8 Estratégias Infalíveis Para Obter Tráfego Para Seu Site

8 Estratégias Infalíveis para Obter Tráfego Gratuito para o Seu Site

 

Como obter trafego – este é um dos segredos mais importantes para qualquer .

Não adianta ter um produto espetacular ou melhor preço do mercado, se as pessoas simplesmente não sabem da existência do seu negócio.

O marketing também inclui as estratégias para fazer o produto se tornar conhecido, então se você não dominar estas técnicas, nunca chegará ao sucesso.

Vou revelar 8 estratégias para obter tráfego grátis para o seu site.

Digamos que você está começando agora e não tem nenhum contato em sua lista, então o que deve fazer? É claro, você deve começar a formar a sua lista, mas para isso você precisa receber visitas na sua página a fim de capturar o contato deles, então você precisa do tráfego.

A primeira lição sobre tráfego é que você precisa ter pistas para os carros transitarem para chegarem a algum destino específico.

Pensando bem, eu não vou dar um exemplo sobre carros, mas sim de tráfego de pessoas.

O Shopping Center da minha cidade é uma loucura.

Tem gente para todo lado, as vezes trombando uns nos outros. Mas o que faz todo este tráfego de pessoas? É bem simples, eles estão indo a algum lugar interessante para eles. Alguns estão indo ao cinema, outros vão fazer compras, outros vão para a praça de alimentação comer um Big Mac com Refrigerante e outros vão para a sala de games.

Então alguma coisa sempre atrai a multidão. Na internet, as pessoas transitam por onde há interesse. Mas onde estão os interesses das pessoas hoje?

Aqui está o que você precisa ter para atrair tráfego para seu site:

 

1. Criação de um blog

Seu blog precisa ser recheado de conteúdo interessante para um público alvo específico. Não tente atrair o mundo inteiro. Você precisa ter foco. Você pode criar vários blogs em vários nichos, mas nunca vários nichos no mesmo blog.

Confira 10 dicas para criar um conteúdo matador para o seu blog:

1. Escreva um post em seu blog com um guia para iniciantes sobre algum aspecto da sua área de atuação. Estes guias são muito populares e podem ajudar a estabelecê-lo como uma autoridade em seu campo.

2. Convide um blogueiro ou amigo a fornecer alguns insights sobre um assunto específico, e coloque isso em seu site. Não esqueça de anotar em algum lugar claramente que isso é um post escrito por um blogueiro convidado.

3. Comece uma campanha de conteúdo do tipo “foto do dia/semana/mês”. Isso pode ser muito divertido para os seus leitores, e fará com que eles continuem a visitar o seu site.

4. Dê uma olhada no Pinterest – ele está cheio de inspiração e conteúdo maravilhosos!

5. Utilize as ferramentas para , como o Buffer, que oferecem sugestões de conteúdo. É isso mesmo – eles fazem parte do trabalho por você.

6. Crie uma conta em uma nova rede social – o Instagram é ótimo se você costuma compartilhar fotos e conteúdo visual.

7. Obtenha depoimentos positivos de clientes satisfeitos – isso é uma das suas informações mais valiosas! Se for o caso, inclua a localização geográfica do cliente e mostre o seu status internacional.

8. Peça que os seus leitores participem de uma pesquisa. Isso gera muito conteúdo bom e ao mesmo tempo lhe traz um feedback muito valioso.

9. Faça uma pequena pesquisa online para descobrir quais os assuntos do momento e escreva sobre eles. Atenha-se aos temas que se correlacionam com os seus produtos, serviços ou marcas.

10. Adicione uma seção de “Perguntas Frequentes” ao seu site e responda as perguntas dos seus visitantes antes mesmo deles perguntarem. Todo mundo sai ganhando!

No seu blog você precisa de um formulário para capturar os visitantes interessados no assunto. Use uma isca para pegar o nome e e-mail deles. Ofereça algo gratuito, mas de grande valor. Algo que você poderia realmente vender.

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Mas você não irá vender por dinheiro e sim pelo nome e e-mail do seu visitante. Agora você tem que ter conteúdo de grande valor no seu blog. Algo que seja apreciado e compartilhado.

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2. Cadastro nas redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube

Com cadastro nas redes sociais, você deve simplesmente compartilhar o conteúdo do seu próprio blog.

Se o seu conteúdo é relevante, então as pessoas vão compartilhar seu conteúdo para os amigos deles.

Isso se torna viral. É o para atrair audiência.

Crie conteúdo no seu canal do YouTube que possa despertar interesse e fazer as pessoas divulgarem o seu vídeo. Na descrição do seu vídeo insira links para o seu blog ou para o site do seu produto.

Veja quais são as redes sociais mais usadas e como você pode aproveitar o melhor de cada uma delas:

Facebook

De acordo com dados apresentados por Ime Archibong, diretor de Parcerias Estratégicas da rede social na Campus Party 2016, são 99 milhões de usuários ativos mensais só no país. Segundo o executivo, 8 em cada 10 brasileiros conectados estão no Facebook, que conta com 89 milhões de usuários móveis ativos mensais no Brasil.

