A Importância do Feedback do Mentor no Marketing Multinível

A Importância do Feedback do Mentor no Marketing Multinível

 

Já parou para pensar que nem todos os feedbacks são úteis? Um bom mentor no reconhece isso e dá feedback no sentido de ajudar os seus downlines a adquirir visão, para continuar a adquirir qualidades ou habilidades específicas.

Por exemplo, um bom mentor irá sempre pedir permissão para dar o seu feedback antes de fazer isso. Dar um feedback indesejado pode ser prejudicial para qualquer relacionamento Upline/Downline.

 

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Seja um mentor ativo que usa uma melhor forma para a sua equipe.

 

Faça o seu melhor

As pessoas tendem a rejeitar dar qualquer tipo de feedback, por medo ou por ferir ou ofender um amigo ou colega. Portanto, os indivíduos repetem erros e nunca melhoram o seu desempenho ou habilidades como eles estão cegos em relação às suas falhas. Há uma forma de fornecer feedback construtivo, preservando o relacionamento.

Em primeiro lugar, estabelecer o direito de ser ouvido. As pessoas resistem a julgamentos desfavoráveis em relação a opiniões de indivíduos que não sabem ou confiam.

Elas têm que acreditar que você tem o melhor das intenções. Começa muito fácil, com os principais assuntos comuns na construção de amizades.

Agarre numa preocupação ativa do indivíduo. Ouça quando falam e seja útil sempre que concebível. Quando eles perceberem que não há conflito de poder, ou uma tentativa de usar ou de abusar deles, os indivíduos estarão abertos para o que você disser.

Certifique-se de que as suas observações são precisas, se você for avaliar o desempenho de uma pessoa. Você já analisou o indivíduo em situações suficientes para realmente poder oferecer uma opinião objetiva?

As análises ou julgamentos que são feitos a partir de um olhar casual não são bem recebidos. Tenha a certeza de que você observou o indivíduo em situações suficientes para detectar padrões uniformes antes de oferecer o julgamento desfavorável.

Faça um prefácio das coisas negativas com aspeitos positivos.

Se a primeira coisa a sair da sua boa for negativa ou for uma crítica, mesmo que as suas intensões sejam puras, isso ressoa com um choque para o sistema e as pessoas, sendo assim rapidamente colocar-se em defesa do que elas sentem como um ataque.

Comece por chamar a atenção, nas qualidades positivas que você vê no seu carácter ou na execução.

Desde que as suas observações sejam precisas e genuínas você irá aliviar qualquer stress que possa existir e abrir a porta para um diálogo bem recebido.

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Concentre-se no comportamento, não no indivíduo.

Os indivíduos tendem a fazer um julgamento pessoal, desfavorável. Portanto, é realmente crucial que mesmo que você já tenha lançado as bases para um relacionamento sólido e solidário, você deve fazer com que eles compreendam que a sua crítica é baseada na sua ação e não sobre eles como pessoa.

Nunca diga: “Você foi horrível quando você fez a apresentação esta manhã.” Ao invés disso concentre-se no que não funcionou bem na apresentação. “Se você pudesse trabalhar em manter mais contato visual com o público conseguirá conectar-se melhor com a plateia.”

Seja específico. O Feedback que é geral normalmente não é útil. Na ilustração acima, o contato visual foi nomeado como uma área específica que precisava de retificação.

Foi muito mais útil que um mero “Você precisa fazer uma melhor ligação com a plateia.” Quando você dá exemplos concretos e sugestões não restam dúvidas na mente da pessoa sobre o que é necessário melhorar.

Naturalmente nunca destaque um problema ou uma falha a menos que você também ofereça uma solução.

O acompanhamento é uma parte vital do processo.

Quando apontar as áreas que exigem desenvolvimento, verifique se o indivíduo tem melhorias. Quando você perceber essas melhorias elogie o indivíduo sobre as mudanças que você observou e recorde as situações em que você verificou alterações.

 

Reconheça as conquistas

Você tem pessoas que você sabe que não são muito produtivas? Gostaria dar uma sacudida no moral e conseguir ter a equipe mais envolvida? Aqui estão umas ideias simples de como você é capaz de levar as pessoas a amar o que fazem.

 

Envolva-os na situação

Quando alguém sente que os seus pensamentos são valorizados elas vão ter responsabilidade do que eles estão a tentar realizar.

Elas são as autoridades e terão pensado na melhoria dos processos, procedimentos e produtividade. A sensação de contribuir com algo fará com que elas amem o que fazem.

Faça saber que você se preocupa com as suas vidas fora da equipe ou com a sua situação presente. Conversar com eles sobre o dia-a-dia vai torná-los mais confortáveis para falar com você quando tiverem problemas.

 

Ouvir, ouvir e ouvir

Eu não consigo repetir isto o suficiente, “ouvir, ouvir, ouvir”. Quando uma pessoa vem até você com um problema dê-lhes a sua atenção completa. Seja solidário ouvindo. Não atenda o telefone ou olhe para o seu relógio. Dê-lhes todo o tempo de que necessitam, nada é mais crucial do que aquela pessoa naquele momento.

