visitantes. São mais de 12.000 cursos.

O UOL Afiliados é um Programa para todos os usuários que desejam aumentar seus rendimentos. Ao se associar ao Programa, o usuário define os anúncios que quer exibir, insere o código em seu blog e passa a ser remunerado.

Quais as vantagens?

  • Não é necessário ser assinante UOL, basta ter um site e/ou blog.
  • Variedade de anúncios, entre eles UOL Host, Assinaturas UOL, UOL Cliques, Cursos Online e Antivírus.
  • Anúncios personalizados que se integram melhor com o seu site e/ou blog.
  • Os relatórios de ganho podem ser enviados por e-mail, possibilitando acompanhamento rápido e constante para melhorar o desempenho dos anúncios.
  • Pagamento em data fixa. Você saberá com antecedência qual o valor e a data em que o pagamento será depositado em sua conta corrente.

Amazon – Outra opção interessante de monetizar e ganhar dinheiro com seu blog é vender os livros eletrônicos da Amazon. O gigante Amazon chegou ao Brasil recentemente e ainda vende somente livros – eletrônicos e impressos, uma boa oportunidade para quem tem um blog voltado a aprendizagem, estudos, etc.

Binary.com – A principal plataforma para a negociação de opções binárias e a forma mais fácil de começar a negociar nos mercados financeiros.

O programa de afiliados da Binary paga comissões de até 35% – uma ótima oportunidade de ganhos para quem tem m blog com conteúdo de investimentos em ações e FOREX.

 

4. Como ganhar dinheiro com Blog usando Marketing de Afiliados: Produtos Físicos

Também existem várias plataformas e sites que oferecem programas de afiliados, as mais populares no Brasil são:

Lomadee – A Lomadee reúne em sua plataforma algumas das mais representativas marcas e lojas virtuais do mercado.

Na Lomadee, o publisher conta com um sistema de monetização flexível e que se molda às suas necessidades.

O pagamento de comissões é um dos principais diferenciais da Lomadee, pois facilita a vida dos publishers de inúmeras maneiras. Saiba como o sistema funciona:

  • A Lomadee paga os publishers mensalmente, sempre até o dia 25 do mês subsequente à aquisição das comissões;
  • Não é preciso acumular valor mínimo para resgate;
  • O crédito é depositado na conta BCash vinculada ao ID Publisher.

Tudo isso sem precisar preencher formulários extensos e burocráticos.

Rakuten – O Grupo Rakuten é uma das principais empresas de serviços de internet do mundo, atuando em uma variedade de áreas de consumo e serviços com foco em negócios, incluindo e-commerce, e-books, viagens, serviços bancários, seguros, cartões de crédito, e-money, portal e mídia, marketing online e esportes profissionais.

Se você tem um público fiel ou um número consistente de visitantes diários, você pode se tornar um Publisher na rede Rakuten.

Com a Rakuten, você se tornará parceiro de grandes marcas em diferentes categorias – incluindo moda, beleza, esportes e eletrônicos. Todos os tipos de Publishers são bem-vindos e a adesão é gratuita.

 

5. Como ganhar dinheiro com Blog usando Marketing de Videos

Vídeos online é uma tendência global sem volta, certamente está na hora de usufruir dessa ótima ferramenta para atingir seus objetivos de monetização.

  • 93% dos profissionais de marketing usam vídeos para marketing online, vendas ou comunicação interna. Se você está entre os 7% que ainda não os usam, pode ser que esteja ficando para trás.
  • As pesquisas online por vídeos de “Como fazer determinada coisa” tem aumentado em mais de 70% a cada ano. As pessoas preferem aprender através de vídeos e, sem dúvida, essa é uma tendência que só vai aumentar.
  • 80% dos visitantes de uma página web assistem a um vídeo, enquanto apenas 20% lêem de fato um conteúdo textual. Vídeos são muito mais atrativos quando um cliente acessa o seu site.
  • Após ver um vídeo sobre uma empresa, 75% das pessoas visitam o site do anunciante. Vídeos incentivam o espectador a realizar uma ação através de um call-to-action, seja para completar um formulário, entrar em contato ou apenas navegar pelo seu site para conhecê-lo.
  • Em e-mail marketing, usar a palavra “vídeo” no assunto aumenta as taxas de e-mails abertos em 19%, as taxas de cliques dentro do e-mail em 65%, e reduz as desinscrições em 26%. As pessoas preferem ver um vídeo em seu e-mail do que ler um montão de texto.
  • Quando ambos texto e vídeo estão disponíveis sobre o mesmo tema na mesma página, 59% dos visitantes que vieram de uma busca escolhem assistir ao vídeo.
  • Em uma pesquisa, vídeos atualmente aparecem em 70% das Top 100 listas de resultados de busca. Ao pesquisar no Google, os vídeos aparecem no topo.
  • Até ano que vem, 74% de todo o tráfego online será de vídeos. Esta tendência de aumento seguirá crescendo nos próximos anos.
  • 76% dos profissionais de marketing planejam adicionar vídeos em seus sites, e configura uma prioridade maior que fazer postagens no Facebook, Twitter e em blogs.
  • Nos próximos anos, 64% dos profissionais de marketing esperam contar com vídeos como instrumento essencial em suas estratégias.
LEIA TAMBÉM:  Como Funciona a Máquina de Vendas Online do Tiago Bastos

A startup HubVius promete ganhos reais para os usuários que compartilharem os vídeos em blogs ou redes sociais. O objetivo da jovem empresa é ampliar o alcance dos vídeos e atingir um novo público que hoje está fora do YouTube. Os vídeos serão publicados em uma rede de blogs parceiros e redes sociais. Por exemplo, se o assunto do vídeo é sobre receitas saudáveis, uma página do Facebook de conteúdo relacionado e um blog de culinária podem postar o vídeo para seus seguidores e leitores.

