dicas-para-estabelecer-e-fortalecer-a-sua-autoridade-e-credibilidade-online

5 Dicas para se tornar uma Referência no seu Mercado

Avalie a importância deste artigo! Vote!
[Total: 6 | Média: 4.7]

 

Você compraria algo de alguém que não conhece e em quem não confia? Claro que não! Se você não conhece uma pessoa ou marca, você irá pesquisar o que ela conquistou no mercado e ler os comentários dos outros compradores, certo?

Mas, se você já conhece o nome, a decisão fica muito mais fácil, não é?

Agora imagine que essa pessoa ou marca é você.

Se você é um empreendedor digital e quer vender produtos ou serviços na Internet ou está precisando de novos parceiros para o seu negócio, você tem que ser visto como uma referência no seu mercado.

Sem autoridade e credibilidade na Internet, você não vai conseguir vender com sucesso nem atrair novos parceiros para o seu negócio online, fato.

Ser uma autoridade é ter a admiração e a confiança de muitas pessoas. É ter seguidores que compram – sem objeções – os produtos que você recomenda. É ter pessoas que escutam o que você diz!

Mas, ser uma autoridade na era digital é muito diferente da autoridade que algumas pessoas tinham antes da Internet.

Com a Internet o conceito mudou. O caminho para se chegar lá continua difícil, mas está mais curto.

TamaPitch

Nesse artigo vou ensinar como virar uma referência no seu mercado e construir a sua autoridade online. São métodos comprovados que funcionam perfeitamente quando executados corretamente.

Vamos lá?

5 Dicas para Estabelecer a Sua Autoridade Online

 

Dica #1: Crie um Blog

Ter um blog traz muitos benefícios. Através de um conteúdo de qualidade – artigos, infográficos, imagens e vídeos, você poderá atrair rapidamente novos clientes ou parceiros para o seu negócio.

Antes de comprar qualquer produto ou serviço 92% das pessoas fazem pesquisa usando os principais motores de busca – Google, Bing e Yahoo.

A melhor forma de aparecer nas primeiras páginas dos motores de busca e conseguir muitas visitas para o seu blog é criando conteúdo de qualidade que ensina e educa os seus clientes em potencial sobre os benefícios dos seus produtos ou serviços.

Mais Visitas = Mais Leads (Clientes em Potencial)

Além de ajudar a ser descoberto facilmente no mundo virtual, um blog com conteúdo bem feito e valioso traz mais um benefício enorme – estabelecer você como uma referência no mercado.

E como já concordamos no começo – ser referência e ter autoridade e credibilidade no seu mercado é a única forma de conseguir novos clientes ou parceiros para o seu negócio.

Se você já tem um blog, veja aqui como aparecer na primeira página da busca do Google, na frente da concorrência.

LEIA TAMBÉM:  Automatização de Marketing Digital para Hotéis e Pousadas

Para medir a autoridade do seu blog, você pode usar o serviço do Ahrefs. Veja no exemplo abaixo o crescimento da autoridade do AulaPlus – Marketing Digital em outubro, 2016.

 

Ahrefs AulaPlus Autoridade

 

Dica #2: Faça Comentários Online

Escrevendo comentários nos outros blogs, fóruns, revistas online e posts nas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn e G+) é extremamente importante por várias razões.

Comentários que compartilham a sua experiência, opinião ou algumas dicas valiosas sobre o assunto estabelecem você como um profissional e autoridade no seu mercado.

Obviamente, você vai fazer comentários sobre os assuntos do seu mercado que você conhece e domina.
Consequentemente você vai ter um outro benefício – um comentário bem pensado e escrito pode trazer muitas visitas para o seu próprio site ou blog por um bom tempo.

Os campos de comentários num blog normalmente incluem espaço para colocar o link para o seu blog ou site. Clicando na sua foto, todos interessados em te conhecer por causa do seu comentário vão ser redirecionados para o seu site ou blog.

Mas, para a sua foto aparecer nos comentários de um blog você precisa criar um perfil gratuito na Gravatar. Nesse perfil você pode incluir o link para o seu site ou blog também, mas não esqueça de usar o próprio campo para website, no comentário mesmo.

Lembre-se: Não faça comentários somente para mostrar a sua foto ou o seu link, faça comentários que realmente trazem algum valor para os leitores daquele blog, fórum ou post nas redes sociais!

 

aulaplus-comentarios-online

 

Dica #3: Escreva Guest Posts (Seja um Blogueiro Convidado)

Escrevendo posts para outros blogs é uma técnica muito poderosa que pode ajudar você a alcançar milhares de novos leitores e clientes em potencial.

Nós, na AulaPlus, aceitamos guest posts, veja como escrever um aqui.

O que você precisa fazer é entrar em contato com blogueiros que escrevem sobre o seu mercado e perguntar se eles aceitariam um guest post.

Após disso, é só sentar e escrever um artigo de alta relevância e valor agregado, considerando o fato que ele vai ser postado num blog de terceiros, claro.

Através desse tipo de artigos você vai ter um alcance de mercado bem maior e acesso a um público novo.

Através dos guest posts, além de fortalecer a sua posição como autoridade no seu mercado, você também conseguirá visitas para o seu blog ou site através de um link incluído no seu artigo.

O link também ajudará no ranqueamento do seu próprio site ou blog no Google, aumentando a autoridade dele.

Blogueiro convidado é benéfico para os blogueiros convidados e os proprietários do blog, onde postagens de clientes estão realmente publicados.

