whatsapp-marketing

WhatsApp Marketing: Como fazer WhatsApp Marketing com Sucesso

Avalie a importância deste artigo! Vote!
[Total: 13 | Média: 4.1]

 

WhatsApp – Uma poderosa ferramenta de Marketing Social!

 

O que é WhatsApp

WhatsApp Messenger é um aplicativo de mensagens multiplataforma que permite trocar mensagens pelo celular sem pagar por SMS. Está disponível para iPhone, BlackBerry, Android, Windows Phone, e Nokia e sim, esses telefones podem trocar mensagens entre si! Como o WhatsApp Messenger usa o mesmo plano de dados de internet que você usa para e-mails e navegação, não há custo para enviar mensagens e ficar em contato com seus amigos.

Além das mensagens básicas, os usuários do WhatsApp podem criar grupos, enviar mensagens ilimitadas com imagens, vídeos e áudio.

Competindo com uma série de serviços com base na Ásia, WhatsApp cresceu de 2 bilhões de mensagens por dia em abril de 2012 para 10 bilhões em agosto do mesmo ano. De acordo com o Financial Times, WhatsApp “tem feito para SMS em celulares o que o Skype fez para chamadas internacionais em telefones fixos”.

Como fazer Marketing no WhatsApp

bruno marinho curso whatsapp marketing marketing no whatsapp whatsapp marketing whatsapp para negocios

 

Em Junho de 2013, o aplicativo alcançou a marca dos 250 milhões de usuários ativos e 25 bilhões de mensagens enviadas e recebidas diariamente.

No dia 19 de fevereiro de 2014, o Facebook adquiriu a empresa pelo montante de 16 bilhões de dólares, sendo 4 bilhões em dinheiro e 12 bilhões em ações do Facebook, além de 3 bilhões de ações no prazo de quatro anos caso permaneçam na companhia. Seus fundadores serão incorporados no conselho administrativo do Facebook.

No dia 5 de Novembro de 2014, uma atualização no programa traz um novo mecanismo que informa se o contato leu suas mensagens enviadas. Anteriormente quando as mensagens eram entregues, visualizava-se apenas dois tiques cinzas. Agora, com a nova atualização, quando as mensagens são lidas pelo destinatário, os tiques mudam da cor cinza para azul, acusando o recebimento e leitura das mensagens.

Essa atualização pode ser desativada pelo próprio usuário, no entanto, está disponível apenas para Smartphones com sistema operacional Android e pode ser baixada apenas pelo site do WhatsApp.

Para proporcionar a você uma comunicação mais abrangente, o WhatsApp agora está disponível tanto no celular como no computador. O WhatsApp Web é uma extensão da sua conta do WhatsApp do aparelho celular para o computador. As mensagens que você envia e recebe são completamente sincronizadas entre seu aparelho celular e o seu computador, podendo ser vistas em ambos dispositivos (computador e celular). Qualquer ação feita no aparelho celular será feita também no WhatsApp Web e vice versa. No momento, o WhatsApp Web está somente disponível para aparelhos celulares Android, iPhone 8.1 ou superior, Windows Phone 8.0 e 8.1, Nokia S60, Nokia S40 EVO, BlackBerryBlackBerry 10.

LEIA TAMBÉM:  Como usar o Marketing Digital para fazer novos negócios

O WhatsApp Web não é uma outra conta do WhatsApp. Quando você usa o WhatsApp no seu computador ou no celular, está usando a mesma conta nos dois dispositivos (celular e computador).

 

Requisitos mínimos para poder usar o WhatsApp Web:

  • Você precisa de uma conta WhatsApp ativa no seu aparelho celular.
  • Você precisa de uma conexão forte e estável em ambos os dispositivos (celular e computador).
  • Você precisa usar a versão mais recente do Chrome, Firefox, Opera, Safari ou Edge como navegador em seu computador.

 

Para começar a usar o WhatsApp Web:

  1. Vá até web.whatsapp.com no seu computador.
  2. Abra o WhatsApp no seu aparelho celular e vá para Menu > WhatsApp Web.
    • No Android: vá em Conversas > Menu > WhatsApp Web.
    • No Nokia S60 e Windows Phone: vá em Menu > WhatsApp Web.
    • No iPhone: vá em Ajustes > WhatsApp Web.
    • No BlackBerry: vá em Chats > Menu > WhatsApp Web.
    • No BlackBerry 10: Deslize de cima para baixo da tela > WhatsApp Web.
    • No Nokia S40: Deslize de baixo para cima da tela > WhatsApp Web.
  3. Escaneie o código QR da tela do seu computador com o seu telefone.

Em seu celular, vá até WhatsApp Web para ver os computadores ativos ou para finalizar uma das sessões do WhatsApp Web.

NOTA: Para reduzir o uso de pacote de internet no seu telefone, recomendamos que conecte seu dispositivo à uma rede Wi-Fi.
 

Criptografia de Ponta-a-Ponta

Quando criptografadas de ponta-a-ponta, suas mensagens, fotos, vídeos, mensagens de voz, documentos e ligações estão seguras e não cairão em mãos erradas.

A criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp está disponível quando você e as pessoas com as quais você conversa estão na versão mais recente do WhatsApp.

A criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp assegura que somente você e a pessoa com que você está se comunicando podem ler o que é enviado e ninguém mais, nem mesmo o WhatsApp.