De acordo com Rômulo Costa, fundador da startup, o modelo de negócios beneficia as duas partes. Os produtores de vídeo aumentam o número de acessos ao conteúdo e podem conquistar novos inscritos. No outro lado, os blogs e influenciadores digitais utilizam de recursos multimídia para agregar valor na matéria além de ficar com uma porcentagem do lucro gerado, o que antes não era possível.

O pagamento da rede de parceiros vem da publicidade contida nos vídeos e controlada pelo Google, dona do YouTube. Então, quanto maior visibilidade a recomendação atingir, maiores os ganhos. “Criamos essa medida para proteger também o youtuber, pois ele só investe se realmente lucrar com isso”, explica Costa. A startup fica com uma comissão da transação.

As funcionalidades não estão disponíveis ao público. A startup está em fase de busca de sites, blogs e influenciadores parceiros. As funções serão liberadas primeiro aos blogs, influenciadores e pessoas com forte engajamento em qualquer rede social, como administradores de página do Facebook. No entanto, a empresa também planeja abrir as funções para todos os usuários que desejam lucrar com o compartilhamento e os interessados podem se cadastrar desde agora no site da empresa.

 

Estrategia de Marketing e Vendas Online

Não importa qual estratégia você pensar, sempre você deve pensar em funil de vendas online.

Veja, abaixo, algumas estratégias de marketing que você pode utilizar, você deve escolher apenas uma para começar.

Funil de Vendas Perpétuo

Essa é uma das estratégias que eu mais gosto, pois, você constrói uma estrutura e realiza vendas todos os dias.

Essa estratégia, tem um crescimento gradativo nas vendas e não tem picos de vendas como lançamento, porém, é muito mais sólida.

Lançamento em 4 Vídeos

Essa é uma estratégia, que utilizamos para construir autoridade e venda de um produto, através de uma sequência de 4 treinamentos em vídeos. Você pode utilizar no máximo 2 vezes por ano e você recebe uma injeção de caixa muito grande, podendo faturar 1 ano de faturamento, em apenas 7 dias de vendas.

Lançamento através de Webinars

Essa estratégia, ela pode ser utilizada tanto para lançar o seu produto, como para lhe dar picos de vendas, quantas vezes quiser. Eu aconselho usar no máximo 2 vezes por mês.

Ela é muito aconselhada para quem vende serviços ou treinamentos e ainda não tem lista, audiência e nem produto e você construirá tudo isso com essa estratégia, pois, você trará pessoas para seus webinars e vender através deles também. Se você vende cursos, pode entregar os cursos através de webinars.

Lançamento Através de E-mail

Essa é uma estratégia para quem já tem lista e precisa fazer uma injeção de caixa rápido, tem uma sequência de emails, onde você adapta ao seu negócio e aplica essa estratégia no seu negócio e terá uma injeção de dinheiro rápida. Essa estratégia já foi aplicada por centenas de pessoas em diversos nichos e em sua grande maioria, tem resultados surpreendentes.

 

Importante!

Não recomendo monetizar um blog com Google Adsense em menos de 3 meses de vida e sem no mínimo 5 artigos com conteúdo original e de qualidade. Por que? Porque o Google e os outros motores de busca importantes vão achar que o blog foi criado somente para ser monetizado, uma pratica que eles não incentivam e até punem. Google e os outros buscadores querem ver um blog com conteúdo de qualidade e valor, não um blog com textos sem importância cheio de propaganda e anúncios!

 

Cuidado!

Não exagere na quantidade dos anúncios no seu blog! Lembre-se que a experiência positiva dos seus leitores é a condição mais importante para conseguir visitas e consequentemente – vendas. Desenvolva um relacionamento bom com os seus leitores, agregue valor e as vendas vão chegar.

Sucesso!

 

 

Ben Popov

Consultor de Marketing Digital e Marketing de Rede com mais de 15 anos de experiência. Fundador da AulaPlus - Marketing Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é "importado" da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

Deixe um comentário

8 Comentários em "5 Dicas de Como Monetizar e Ganhar Dinheiro com Blog WordPress"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   os mais novos | os mais antigos | mais votados
daniel vaz silva
Visitante

Olá BEN POPOV, belo artigo.

Realmente você explorou os pontos importantes sobre monetização em blogs, é preciso realmente criar conteúdo de valor para que cative o leitor para que ele se torne um assinante e venha a virar um leitor assíduo e que provavelmente também se torne um cliente nosso.

Ótimo artigo, parabéns!

Um grande abraço e sucesso!

Elias Fernandes
Visitante

Excelente artigo!!! Estou pesquisando sobre melhores formas para monetizar o meu blog e o seu artigo foi ótimo, me ajudou muito!
Muito obrigado!!!

Milton Pereira
Visitante

Parabéns! gostei muito das suas dicas com esse artigo, muitos blogueiros não conhecem técnicas que foram abordadas aqui.
Um forte abraço!

Sucesso Sempre!

Maria Macedo
Visitante

Excelente artigo!! Estou criando meu blog agora, hospedei com a Hostinger e ganhei o domínio grátis. Agora estou pegando as dicas, adorei o seu.

wpDiscuz