Marketing de Rede x Marketing de Afiliados Qual o Melhor Negocio

Marketing de Rede x Marketing de Afiliados: Qual o Melhor Negocio

Avalie a importância deste artigo! Vote!
[Total: 9 | Média: 5]

 

Apesar de ambos apresentarem uma fantástica opção de renda extra, o Marketing de Rede e o Marketing de Afiliados são formas de ganho bem diferentes. As diferenças são muitas, mas nesse artigo vamos comparar as mais importantes na hora de decidir em qual marketing investir o seu dinheiro, tempo e esforço.

melhores-opcoes-de-negocios

 

As considerações nesse artigo são para os iniciantes e para as pessoas que ainda não ganharam suficiente para decidir em qual opção focar e seguir profissionalmente.

Vamos comparar o Marketing de Rede e o Marketing de Afiliados considerando 4 critérios:

1. Investimento

2. Conhecimento

3. Renda residual (passiva)

4. Credibilidade no mercado

Mas, antes disso, vamos ver alguns dados.

 

Marketing de Rede

De acordo com ABEVD, no Brasil esse mercado conta com mais de 4,5 milhões de pessoas em sua força de vendas, gera cerca de 8 mil empregos diretos e atingiu, em 2013, US$ 14,6 bilhões em volume de negócios. O país ocupa a quarta posição no ranking da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China.

Baixo investimento, flexibilidade de horário, resultados rápidos e produtos de qualidade reconhecida são alguns pontos que estão atraindo profissionais de várias áreas para as vendas diretas e para o . “Eu tinha uma loja de roupas na qual investi R$ 30 mil. Diante da queda nas vendas, optei por entregar a loja para minha sócia e investir em uma loja virtual, no esquema multinível e estou adorando. Fiz um investimento de R$ 1.800 e já ganhei, em 21 dias, R$ 3.600”, conta a bailarina Iriane Martins, 41.

O Tempo

Trabalhar com Marketing Multinível tem as seguintes vantagens:

  • Flexibilidade de horários – No mundo do marketing multinível isso é o que mais agrada as pessoas, pois o fato de não ter horários a cumprir como em um trabalho tradicional, faz com muitos busquem no marketing multinível um caminho para qualidade de vida.
  • Ganhos ilimitados – Sem dúvida essa duas palavra são muito estimulantes, quem não gostaria de ter ganhos ilimitados. Realmente no marketing multinível isso é possível, tudo vai depender de sua dedicação.
  • Adquirir produtos ou serviços mais baratos – Mesmo que você não tenha perfil de revendedor ou não queira revender os produtos, fazer parte de uma empresa de marketing multinível já lhe proporciona ganhos, já que comprará produtos abaixo do valor de mercado.
  • Sem chefe, você é o patrão – Quem nunca pensou em ter seu próprio negócio, sem chefes e podendo trabalhar da forma que julgar mais eficiente. No marketing multinível você é seu próprio patrão é você quem decide como e de que forma você irá trabalhar.
  • Baixo Investimento – Em geral os investimentos para iniciar no marketing multinível são baixos, mas como em qualquer outro negócio próprio você tem que investir para iniciar, da mesma forma que você precisa investir para iniciar uma franquia de perfumaria ou até mesmo um carrinho de lanche.
  • Simples de ser executado – “Consumir e Recomendar” são o que você terá que fazer em 90% das empresas de marketing multinível. A grande sacada deste mercado é criar uma rede de consumidores, que possam ganhar para consumir e indicar novas pessoas a consumirem os produtos.
LEIA TAMBÉM:  O Sucesso no Marketing de Rede vem do Poder da Duplicação

 

Marketing de Afiliados

Embora não haja estatísticas específicas, o Brasil possui amplo mercado para os programas de afiliados, especialmente no que se refere à comercialização de produtos digitais. Os brasileiros se rendem cada vez mais às compras online e já começam a construir uma nova cultura de consumo, dando preferência aos produtos virtuais. De olho nesse novo comportamento do consumidor brasileiro, muitos empreendedores já exploram o potencial desse mercado.

O Marketing de Afiliados ocorre quando há uma partilha de receita entre um proprietário de um site e um comerciante on-line. O dono do site irá colocar anúncios em seus sites, que ajudarão a vender produtos do comerciante ou enviar potenciais clientes para o seu site, em troca de uma participação nos lucros.

Existem três formas de remuneração no Marketing de Afiliados:

Pay Per Click – Toda vez que um potencial cliente deixa o site afiliado “clicando” no link que conduz ao site do comerciante, uma quantia é depositada na conta do afiliado.