Como o Facebook praticamente rege o comportamento de usuários nas redes sociais, é essencial ficar atento a tudo o que acontece na plataforma e pesquisar formas diferentes de potencializar o relacionamento com os clientes e divulgar conteúdo.

YouTube

Plataforma de compartilhamento de vídeos, o YouTube entra na categoria de rede social por permitir a criação de um perfil próprio de usuário (tanto pessoa física como empresas).

São os chamados canais, que permitem a interação entre usuários por meio de comentários e troca de links.

Filmes, clipes, séries e os mais diversos vídeos são disponibilizados no YouTube, de receitas culinárias a resenhas de livros, passando por esquetes e afins.

Para acessar o conteúdo disponibilizado na rede não é preciso nem entrar na plataforma: o acesso pode ser feito até mesmo por blogs e sites pessoais.

Caso deseje usar a rede para disponibilizar conteúdo em vídeo, é importante lembrar que cuidar do acabamento é um ponto importante.

Instagram

Rede social que permite o compartilhamento de fotos e vídeos online, o Instagram faz sucesso entre os brasileiros.

No app, é possível capturar ou carregar fotos da biblioteca do celular, editar as imagens, aplicar filtros e postar no seu perfil. Fácil de usar, o Instagram tem diversas celebridades em sua lista de usuários.

Depois de entrar na rede você pode seguir e ser seguido por outras pessoas, além de contar com o recurso de perfil privado, que permite que você aprove quem pode ver suas postagens.

De acordo com dados divulgados pela rede social em 2015, o Instagram tem 29 milhões de usuários ativos por mês no Brasil, que só fica atrás dos Estados Unidos em termos de engajamento.

LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo. São mais de 443 milhões de usuários em 200 países e territórios.

No Brasil, em 2015, eram 0,3% de acessos. A cada mês, a plataforma conquista mais usuários e pode ser usada tanto para fins pessoais, para turbinar a carreira, como corporativos, com a criação de uma página da empresa.

O LinkedIn permite que o profissional construa uma identidade online e mantenha contato com colegas de faculdade, trabalho e até mesmo potenciais recrutadores.

É possível encontrar na rede oportunidades profissionais, de novos negócios e parcerias.

O compartilhamento é outro ponto forte: seu feed pode ter as últimas notícias dos setores de interesse e influenciadores. Por ser uma rede com foco profissional, para aproveitar ao máximo seu potencial, crie um perfil com esse fim e evite postagens muito pessoais.

Twitter

Com 10 anos recém-completados em 2016, o Twitter ainda ocupa a posição de uma das redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo.

Sua principal característica desde a criação continua firme: postar mensagens com até 140 caracteres – letras e emoticons incluídos.

É possível acessar o Twitter via navegador ou por meio de apps para celular e tablet.

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Para continuar mantendo a relevância, a rede aposta no lançamento constante de novidades como, por exemplo, o Vine, voltado para vídeos, e o Moments, que é um recurso que utilizada as mensagens que são publicadas no Twitter para contar histórias sobre assuntos que foram relevantes no dia.

Outro passo da plataforma para manter sua importância e, principalmente, conquistar os usuários mais jovens foi a compra do Periscope, aplicativo de transmissão ao vivo de vídeos, em 2015. Com isso, a partir de 2016, os usuários podem acompanhar transmissões diretamente dos seus feeds.

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3. Guest Posts ou criação de artigos em sites de artigos

Alguns dos melhores sites de artigos no momento são Administradores, LinkedIn Pulse, e Medium.

Conheça algumas vantagens de produzir guest posts

Se o seu objetivo é ter seus guest posts publicados em sites importantes, comece entendendo as vantagens de produzir estes conteúdos.

  • Divulgação maior do conteúdo gerado

À medida que o criador de conteúdo gera material para outros sites e blogs ele passa a atingir pessoas diferentes, desta forma consegue alcançar um novo público e divulgar o seu trabalho.

Devemos ressaltar que após a publicação de seu conteúdo em novos ambientes o seu público-alvo será renovado, pois suas postagens podem atingir pessoas que nunca tiveram contanto antes com os seus serviços.

Isso faz com que um novo público se interesse pelo seu conteúdo e, consequentemente, por você e seu site, através de mais materiais que foram desenvolvidos por você.

  • Melhor reconhecimento e posicionamento no mercado

Ao escrever em vários sites e blogs o escritor passa a conquistar credibilidade e um melhor posicionamento no mercado sobre determinado assunto.

Ele passa a ser reconhecido pelo mercado e pelas pessoas que se interessam por determinado conteúdo e isso é uma ótima maneira de ganhar autoridade sobre o tema que você está oferecendo.

  • Indicações

A publicação como guest post em outros sites que sejam importantes irá gerar maior tráfego no seu site.

E, dependendo da demanda, irá aumentar as possibilidades de você conseguir uma indicação em sites que possuem rankings de primeiros lugares nos sites de pesquisa, como o Google.

Mas há também a indicação dentro do próprio site: se você escrever um guest post em outro blog ele criará links para você, direcionando o público para seu próprio blog ou site.

