6 Dicas de Como Escolher uma Boa Empresa de Marketing Multinível

6 Dicas de Como Escolher uma Boa Empresa de Marketing Multinível

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Trabalhando com uma boa empresa de Marketing Multinível pode torná-lo rico e continuar trazendo-lhe a renda residual, mesmo se você parar de vender ou recrutar outros distribuidores. No entanto, antes de decidir com qual empresa de você vai trabalhar, você precisa considerar algumas coisas.

 

Alguns pontos fortes do Marketing Multinível responsáveis pela alta atratividade do negócio:

 

  • Não exige praticamente nenhum investimento e, quando exige, este é baixo;
  • Não exige conhecimentos técnicos, já que os conhecimentos necessários são fornecidos pela empresa através de treinamentos sobre o desenvolvimento do negócio e sobre o produto/serviço fornecido;
  • Não exige dedicação ao negócio em tempo integral e, na verdade, a maioria das pessoas que começa a desenvolver a atividade o faz como atividade paralela, em seu tempo livre;
  • O risco inicial do negócio é muito baixo, tendo em vista que o investimento, quando existe, é pequeno e consiste na compra de material de treinamento e produtos para demonstração.

Diferente do sistema de trabalho convencional, o Marketing Multinível proporciona muito mais liberdade, retorno financeiro e oportunidade de crescimento e reconhecimento, uma vez que todo o esforço que você realiza na empresa de MMN é reconhecido, transformado em dinheiro e status.

Outra Renda

Comecei a trabalhar com Marketing Multinível em 2011 e pesquisei muitas empresas antes de tomar uma decisão. Neste artigo, vou compartilhar meus critérios para uma boa empresa de Marketing Multinível, espero que ele irá ajudá-lo a tomar uma decisão sábia.

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O que você deve procurar ao escolher uma boa empresa de MMN:

 

1. Por quanto tempo a empresa existe no mercado

Por que isso é importante? Porque você vai trabalhar duro e você precisa de uma empresa de Marketing Multinível com resultados comprovados no mercado. Você terá mais segurança em estar desenvolvendo o seu negócio sem correr o risco da empresa fechar as portas de uma hora para a outra e deixar você e sua equipe “a ver navios” sem lhe dar nenhuma satisfação, o que ocorreu muito nos últimos anos.

É o mesmo que escolher um engenheiro ou um trabalhador da construção para construir sua casa. Você vai contratar alguém sem qualquer experiência, ou você vai contratar profissionais com anos de experiência? Você prefere acreditar nas promessas de alguém ou em alguém que provou suas habilidades e desempenho?

Evite pré-lançamentos, lançamentos recentes e as empresas com menos de 3 anos no mercado. 90% de todos os pré-lançamentos falham miseravelmente – fato! Você está disposto a apostar todos os seus esforços e dinheiro nesses 5%? Obviamente não! Você deve procurar uma empresa que cresceu de forma constante por no mínimo 3 anos e tem histórico impecável de pagamentos.

A maioria das empresas morre cerca de 20 meses depois de obter investimento. Para quem trabalha com startups esta realidade não é uma grande surpresa. É na fase inicial que as empresas estão mais vulneráveis, quer porque o retorno financeiro é insuficiente, ou porque os produtos e negócios são ainda imaturos. No entanto, a maior causa do insucesso não é a ideia que levou à criação do negócio, mas as equipas que lideram o projeto.

Empreendedor

 

2. A empresa é realmente legalizada

Com tantas pirâmides financeiras, golpes e fraudes, você deve ter certeza que a empresa de Marketing Multinível que você escolheu é totalmente confiável.

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Não há leis específicas no Brasil que regulamentem o modelo comercial de Marketing de Rede, mas há o Código de Ética da ABEVD, que segue o modelo mundial adotado pela WFDSA (World Federation of Direct Selling Associations), cujo cumprimento requer um nível de comportamento ético que excede requerimentos legais nacionais. As empresas associadas à ABEVD comprometem-se a cumprir e a difundir seus códigos de ética e conduta.

Empresas de distribuição multinível são aquelas que comercializam produtos por intermédio de comerciantes ou distribuidores que, por sua vez, patrocinam outros, recebendo pagamentos baseados sobre as vendas realizadas pelos patrocinados.

As leis brasileiras não proíbem tal sistema de distribuição, sujeitando-se quem dele se utiliza às normas legais a que estão sujeitas as empresas em geral.

Os pagamentos correspondentes às vendas feitas pelos patrocinados estão sujeitos ao recolhimento do imposto de renda na fonte, bem como, no caso de pessoa física, à contribuição para o Instituto Nacional de Seguridade Social.