Pay Per Sale – Toda vez que uma venda é feita como resultado da publicidade no site do parceiro, é depositada uma comissão na conta do afiliado.

Pay Per Lead – Toda vez que um potencial cliente se registra no site do comerciante como resultado da propaganda no site do afiliado, um valor previamente determinado é depositado na conta do afiliado.

E-Commerce News

Afiliados são pessoas que desejam lucrar ajudando outras pessoas a divulgarem seus produtos na internet. Como um Afiliado você poderá escolher entre centenas de produtos para poder promover e receber comissões sempre que indicar uma nova venda. Ser um Afiliado possui diversas vantagens:

  • Você não precisa ter um produto para começar a obter lucros;
  • Você não precisa lidar diretamente com o comprador, nem oferecer suporte ao comprador (isto será feito pelo Vendedor, responsável pelo produto);
  • Você não precisa ter um website de antemão (apesar de ser altamente recomendável). Você pode começar suas divulgação por outros meios, como por exemplo, redes sociais;
  • Você tem a plena certeza de que irá receber o dinheiro das comissões geradas por você. Como é a plataforma de afiliados quem administra as comissões, não há risco do vendedor do produto deixar de lhe pagar;
  • Você poderá escolher entre centenas de produtos de dezenas de nichos e com excelentes comissões (alguns de até mais de R$ 100);
  • Se você não possui um produto, começar como um Afiliado é a maneira mais rápida de começar a gerar resultados financeiros para seu site ou seu perfil nas redes sociais.

Vamos à comparação.

Marketing de Rede X Marketing de Afiliados

 

1. Investimento

Consideramos “investimento” o dinheiro necessário para começar e manter o negócio.

 

– Marketing de Rede

Para começar a trabalhar com uma empresa de no Brasil você normalmente vai precisar investir entre R$ 500,00 – R$ 1.000,00 na compra de produtos.

Você também, normalmente, vai ter uma obrigação de compra mínima mensal para consumir ou revender os produtos e se manter ativo como distribuidor.

LEIA TAMBÉM:  16 Grandes Vantagens de um Negócio de Marketing de Rede

Outros gastos podem incluir – transporte para visitar clientes, aluguel de local para apresentar o plano de negócio para distribuidores em potencial, investimento para anunciar nas redes sociais, viagens para as conferências presenciais da empresa, etc.

Como iniciante você provavelmente vai precisar investir em um curso de vendas ou recrutamento (marketing de relacionamento) pois as suas atividades principais vão ser vender os produtos e recrutar outros distribuidores para a sua rede.

 

– Marketing de Afiliados

Como afiliado você não precisa comprar o produto, apesar de ser sempre bom saber de primeira mão o que você está vendendo, mais ainda se o produto é um curso ou ferramenta que vai trazer algum tipo de benefício para você pessoalmente ou para o seu negócio.

As vendas de produtos, mesmo físicos, são feitas através de links personalizados usando marketing digital, ou seja, 100% online. Dessa forma, você não vai ter nenhum gasto para transporte já que seus clientes em potencial vão comprar o produto via Internet.

Você também não vai ter nenhuma obrigação de comprar produtos todo mês já que o Marketing de Afiliados não exige nenhuma fidelidade.

Você vai precisar, porém, investir em seu conhecimento de Marketing Digital e algumas ferramentas já que todas suas vendas vão ser feitas online usando as redes sociais, e-mail marketing, vídeo marketing, , etc.

 

2. Conhecimento

Entendemos “conhecimento” como informações e treinamento específico para conduzir o seu negócio com sucesso.

 

– Marketing de Rede

Apesar da maioria das empresas de Marketing de Rede estarem investindo pesado na criação de treinamentos de venda e recrutamento para os distribuidores, as vezes será preciso comprar livros e cursos para aprender ainda melhor e se tornar um verdadeiro profissional.

Eu, particularmente, recomendo aprender com os distribuidores de maior sucesso na sua empresa, visitando as conferências nacionais ou assistindo aos vídeos de treinamento deles online.

O conhecimento é um processo, não uma meta. Tendências sócias e tecnológicas mudam tempo todo e precisamos sempre nos manter atualizados e na frente da concorrência.

Um bom exemplo é o curso Fórmula de Recrutamento que serve para desenvolver e ter sucesso em qualquer empresa de Marketing Multinível.

 

– Marketing de Afiliados

A maioria dos afiliados iniciantes acham que basta copiar e colar os links personalizados nas redes sociais ou enviar milhares de e-mails indesejados (SPAM) para começar a ganhar dinheiro nesse mercado.