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Comemore

Comemore! Conquistas, objetivos, e mesmo nos feriados farão com que todos gostem mais do que estão a fazer. Você é capaz de reconhecê-los numa base individual através do envio de postais de agradecimento pelo correio. Um pouco de reconhecimento é fantástico.

Lembre-se também de observar os seus sucessos em sua jornada como patrocinador e mentor no Marketing Multinível.

 

Ofereça o Feedback corretamente

Pode ser muito convidativo para um mentor oferecer conselhos antes que alguém peça isso, especialmente quando é você que está a lidar com situação. Mas se em vez disso você for uma caixa-de-ressonância, isso irá permite-lhes que eles discutam as situações com você, e dessa forma poder ajudá-los a pensar sobre as coisas ao fazer-lhes perguntas para lhes mostrar as consequências das diversas ações que tomarem.

É sempre melhor do que dar conselhos. Isto porque ajuda aos downlines a se colocarem em ação, mediante as suas próprias decisões.

Ao fazer isso, você irá finalmente ajudá-los a aprender a pensar por si próprios nas questões e dar-lhes confiança nas suas opiniões que são habilidades muito úteis para a vida

Quando alguém vem até você para pedir um conselho, isso significa que está confiando em você para alguma introspeção necessária.

Você será capaz de ajudá-los e dar-lhes o melhor conselho possível seguindo estes passos.

Ouça o que eles têm a lhe dizer antes de você começar a dar-lhes conselhos.

Muitas vezes basta dar a alguém um ouvido para escutá-la é tudo o que ela realmente precisa. Você estará a fazer mais do que você acredita apenas por prestar atenção ao que eles têm para lhe dizer.

Você não tem que dar-lhes conselhos sobre tudo o que estão a falar. Por vezes, apenas por falar nos assuntos com você pode fazer maravilhas, mesmo se você nem sequer falar!

Quando o seu downline estiver falando tente não transformar a questão em torno de você. Por exemplo, se ela / ele estiver a discutir sobre algo não os incentive a fazer exatamente o que você faria numa situação como essa. A sua situação provavelmente não é precisamente a mesma, por isso é crucial ouvir e apenas dar conselhos mas não dizer-lhes o que devem fazer.

Quando alguém está a pedir a sua opinião ou conselho, não é o momento de atacar o indivíduo. Mantenha-se no assunto e não nas suas ações ou no indivíduo em geral.

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Pense se você gostaria se alguém o tratasse numa situação como essa. Muito provavelmente você não gostaria de ser atacado com palavras, não é? Basta ser simpático e verdadeiro.

Seja sincero, se você realmente não tem qualquer ideia do que dizer ao indivíduo (downline), então, seja honesto e diga-lhe. Diga que você não tem ideia do que eles devem fazer ou que vocês realmente não têm uma opinião sobre a situação. É melhor ser sincero, do que dar conselhos sobre o que você não sabe.

Além disso, você deve ser honesto com as pessoas, se você tem uma ligação sentimental sobre a situação, pense antes de falar e não seja rude. Há maneiras de afirmar coisas sem colocar palavras sem valor.

Pode haver vezes que pretenda oferecer conselhos a alguém que não os está a procura, guarde-os para si a menos que você seja uma autoridade na área, porque caso contrário, os seus conselhos podem fazer com que a pessoa fique ainda mais confusa ou preocupada com algo que nem sequer pensaram.

Por vezes, talvez haja algo que você realmente sente que tem que dizer ao seu downline, a coisa mais benéfica a fazer é considerar as consequências antes de falar.

Pense como o indivíduo irá provavelmente responder, e será crucial que ele entenda o que você quer dizer. Podendo pensar, “você deveria cuidar da sua vida e não se meter.” Não se esqueça de pensar nos pensamentos das pessoas.

Deve sempre descobrir o lado positivo de qualquer ponto. É muito simples concentrar-se sempre no negativo de tudo, mas é preciso trabalhar para descobrir o lado positivo.

Você precisa ajudar as pessoas (downlines) a perceberem o que há de bom em cada situação, e é preciso pesquisar bem para o encontrar.

Seja um Upline e mentor positivo!

Não esqueça que para ser um bom mentor é preciso o mesmo nível de comprometimento, preocupação e confiança nos seus próprios poderes que passa para os seus alunos. Também requer que você esteja realmente interessado no crescimento das outras pessoas.

Seja qual for a sua racionalidade para ser um mentor, você encontrará uma experiência especial. Nada pode igualar a auto-gratificação que você recebe de partilhar a sua experiência para ajudar outros…e além de ajudar o seu negócio!

Sucesso!

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Agnela Pires

Engenheira civil e empreendedora de Marketing Multinível. Em constante desenvolvimento pessoal nas áreas de liderança e gestão de equipes. Para entrar em contato ou discutir oportunidades de negócios, por favor deixe o seu comentário a baixo.

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