estratégia de desenvolvimento empresarial

6 dicas para melhorar a sua estratégia de desenvolvimento empresarial

 

Em tempos de crise, o mercado tem se mostrado difícil para quem não está bem preparado. Para garantir que o seu negócio continue a crescer e a se desenvolver apesar das adversidades, é preciso investir constantemente em boas práticas empresariais e no estabelecimento de estratégias bem informadas.

Por isso, pensando em você, empresário, nossa equipe separou 6 dicas simples e práticas que vão te ajudar a melhorar a sua estratégia de desenvolvimento empresarial. A lista, você confere a seguir:

 

#1. Conheça o seu público – e o seus concorrentes.

Não é possível vender um produto ou serviço sem ter clareza de a quem ele se destina. Conheça o perfil do seu público alvo e garanta que a sua equipe também saiba para quem está vendendo.

Dados como renda, faixa etária, escolaridade e outros vão ajudá-lo a direcionar suas ações de marketing, garantindo que a identidade da sua marca seja apresentada da forma mais clara e atrativa possível para alcançar o seu cliente potencial.

Assegure-se de realizar pesquisas de mercado, para conhecer melhor os hábitos e preferências do seu público. Isso vai ajudá-lo a estabelecer quais os melhores canais para chegar ao seu cliente final, além de dar o tom da sua comunicação com o cliente.

Fuja do básico: conheça também o que a sua concorrência está oferecendo e avalie qual a melhor argumentação a ser usada no balcão. Evite focar apenas na questão de preços: na hora de defender a sua marca, foque na qualidade superior do serviço ou produto oferecido.

 

#2. Treine a sua equipe. Sempre.

Para o seu cliente, a sua equipe é a cara da empresa. Sabe aquele vendedor no balcão, a pessoa que atende a ligação e a “tia do café”? Todas elas são a personificação da sua marca para o cliente. Por isso, treinamento constante é essencial para o desenvolvimento da sua empresa.

Garanta que sua equipe de venda conheça e seja capaz de realizar todos os procedimentos compatíveis com as funções delegadas de forma correta e com tranquilidade. Instrua sua equipe a receber o cliente sempre com um sorriso, de forma simpática, buscando deixá-lo o mais à vontade possível. Aproveite as ocasiões de treinamento para partilhar com a equipe as metas da empresa, bem como a atual situação financeira da mesma. Transparência no trato com os funcionários ajuda a fortalecer o espírito de equipe e a manter a motivação do seu time.

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#3. Determine procedimentos padronizados.

A padronização das atividades rotineiras da empresa colabora para um controle mais efetivo por parte da gerência, além de a longo prazo ser um diferencial na manutenção da qualidade dos serviços prestados ao cliente. A padronização facilita ainda o treinamento de novos funcionários, além de otimizar o tempo do gestor.

 

#4. Estabeleça metas claras e realizáveis.

Trabalhar com metas de curto, médio e longo prazo faz parte do processo de desenvolvimento de uma estratégia empresarial. Para uma estratégia de mercado de sucesso, é preciso que o gestor tenha na ponta do lápis quais são os diferenciais oferecidos pela empresa, aquilo que é ofertado pela concorrência, o que busca o cliente e quais as áreas da empresa que podem ser melhoradas. Além disso, o gestor precisa ter conhecimento dos custos atuais da empresa, acompanhando os investimentos realizados e sua rentabilidade. É a partir desse leque de informações, que o gestor terá a base necessária para elaborar objetivos gerais que atendam às necessidades e à realidade da empresa para, então, estabelecer as metas que conduzirão a empresa até lá.

 

#5. Invista em estratégias inteligentes de marketing.

Vivemos em um tempo de comunicação privilegiada, graças à conectividade propiciada pela Internet, e essa é uma faceta que precisa ser incluída pela sua empresa em suas estratégias de desenvolvimento. Estabelecer e manter um relacionamento com o cliente é essencial para garantir a sobrevivência da sua empresa.

Por isso, invista em estratégias de que permitam à sua empresa alcançar o cliente e apresentar a sua marca na linguagem desse público. Ofereça conteúdos de qualidade, que despertem o interesse do cliente pela sua marca, e mantenha abertos canais de comunicação em diversas mídias: , blogs, site e app próprio, etc.

 

#6. Adote uma ferramenta de gestão integrada.

Como o marketing, a gestão de empresas também já entrou no século XXI. Não tenha medo de modernizar a gestão da sua empresa, investindo em um sistema ERP online. As vantagens são muitas, a começar pelo próprio fato de um sistema ERP online ser um sistema de gestão integrada: isso quer dizer que todas as informações da sua empresa serão processadas em um só sistema – desde o controle de estoques, sistema de vendas, geração de boletos até emissão de notas fiscais.

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O objetivo dessa ferramenta é justamente otimizar o tempo do gestor, garantindo maior controle financeiro da empresa, e fornecendo a base para um processo decisório melhor informado. A ferramenta de controle de estoques permite verificar quais os produtos com maior saída e organizar as ações de marketing de acordo. Ele permite ainda controlar o impacto das ações de marketing desenvolvidas nas suas vendas, permitindo traçar novas estratégias de divulgação da sua marca.

O módulo de controle financeiro permite identificar os gastos que podem ser reduzidos, e determinar a quantia que pode ser destinada a novos investimentos – seja a aquisição de novas peças, investimentos nas instalações da empresa ou em ações de marketing.

 

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Ben Popov

Consultor de Marketing Digital e Marketing de Rede com mais de 17 anos de experiência. Fundador da AulaPlus – Marketing Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é “importado” da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

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