A realidade é bem diferente. Mesmo que o afiliado não dê suporte e não responda as perguntas e dúvidas depois da venda, ele precisa saber como vender PRIMEIRO.

Isso significa que você tem que ter um bom conhecimento de como fazer vendas online através de marketing digital.

Felizmente, há vários cursos bons (pagos e gratuitos) que ensinam como ter sucesso como afiliado criando relacionamentos saudáveis com milhares de clientes em potencial prontos para comprar qualquer produto sugerido.

Eu, particularmente, gosto e recomendo o curso A Fórmula Negócio Online.

 

3. Renda residual

“Renda residual” ou “Renda passiva” é o dinheiro que recebemos todo mês mesmo sem fazer vendas ou recrutar pessoas.

LEIA TAMBÉM:  O que é Marketing Multinível e como funciona na pratica

 

– Marketing de Rede

A renda residual é o principal objetivo do Marketing Multinivel. Porém, para ter uma boa renda residual você precisa de fazer 2 coisas antes – a) construir uma boa rede de clientes comprando regularmente os seus produtos; b) construir uma forte equipe de distribuidores que duplicam o negócio tempo todo aumentando a sua renda mensal

Para fazer isso você precisa aprender tudo sobre os produtos da empresa, o plano de negócio e a técnica de duplicação. Sendo um excelente líder e vendedor você vai atingir os seus objetivos e conseguir uma renda residual que irá aumentar com o passar dos anos, mesmo se você parar de vender ou recrutar ativamente.

 

– Marketing de Afiliados

Como afiliado você muito raramente encontrará um infoproduto que proporciona renda residual. Normalmente esse tipo de produto é um site de membros com mensalidade – os membros pagam todos os meses para ter acesso e o produtor separa uma comissão mensal para os afiliados. Porém, esse tipo de produtos não é nada comum.

A renda residual para o afiliado normalmente vem de Automação de Marketing Digital. Automação de marketing são ferramentas que trabalham em conjunto para divulgar os links, atrair leads e vender os produtos para os clientes existentes e em potencial.

A melhor plataforma de automação de marketing no Brasil, na minha opinião, é o LeadLovers.

 

4. Credibilidade no mercado

“Credibilidade no mercado” nesse caso significa como os negócios de Marketing de Rede e Marketing de Afiliados são vistos pelo o público – clientes e distribuidores em potencial.

 

– Marketing de Rede

O Marketing de Rede no Brasil é muito sofrido. Pirâmides financeiras aparecem e desaparecem todos os dias, sujando o nome do negócio e lesando milhares de pessoas leigas.

Para os clientes ou distribuidores em potencial que não sabem a diferença entre uma empresa de Marketing de Rede e uma Pirâmide Financeira vai ser muito difícil vender os produtos ou falar sobre o negócio.

Infelizmente, as pessoas acreditam no que querem acreditar, não importa os fatos e argumentos. Nesse caso siga para frente, não adianta tentar a convencer ninguém – busca sempre pessoas com mente aberta que querem experimentar e aprender algo novo.

 

– Marketing de Afiliados

A credibilidade no Marketing de Afiliados é algo pessoal, não institucional igual a credibilidade no Marketing Multinível. Isso significa que as pessoas vão comprar algo clicando no seu link se gostam e acreditam em VOCÊ.

Por isso é muito importante de investir na sua marca e credibilidade pessoal. Seja sincero e honesto, sempre responda com maior respeito e atenção as perguntas na pré-venda e logo-logo as pessoas vão te procurar para saber a sua opinião e comprar com você.

 

Conclusão:

Como pode ver, as duas formas de renda extra, o Marketing de Rede e o Marketing de Afiliados são diferentes, mas ambas têm um potencial enorme de ganhos excelentes.

Eu trabalho com os dois por muitos anos e garanto que se você tem vontade de aprender e trabalhar com dedicação, com tempo vai ter resultados fantásticos e satisfação total.

Sucesso!

 

Marketing de Rede x Marketing de Afiliados: Qual o Melhor Negocio

 

Ben Popov

Consultor de Marketing Digital e Marketing de Rede com mais de 15 anos de experiência. Fundador da AulaPlus - Marketing Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é "importado" da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

Deixe um comentário

1 Comentário em "Marketing de Rede x Marketing de Afiliados: Qual o Melhor Negocio"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   os mais novos | os mais antigos | mais votados
Mateus
Visitante

Otimo artigo, obrigado por compartilhar esse conhecimento.

wpDiscuz