Como Gerar Leads Qualificados com Webinários

Dicas Incríveis de Como Gerar Leads Qualificados com Webinários

 

Conteúdo criado por Eventials e ResultadosDigitais

Os Webinários são ótimos para estabelecer uma comunicação eficiente com seu público-alvo e aumentar o número de leads qualificados. Com esse formato de conteúdo é possível constituir um vínculo forte com os clientes, reforçar sua marca e compartilhar conhecimento. Por isso elaboramos este material, para que você aproveite a oportunidade de utilizar webinars como estratégia para ter ainda mais sucesso.

Você já deve ter percebido que ser um profissional de marketing atualmente requer muito esforço, visão e responsabilidade, não é mesmo? Antecipar oportunidades de mercado, mapear as necessidades do consumidor e encontrar soluções para os desafios da empresa são apenas algumas das funções atribuídas ao setor de marketing e comunicação. Nessa equação, apesar de existirem muitas variáveis, uma coisa sempre é constante: o foco em alavancar as vendas.

 

Transmissões ao Vivo para Negócios

Como Gerar Leads Qualificados Eventials Gerar Leads Qualificados Leads Qualificados com Webinários

 

As estratégias nesta área sofreram mudanças consideráveis nos últimos anos.

Com a popularização do Inbound Marketing (também conhecido como marketing de atração), surgiram novas oportunidades de cativar e interagir com o público, conquistando sua atenção por meio de um relacionamento baseado em conteúdos relevantes e criativos. Nesse contexto, os esforços se voltam para a captação, nutrição e gestão de leads, facilitando o processo de maturação deles dentro do funil de marketing e vendas.

O desafio é grande, mas existem diversas ferramentas para facilitar sua resolução. Você, como encarregado de marketing de uma empresa, conta com um leque extenso de opções para formar sua estratégia, entre elas, investimento em mídias sociais e blogs corporativos, e-books, whitepapers e webinars – sendo essa última a estrela do material que você está lendo hoje.

Com tantas alternativas, é preciso analisar muito bem para saber onde colocar suas fichas e alcançar os objetivos com mais assertividade. Para ajudá-lo a perceber o valor que os webinars podem trazer para a sua empresa, criamos esse artigo. Nele você encontrará informações sobre o que é um webinar, quais suas características técnicas e os benefícios de utilizar este tipo de conteúdo em sua estratégia de .

São muitas as aplicações de um webinar. Com ele você compartilha conhecimento com mais facilidade, interage com o público em tempo real e o conteúdo pode ser reaproveitado, já que, em algumas plataformas, os vídeos podem ser armazenados, vistos e revistos sempre que necessário. Legal, não é mesmo? Confira mais vantagens!

Webinar, também conhecido em português como webinário, é definido como a abreviação para web-based seminar. Ou seja, um seminário realizado em ambiente virtual, geralmente transmitido ao vivo, sobre um tema específico.

Sob a ótica do marketing, webinar pode ser muito mais do que isso. Além de cumprir muito bem seu papel estratégico na captação e alimentação de leads qualificados, facilitando as conversões no , a ação também possibilita interação com o público-alvo, permitindo compartilhar conteúdo relevante com ele, o que – indiretamente – auxilia na formação da imagem da sua empresa como autoridade no mercado em que atua.

LEIA TAMBÉM:  LeadLovers – A Ferramenta de Marketing Digital No1 no Brasil

Não é preciso uma grande estrutura com luzes e efeitos pirotécnicos para produzir seus Webinários. Basta um computador com acesso à internet, uma câmera, um microfone e uma plataforma de webinar para reforçar sua estratégia de conteúdo.

 

Como fazer um Webinário de sucesso

Webinários são atividades relativamente simples de organizar e implementar. Porém, quem não tem tanta proximidade com assunto pode ter uma percepção distorcida sobre sua execução.

A realidade é que, diferentemente do que se imagina, a base de um webinar é composta por apenas três pontos fundamentais: internet de qualidade, conteúdo rico e uma boa plataforma para realizar a transmissão. Depois é só montar um planejamento compatível com seus objetivos e os de sua empresa.

 

1. Plano de conteúdo

Toda a estratégia precisa partir de um objetivo (ou mais). No caso do , em especial, é importante que sejam estabelecidas metas mensuráveis – como gerar leads, aumentar reconhecimento próprio ou de sua marca, entre outros – elas serão responsáveis por definir o sucesso ou fracasso de seu webinar.

Com os objetivos em mente, o próximo passo é analisar o público-alvo a ser atingido. Quem seria uma audiência qualificada? Quais assuntos despertariam seu interesse? Quais as suas necessidades? Quanto mais você conhecer profundamente o seu público, mais fácil será criar um conteúdo eficiente para atrair leads maduros, exigindo menos esforço nas próximas etapas do funil.

 

2. Plano de divulgação

Após planejar o conteúdo de seu webinar, idealize sua divulgação. Em um mundo cada vez mais conectado, nada mais justo do que aproveitar a popularização dos meios de comunicação digi-tais para atingir seu público-alvo. E-mail, Blog, Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e Snapchat, por exemplo, são algumas plataformas que podem – e devem – ser exploradas para auxiliar na captação de inscritos.

E-mail

Costuma ser a ferramenta mais eficiente para divulgação de webinars. Para alcançar seu objetivo com maior facilidade, procure criar um texto (título) criativo, que chame atenção de seu leitor. O conteúdo deve ser direto, com todos os dados relevantes para o usuário.

Redes sociais

Facebook, Twitter, Google +, LinkedIn… Dentro do marketing digital existem diversas redes so-ciais. Contudo, não deixe o grande número de opções sobrecarregá-lo no processo de divulga-ção. Escolha apenas uma rede como principal canal de investimento. Leve em conta a mídia em que o público-alvo mais interage com sua marca e direcione seu investimento para os posts que serão publicados nela. Dessa forma será possível alcançar mais pessoas e obter mais inscrições e leads.

