Curso de Marketing Digital

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Curso de Marketing Digital

 

Marketing Digital são ações de comunicação que as empresas e os profissionais liberais podem utilizar por meio da Internet e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos. O marketing digital engloba a prática de promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição eletrônicos para chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

O marketing digital traduz-se em ações de Marketing (Estratégicas, Econômicas e Operacionais) adaptadas aos meios digitais, de forma a obter, nestes canais, a mesma eficiência e eficácia do marketing tradicional e em simultâneo potenciar os efeitos do marketing tradicional. Na sua operacionalização são, normalmente, utilizados canais, meios e ferramentas digitais.

Muitas empresas desconhecem as vantagens que ações consistentes de marketing digital podem proporcionar. A Internet, através do próprio marketing digital, pode ter um papel crucial na geração de lucros de um empreendimento.

Atualmente a tecnologia, hoje acessível a todos por meio da web, permite que empresas de todos os portes possam controlar de maneira muito mais efetiva seus pontos de contato entre clientes e sua marca utilizando o marketing digital de maneira efetiva para, não só conhecer seu público-alvo, como oferecer-lhe benefícios e satisfação de necessidades de modo fácil, barato e imediato.

O marketing digital pode colocar sua empresa no seleto rol de negócios que tem na informação o seu maior diferencial competitivo. E, sabidamente, informação hoje em dia é uma moeda cada vez mais valiosa.

Utilizando o marketing digital a sua empresa estará apta a:

  • Construir uma marca sólida, posicionando-a de acordo com seus objetivos de marketing;
  • Fidelizar seu consumidor através de diversas ações pontuais e personalizadas de marketing digital fazendo com que sua marca esteja sempre presente em sua mente como uma referência no setor que atua;
  • Maximizar seus lucros por meio de um maior entendimento do mercado advindo através da avaliação precisa e imediata que o marketing digital possibilita;
  • Monitorar ações de marketing digital de seus concorrentes antecipando seus movimentos no mercado;
  • Divulgar a sua empresa de maneira eficiente para o público-alvo qualificado e interessado no seu produto ou serviço aumentando assim de maneira significativa a probabilidade de compra por parte deste aumentando os lucros da sua empresa em função da maximização da verba de marketing.

Segundo Cruz Gabriel, o termo “marketing digital” não existe, o que existe é o marketing aplicado ao meio digital. Um exemplo de sucesso é o Facebook que conquistou rapidamente o público, em pouco tempo ultrapassou os concorrentes, a chave foi a simplicidade, a rapidez de execução e a liberdade que o usuário tem ao manusear as suas funções. O uso da rede fez tanto sucesso, que as empresas passaram a investir na criação de um ambiente de comunicação com o cliente, permitindo que as empresas tenham uma página de negócios por meio das Fan Pages.

O desenvolvimento empresarial está mudando rapidamente e levando as empresas a se adaptarem a um modelo relacional nas suas estratégias de marketing, sendo que aí entra a internet como o grande instrumento de comunicação.

O seu potencial não é só a comunicação e informação, mas funciona cada vez mais como um instrumento de venda.

Enumeram-se algumas vantagens da utilização da internet na estratégia de marketing:

  • Permite uma maior acessibilidade – comunicação 24h/dia, 7d/semana, 365d/ano;
  • Melhora e possibilita a personalização na individualização das mensagens;
  • Cria uma enorme interatividade com os seus clientes e os que são potenciais. Isto, porque o receptor/cliente pode selecionar a informação e comunicar como melhor entender com o emissor/empresa;
  • Permite quantificar, avaliar de imediato e de forma viável o impacto da estratégia de comunicação com o mercado;
  • O baixo custo associado a essa comunicação que se vai multiplicando uma vez que o número de utilizadores vai aumentando.

Com tudo o que está descrito, muitas vezes as suas potencialidades não são totalmente aproveitadas, sobretudo quando estamos a falar na interação com os consumidores.

Para uma empresa implementar o marketing na internet, necessita antes de tudo de identificar o público-alvo, isto é, os alvos da comunicação serem utilizadores da internet. A estratégia de marketing na internet deve estar em consonância com a estratégia de marketing definida na empresa, isto é: com o seu posicionamento, com os seus segmentos-alvo e coerência com ações de comunicação que a empresa efetua.

Como objetivos, deve criar um canal de vendas, dar a conhecer a empresa e produtos, potenciar a sua imagem e notoriedade, criar valor acrescentado aos seus clientes e no caso de pretender internacionalizar-se, deve ter uma forte presença na Web alargando a sua área de influência no negócio.

Existem centenas de ferramentas de marketing digital, no entanto, nem todas são adequadas às diversas empresas e setores. A chave para o sucesso é a combinação do marketing tradicional com as novas ferramentas online, para desenvolver um plano de e-marketing que se ajuste às necessidades e características de cada empresa.