Isso faz com que você se torne conhecido, ou seja, teremos um ciclo entre divulgação e indicação.

  • Relacionamento com outros blogueiros

Toda pessoa que possui um blog precisa de conteúdo. Se você for um bom guest blogger e for capaz de adicionar valor ao blog dos outros, vai construir relacionamentos valiosos.

Conhecer outros blogueiros pode ser essencial para você porque muitos possuem influência e uma ótima rede de relacionamentos na área.

Portanto, guest blogging pode ser uma oportunidade para aumentar seu número de seguidores nas redes sociais e visitantes no seu site.

  • Posicionamento nos motores de busca

Seu guest post pode ter diversos formatos, mas um fator extremamente importante deve estar presente toda vez que publicam um post seu em um blog de terceiros: um link para o seu site.

Geralmente, esse link é colocado no início ou final do post.

Independentemente da sua posição, a presença desse link é essencial para melhorar seu posicionamento na página de resultados de motores de busca como o Google.

Isto ocorre porque um dos fatores determinantes para um bom rankeamento do Google é a quantidade e qualidade dos links que apontam para o seu site.

Os motores de busca consideram links como se fossem votos, e os usam para medir a popularidade e relevância de um site.

Se você quer melhor o posicionamento do seu blog no Google, guest posts são uma ótima maneira de conseguir estes links externos.

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4. Assinaturas por e-mail

Basta deixar o link do seu blog ou site no final de seus e-mails.

 

5. Respostas automáticas

Embora isso já esteja desgastado, ainda é uma fonte de tráfego. Configure respostas automáticas em seus e-mails. Então quando alguém lhe enviar um e-mail receberá uma mensagem automática com o link do seu site ou blog.

 

6. Crie e-books grátis

O eBook é um livro feito em uma mídia digital para ser lido em smartphones, computadores, tablets e e-readers. Esse mercado tem crescido a cada ano no Brasil e no mundo. Nos Estados Unidos, mercado pioneiro na área, a cada 100 livros impressos adquiridos, são vendidos 115 digitais. No Brasil houve um crescimento de 350% de 2011 para 2012 segundo a Câmara Brasileira de Livro, além dos 9,5 milhões de leitores em 2011, número que certamente já cresceu. E por que as pessoas têm buscando mais esse tipo de leitura? Porque os leitores estão mais virtuais, conectados, bem informados e buscam informação útil, rápida, segmentada e com mobilidade.

Os eBooks tem o poder de se espalhar na internet como vírus. Então crie conteúdo relevante e distribua na internet em forma de eBook. Deixe o e-book livre para ser reproduzido livremente. Obviamente dentro do seu e-book, deixe os links para seus sites.

 

7. Conteúdo restrito para membros

Você pode fornecer um conteúdo exclusivo e gratuito, mas apenas para membros cadastrados. Então lá dentro deixe seus banners e links para outros sites. Se você quer um programa para criar área de membros restrita, você pode usar Eduzz.

Acesso Restrito é simplesmente permitir que somente algumas pessoas possam acessar/ver/executar determinada página ou conteúdo.

Isso é muito utilizado quando você quer manter algo exclusivo ou secreto para um grupo de pessoas determinado.

Para ficar mais fácil de entender, gosto de usar exemplos, então vamos lá.

Alguns Exemplos:

Conteúdo para Funcionários

Se você tem uma página da sua empresa e quer que uma determinada área seja de compartilhamento de informações exclusivas para seus funcionários, você pode garantir que só os funcionários acessem exigindo que esse conteúdo seja visto somente com um login e senha que dê acesso.

Material para quem se cadastrar

Você tem um material bem legal, mas quer oferecer somente para pessoas que se cadastrarem para você manter contato, formar sua lista ou simplesmente ter um mínimo de comprometimento por parte da pessoa.

Para isso você monta uma página de Acesso Restrito que somente terá acesso quem tiver login e senha.

Somente para Alunos ou Clientes

Também serve se você quiser fazer um área exclusiva para seus alunos ou clientes.

Ou seja, só quem pagou terá acesso.

 

8. Deixe seu comentário em vídeos, artigos e blogs de outras pessoas

Comentários que compartilham a sua experiência, opinião ou algumas dicas valiosas sobre o assunto estabelecem você como um profissional e autoridade no seu mercado.

Obviamente, você vai fazer comentários sobre os assuntos do seu mercado que você conhece e domina.
Consequentemente você vai ter um outro benefício – um comentário bem pensado e escrito pode trazer muitas visitas para o seu próprio site ou blog por um bom tempo.

Deixe um comentário elogiando o artigo ou o vídeo e acrescente o link do seu site.

 

Conclusão

É claro que essas informações não cobrem tudo sobre tráfego.

Mas são estratégias que se você realmente colocar em prática terá uma tonelada de visitas.

Não coloque apenas um ou dois destes métodos em prática, mas faça tudo isso por completo. A união de todas as estratégias vai criar uma verdadeira máquina de visitas para seus sites.

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Ben Popov

Consultor de Marketing Digital e Marketing de Rede com mais de 15 anos de experiência. Fundador da AulaPlus – Marketing Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é “importado” da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

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