Ser um blogueiro convidado, você vai obter os benefícios como backlinks, tráfego, marca, etc alta autoridade para o seu blog e você mesmo. Você já imaginou o tipo de benefício proprietários do blog que aceita postagens de clientes em seus blogs?

Rodrigo Costa

Os benefícios de um guest post realmente são muitos!

LEIA TAMBÉM:  Como Criar Aplicativos de Smartphone e Tablet em 5 Minutos

 

Dica #4: Faça Publicações Online

Além do guest post, existe uma outra técnica extremamente poderosa que também envolve escrever para sites de terceiros. São as publicações online.

Essa vez você vai usar sites grandes que oferecem a possibilidade de postar sem intervenção de um editor, deixando você totalmente responsável pelo seu conteúdo.

Os melhores sites de publicações online que oferecem essa oportunidade no momento são:

Administradores: O Administradores.com é o principal e maior canal on-line voltado à área de Administração e Negócios na América Latina. Um site dinâmico, interativo e conectado a tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Enquanto plataforma de networking e compartilhamento de conhecimentos, reúne administradores, professores e estudantes de Administração, além de empresários, executivos e outros profissionais da área.

Médium: Basicamente, o Médium permite que o usuário publique e leia textos – como num blog. O design é limpo, sem espaço para vídeos e outros obstáculos à leitura – seja no site ou no app para iPhone.

Além de ler e escrever, o internauta pode comentar trechos e recomendar a amigos textos que gostou. É possível também seguir autores e grupos de textos favoritos (as chamadas coleções).

LinkedIn Pulse: O LinkedIn Pulse é uma oportunidade incrível de catalisar notícias e insights de uma grande variedade de fontes. É uma oportunidade de encontrar conteúdo interessante e relevante, mantendo-se bem informado e sempre atualizado.

É a possibilidade de você publicar aquele artigo longo, caso não tenha um blog. Sua chance de ganhar visibilidade junto à sua audiência, e talvez conseguir certa notoriedade e seguidores espalhados pelo Brasil e por que não pelo mundo.

Slideshare (PDF): Esta rede permite que pessoas e empresas publiquem e compartilhem apresentações nos formatos PPT ou PDF, que podem ser encontradas em buscas por conteúdo específico. Até internautas que não têm cadastro no site podem fazer download dos conteúdos disponíveis no Slideshare.

Além disso, o Slideshare possui integração com as outras redes sociais e o recurso de “embedar”, ou seja, incluir as apresentações em posts de outros sites.

LEIA TAMBÉM:  O que é SnapTube e como baixar e usar no seu celular Android

Por que publicar nesses sites?

O conteúdo desses sites normalmente é de alta qualidade. As pessoas que publicam artigos são inteligentes, com ideias originais e que gostam de escrever sobre assuntos interessantes.

O público desses sites é extremamente fiel e tem alto nível de engajamento – as pessoas adoram o conteúdo oferecido, compartilham e comentam com frequência.

Fazendo publicações nesses sites você poderá conseguir a atenção de uma audiência de qualidade, que adora ideias novas e soluções pouco comuns.

Se você consegue um bom número de seguidores e leitores dos seus textos lá, você conseguirá um tráfego de alto nível para o seu site também.

 

Dica #5: Crie Perfil nas Redes Sociais

Essa dica parece óbvia, mas é incrível o número das pessoas que ficam só numa rede social sem dar muita atenção nos todos “5 monstros” por aí.

Claro que não é possível focar em todas as redes sociais, pelo menos não sem contratar uma equipe para trabalhar em cada uma delas.

Mas, você pode ter perfil nas 5 redes mais populares, fazer experiências e focar nessas que trazem mais resultados para o seu negócio.

As 5 redes sócias que você precisa testar são:

– Facebook

– LinkedIn

– Twitter

– Google+

– Instagram

Cada uma delas é possui uma característica diferente. As pessoas usam e interagem em cada rede de forma diferente e para ter sucesso você precisa saber como isso funciona.

O que funciona no , não funciona na LinkedIn. O que funciona na LinkedIn não funciona na Instagram, e assim por diante.

A minha sugestão é focar numa rede social, aprender como funciona o marketing nela, fazer experiência por pelo menos 3 meses antes de decidir continuar forte ou não.

Porém, você pode ter presença em todas, postando conteúdo e interagindo com os usuários, no mínimo para poder monitorar as tendências de comportamento e engajamento deles.

 

Conclusão

Criar e estabelecer autoridade e credibilidade online é um processo demorado. Porém, agindo diariamente com sinceridade e profissionalismo, você poderá se tornar uma referência no seu mercado em 5-6 meses.

O segredo está na qualidade de conteúdo que você estará oferecendo gratuitamente para o seu público.

As vendas e as parcerias vão começar a aparecer naturalmente uma vez as pessoas decidem que você é uma referência no seu mercado, preocupado com o sucesso deles, sempre à disposição para ajudar.

Qual a sua experiência nesse sentido? Deixe o seu comentário abaixo, a sua opinião é muito importante para mim!

 

Ben Popov

Consultor de Marketing Digital e Marketing de Rede com mais de 15 anos de experiência. Fundador da AulaPlus - Marketing Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é "importado" da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

Deixe um comentário

2 Comentários em "5 Dicas para se tornar uma Referência no seu Mercado"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   os mais novos | os mais antigos | mais votados
Milton Pereira
Visitante

Muito bom! parabéns pelo artigo, sucesso meu amigo!

wpDiscuz