A maneira mais fácil é verificar se a empresa é membro da ABEVD (se é uma empresa brasileira) ou membro da DSA (se for empresa americana). ABEVD e DSA são Associações de Vendas Diretas, que aceitam como membros apenas empresas 100% confiáveis. Essas associações realizam muito profunda pesquisa sobre as empresas antes de aceitá-los como membros – eles verificam tudo – a qualidade e os preços dos produtos ou serviços, o plano de compensação, o serviço ao cliente, etc.

 

3. Os produtos ou serviços que você vai vender

Os produtos ou serviços são muito importantes para, pelo menos, duas razões. Primeiro, eles têm que ser inovadores, sem concorrência e com preços razoáveis. Eles também têm que trazer valor para a vida das pessoas e serem desejáveis. Em segundo lugar, você tem que apreciá-los e usá-los, caso contrário, você não terá sucesso em vendê-los a outras pessoas.

Hoje temos diversas empresas no mercado. O problema é que muitas destas empresas tem produtos muito semelhantes, ou seja, que tem concorrentes a altura e que poderá atrapalhar a expansão do seu negócio.

Entrando para uma empresa que tenha um ou mais produtos únicos, sua possibilidade de expandir os negócios e atrair mais pessoas serão muito maiores e você irá ter sucesso muito mais rápido.

A combinação “produto + único” faz com que seu negócio se torne mais atrativo para as pessoas. Mas, de nada adianta o produto ser único, se ele não for comercializável ou que não tenha boa aceitação no mercado, pois senão o seu negócio não irá crescer.

Uma forma de você saber isto é entrando em contato com pessoas neutras que já experimentaram o produto e lhe passem o seu feedback e, principalmente, consultar também os próprios distribuidores da empresa que você está enxergando como potencial para você abrir seu negócio.

 

4. Treinamento e capacitação

A empresa oferece ou apoia um sistema de treinamento que realmente forme e oriente os líderes a desenvolverem suas equipes? Marketing Multinível não é apenas um processo de empilhar muitos contratos e esperar que a recompensa caia do céu, como uma dádiva. Se sua empresa incentiva apenas o cadastramento sem treinamento não é possível levar a sério essa empresa e por conseguinte seu negócio.

Treinamento é fundamental para o sucesso em qualquer negócio verdadeiro e profissional.

As empresas que trabalham com produtos de maior valor agregado ou que precisam de melhores explicações sobre seus benefícios para os consumidores sabem que devem investir no treinamento e na capacitação dos seus vendedores para obter maior penetração de mercado.

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Na do Brasil – um dos maiores mercados do mundo, que oferece oportunidades permanentes para profissionais de vendas – as empresas valorizam e investem muito em treinamento, transformando os seus vendedores em verdadeiros consultores dos produtos que comercializam, muito apropriadamente, pois os consumidores recebem explicações detalhadas, adquirindo confiança no profissional que atende às suas necessidades. Por sua vez, investir em treinamento qualifica e diferencia o vendedor de uma determinada empresa aos olhos do consumidor final e perante a própria comunidade em que atua, gerando um efeito de potencial fidelidade dele para com a empresa, que investe em sua evolução profissional e pessoal. Essa é a grande mágica desse processo, pois todos os lados ganham quando o treinamento é feito com seriedade.

As empresas de vendas diretas que trabalham com produtos mais populares não dependiam tanto, em um passado não muito distante, dessa ferramenta para desenvolver seus vendedores, porém, mesmo aquelas que têm seus produtos direcionados às classes sociais menos favorecidas vêm sentindo a necessidade de investir pesadamente no treinamento.

Em última análise, para atenuar a permanente tentativa de captação de seus vendedores para empresas que oferecem treinamento e capacitação como diferencial competitivo para atrair vendedores. A evolução do consumidor e da própria sociedade brasileira como um todo, que se tornou muito mais consciente de seus direitos e exigente em relação às suas necessidades, fez com que a venda direta passasse por uma verdadeira revolução nas últimas duas décadas. Expressões antigamente utilizadas para definir o trabalho dos vendedores, como “sacoleiros” e outras coisas do gênero, não se enquadram mais, nem no perfil dos vendedores nem no perfil de aceitação do consumidor final. As empresas de vendas diretas que perceberam e se utilizaram melhor dessa evolução conquistaram mais espaço no mercado e no coração do consumidor e do próprio vendedor.

O paradigma que ainda precisa ser rompido por parte das empresas de vendas diretas é justamente o fato de que consideram o desenvolvimento pleno de seus vendedores uma “ameaça”, pois eles “estariam aptos” a identificar empresas mais interessantes e migrar para outro negócio, uma vez que sua inteira autonomia possibilitaria isso. Na prática, o que temos visto e vivenciado em empresas que investem e se dedicam seriamente ao treinamento e desenvolvimento de vendas é justamente o contrário. Seus vendedores, revendedores, consultores e, por que não, empreendedores e empresários, reconhecem e valorizam quem foi o responsável por sua “transformação”. Sua fidelidade aumenta e eles permanecem nessas empresas, ativos e prósperos, em uma real e saudável relação ganha-ganha, objeto de desejo de quase todas as empresas, tão bem praticada desde sempre pelas empresas líderes.