LEIA TAMBÉM:  18 Tendências de Marketing Digital para 2017

 

3. Datas e horários

Qual o melhor dia e horário para realizar uma transmissão para um estudante de engenharia? Qual o melhor horário para realizar um webinar com diretores e gerentes de grandes corporações?

Todo organizador e palestrante experiente sabe que a escolha da melhor data e hora é crucial para realizar uma transmissão online de sucesso. Existem diversos estudos sobre o chamado “horário nobre da internet”, contudo, nenhum deles será tão preciso quanto uma pesquisa feita diretamente com seu público-alvo.

Aproveite a presença nas redes sociais e questione sua audiência sobre o melhor dia e horário para fazer um webinar – assim você descobre uma informação importante e ainda fortalece a relação com os potenciais clientes.

 

4. Plano de retenção

Além de planejar o conteúdo e divulgação de um webinar, é importante antecipar as ações necessárias para os instantes após seu término. Esse é o momento onde há a maior probabilidade de conversão de leads e, por isso, é importante criar estratégias para dar continuidade no processo de engajamento com a audiência. Ter um plano de seguimento bem definido para os leads obtidos com o evento, promover as informações gravadas sob demanda e desenvolver conteúdos relacionados ao webinar são apenas algumas das ações que o bom profissional de marketing deve realizar para alcançar seus objetivos de forma eficiente, assim como prever quais serão as métricas a serem medidas para a análise dos resultados.

 

Já foi comprovado que o público prefere receber conteúdos corporativos por meio de narrativas e histórias relevantes, o conhecido storytelling. Os webinars são eficazes na aplicação desta técnica muito útil na estratégia de inbound marketing, mas não para por aí. Conheça outras vantagens dos Webinários em cada etapa da jornada de compra!

 

A jornada de compra na prática

Imagine que está trabalhando no setor de marketing de uma concessionária. Para aumentar o número de vendas, sua equipe decide investir em estratégias de inbound, utilizando webinars como ferramenta de atração, conversão e nutrição de leads.

No primeiro seminário online, focado nas características de topo do funil, opta-se por informar um panorama geral sobre as facilidades e comodidades do carro próprio. Nesse espaço, você chama especialistas em mobilidade urbana e segurança – autoridades que trazem ainda mais confiabilidade para o conteúdo ministrado. Como resultado, o público percebe a necessidade de se ter um veículo para locomoção, mas não sabe necessariamente qual.

LEIA TAMBÉM:  É possível trabalhar com Marketing Digital no celular ou não?

Após captar os primeiros leads, percebe que é preciso torná-los maduros o suficiente para uma abordagem comercial. Os contatos recolhidos após o primeiro evento já passaram do topo do funil para o meio e seu objetivo é encaminhá-los para o fundo, onde ocorre o processo de decisão de compra. Para alcançá-lo, você cria um novo webinar e apresenta as vantagens do carro em comparação aos demais veículos, features e acessórios.

Agora sua audiência já reconhece que a melhor opção de locomoção é o carro. Esse é o momento ideal para criar uma aproximação focada em fechar negócio. Você pode fazer um seminário para apresentar sua frota como melhor custo-benefício para o consumidor, bem como opções facilitadas de pagamentos e promoções. Daqui por diante o contato será realizado pela equipe comercial, a qual terá muito mais facilidade em efetuar a venda para um público bem informado do que se ele estivesse ainda no início do funil.

Por fim, para gerar fidelização dos clientes captados, a concessionária pode gerar conteúdo sobre seu lifestyle – como por exemplo fazer webinars sobre roteiros de viagens.

 

Uma plataforma preocupada em disseminar conhecimento; que oferece funcionalidades e serviços variados para que você e seus clientes prosperem juntos.

Essa é a Eventials, a parceira que você precisa para ter sucesso em seus Webinários.

Fundada em 2012, a Eventials é uma das principais empresas brasileiras focada no desenvol-vimento de tecnologias para streaming de vídeo. Em sua plataforma são realizados todos os meses mais de 3.500 webinars, cursos, palestras e eventos online. Com apenas 10 meses após a sua fundação a empresa recebeu investimento da Locaweb, pioneira em serviços de internet no Brasil, que permitiu acelerar o seu desenvolvimento no mercado.

A plataforma permite que qualquer pessoa possa realizar ou participar de seminários, palestras, treinamentos, demonstrações, dentre outras várias finalidades. Com um computador, acesso à internet, uma webcam e microfone você e sua empresa podem gerar leads, atrair novos clientes, treinar colaboradores e ampliar vendas, reduzindo custos e otimizando processos.

Todo mundo possui um conhecimento que precisa ser compartilhado. A Eventials pode ajudá-lo a compartilhar o seu. Receba acesso a 10 dias gratuitos, conheça nossas ferramentas e descubra como a Eventials pode ser útil para você e sua estratégia de marketing.

Receba acesso a 10 dias gratuitos

Como Gerar Leads Qualificados Eventials Gerar Leads Qualificados Leads Qualificados com Webinários

 

 

 

Avalie a importância deste artigo! Vote!
[Total: 5 | Média: 5]

Ben Popov

Consultor de Marketing Digital e Marketing de Rede com mais de 17 anos de experiência. Fundador da AulaPlus – Marketing Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é “importado” da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

Deixe um comentário

2 Comentários em "Dicas Incríveis de Como Gerar Leads Qualificados com Webinários"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   os mais novos | os mais antigos | mais votados
Paula Soares
Visitante

Excelente texto Ben. Adorei as dicas!!!