Qual é o diferencial dessas empresas? O treinamento, sem dúvida.

Veja como começar a ter SUCESSO no seu negócio de Marketing Multinível!

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5. Patrocinador

O patrocinador é uma das peças chave do seu novo negócio. É através dele que você irá ser orientado a fazer o trabalho inicial corretamente e a trilhar o caminho mais curto para você ter sucesso no negócio.

Para entender melhor o papel do patrocinador, vale compará-lo com a figura de um pai.

Quando um pai é responsável, ele tem a preocupação em transmitir ao filho valores e conhecimentos sobre a vida e o mundo tendo a esperança (e não a certeza) de que estará preparando o filho par enfrentar desafios e obstáculos futuros. Com o tempo o filho crescerá e não precisará mais ser orientado, pois será independente para tomar suas decisões e, portanto não precisará mais ser orientado, pois já será independente para tomar suas decisões e, portanto capaz de andar com as próprias pernas.

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No Marketing Multinível, o patrocinador terá um papel muito importante, porém ele não irá andar por você, ou seja, você sempre será o único responsável pelo seu trabalho.

O patrocinador assume um compromisso de orientar os primeiros passos, dando dicas sobre a empresa, mostrando como apresentar os produtos e convidar novas pessoas, pois a duplicação é o segredo do sucesso no Marketing Multinível.

Ele poderá tirar suas dúvidas sobre o funcionamento do Marketing Multinível, como lidar com a rejeição e por fim, irá ensina-lo a duplicar esses conceitos no seu próprio negócio.

Alguém preocupado com seu desenvolvimento e sucesso e por isso, tem interesse em transmitir a você uma metodologia de trabalho de forma clara, prática e que contribua com o seu dia a dia.

Algumas pessoas podem até pensar que a escolha de um patrocinador não é importante. Partem do princípio que podem aprender tudo por conta própria e trabalhando de forma isolada. Pensam assim porque não assimilaram as peculiaridades do Marketing Multinível. Não percebem que quando simplesmente se cadastram, estão escolhendo o caminho mais árduo e frustrante.E como consequência , muitas acabarão desistindo do seu negócio antes de completarem 90 dias e verem qualquer resultado de seu esforço.

Como achar um bom patrocinador?

Isto é muito relativo, pois tem pessoas que você conhece e já sabe do seu trabalho e, com isto já saberá se elas o ajudarão de forma correta no início do seu negócio.

Se for entrar com uma pessoa que não conheça, uma dica é fazer uma pesquisa no Google e Facebook para ver os trabalhos que ela já desenvolve e, quando achar esta pessoa, conversar sobre o seu interesse em desenvolver o negócio e perguntá-la como poderá lhe ajudar.

 

6. O Plano de Compensação

Cada empresa de Marketing Multinível tem plano de compensação. Isso é uma das coisas mais importantes a considerar uma vez que será pago de acordo com ele. Aqui está o que eu considero um bom plano de compensação.

  • Linear + Binário – Esse é o plano mais agressivo que existe. Você precisa de apenas 2 pessoas para se qualificar e começar a .
  • Pagamentos sem falha ou atraso – Você deve receber seus pagamentos sem nenhum atraso no minimo uma vez por semana.
  • Transbordamento – Você está sendo pago para as vendas de todas as pessoas na sua rede direta, de pessoa acima de você até a última pessoa abaixo de você, sem limites sobre os níveis.
  • Renda residual – Este é o tipo de receita que você recebe por causa das mensalidades pagas pelos membros da sua equipe.
  • Incentivos – Você recebe bônus, como carro, viagens, etc.
  • Participação nas vendas globais da companhia – Você recebe % do desempenho global de empresa.

 

A empresa de Marketing Multinível com qual eu trabalho – FuXion, tem o melhor Plano de Compensação que já vi.

Esses são os meus principais critérios na escolha de uma boa empresa de Marketing Multinível para trabalhar. Espero que este artigo vai ajudar você a fazer a escolha certa e ganhar muito dinheiro na indústria de venda direta!

Gostaria muito de receber seus comentários abaixo deste artigo.

 

Ben Popov

Consultor de Marketing Digital e Marketing de Rede com mais de 15 anos de experiência. Fundador da AulaPlus - Marketing Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é "importado" da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

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3 Comentários em "6 Dicas de Como Escolher uma Boa Empresa de Marketing Multinível"

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[…] uma cartilha para explicar as diferenças entre as pirâmides financeiras, que são ilegais, e o marketing multinível, que é canal de distribuição de produtos e serviços […]

dimas oliveira
Visitante

muito bom artigo, tirou muitas duvidas que eu tinha

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