As suas mensagens estão seguras com um cadeado e somente você e a pessoa que as recebe possuem a chave especial necessária para destrancá-lo e ler a mensagem. E para uma proteção ainda maior, cada mensagem que você envia tem um cadeado e uma chave. Tudo isso acontece automaticamente: não é necessário ativar configurações ou estabelecer conversas secretas especiais para garantir a segurança de suas mensagens.

Importante: A criptografia de ponta-a-ponta está sempre ativada, desde que todos os envolvidos estejam usando a versão mais recente do WhatsApp. Não há nenhuma maneira de desativar a criptografia de ponta-a-ponta.
 

WhatsApp GIF Animado

Após meses de expectativa, o GIF animado já é uma realidade oficial no WhatsApp. O recurso foi habilitado na versão beta do aplicativo, disponível para qualquer um interessado em testar as novidades antes de elas serem liberadas para todo o público. Você pode ver como se registrar no programa de beta do WhatsApp neste link.

LEIA TAMBÉM:  O Sistema de Marketing Multinível Digital Mais Rápido e Simples

Ainda não é possível, no entanto, enviar um GIF animado de sua biblioteca de imagens para seus amigos. Por enquanto, os usuários do WhatsApp Beta podem apenas fazer um vídeo e enviá-lo aos amigos em formato de GIF.

Vale grifar também que os contatos que não tiverem a versão Beta do mensageiro receberão o arquivo em formato de vídeo convencional, sem efeitos animados.

Para fazer isso, depois de ter o WhatsApp Beta instalado, basta seguir o passo-a-passo abaixo:

1. Faça um vídeo. Basta acessar o ícone com o clipe de papel e acessar a Câmera. Depois, basta selecionar Gravar um vídeo. Faça o seu vídeo e confirme.

2. Na sequência, você será encaminhado para uma área de edição. Selecione o trecho que deseja transformar em GIF.

3. Ao fim, vá até o canto superior esquerdo da sua tela e clique no ícone na câmera. Com isso, aparecerá a opção GIF. Envie.

 

bruno marinho curso whatsapp marketing marketing no whatsapp whatsapp marketing whatsapp para negocios

 

Após o envio, o destinatário receberá uma indicação de que se trata de um GIF. Caso o usuário tenha interesse em fazer o download da animação recebida, ela ficará arquivada em uma pasta criada automaticamente chamada “WhatsApp Animated Gifs”.

 

Como fazer WhatsApp Marketing com Sucesso

Aqui estão alguns dados que lhe convencerão a usar o WhatsApp marketing:

  • Mais de 600 milhões de pessoas usam este sistema de comunicação periodicamente.
  • Mais de 70% dos usuários que têm WhatsApp o usam diariamente.
  • Mais de 47 milhões de Brasileiros têm esse app em seus aparelhos.
  • Mais de 10.000 milhões de mensagens são enviadas diariamente através deste canal.

bruno marinho curso whatsapp marketing marketing no whatsapp whatsapp marketing whatsapp para negocios

 

Ainda assim você ainda tem dúvidas do potencial desta ferramenta? Pense por alguns segundos, se você começar a pedir os telefones em um formulário inserido no seu blog ou comércio eletrônico, as possibilidades que este daria:

  1. Envio de promoções.
  2. Realização de sorteios.
  3. Envie notícias e atualizações.
  4. Envie vídeos, áudios, ou outro conteúdo viral.
  5. Enviar conteúdo com links para Landing Pages (otimizado para smartphones).

O envio de conteúdo de texto, imagem ou vídeo através do aplicativo é uma opção válida e já colocada em prática por algumas marcas, no entanto, isso deve ser feito de forma cautelosa. É preciso ter muito cuidado, conhecer bem o terreno e, sobretudo, quem irá receber essas mensagens. Não convém fazer um envio aleatório, por exemplo, afinal de contas, ninguém quer correr o risco de ver o próprio negócio ser classificado como SPAM e, devido a isso, ser mal visto pelo público. Ao menor sinal de desinteresse das pessoas (uma mensagem lida e ignorada pode ser um indício), o mais adequado é cancelar a ação a fim de evitar consequências desastrosas. Saber a hora de parar é uma virtude.

De acordo com o site Academia do Marketing, uma das grandes vantagens do WhatsApp Marketing é a versatilidade em termos de conteúdo que pode ser trabalhado. Iniciativas como enviar mensagens de texto, imagens e até mesmo vídeos já estão sendo adotadas por diversas marcas – e com resultados significativos.

Endeavor Brasil

Uma dica para quem quer usar o WhatsApp para empresas é a criação de um SAC via plataforma. Para a inovação é preciso ter um número móvel disponível e dedicado apenas para mecanismo de comunicação. Os clientes podem tirar dúvidas diretamente com a marca. Para grandes empresas, o ideal é a criação de um número para cada unidade para evitar informação cruzada.

LEIA TAMBÉM:  5 Dicas de Marketing Digital para Atrair Mais Alunos para Sua Escola de Inglês

Outro jeito de usar o WhatsApp para sua empresa é criando grupos na plataforma que falem sobre seus assuntos pertinentes, ou grupos internos para os funcionários. Cada grupo comporta até 100 usuários e é possível criar mais de um canal.

 

O Curso WhatsApp Marketing

Sabe quando não vemos nada além do padrão?

Todo dia e toda hora chegam novos cursos que não falam nada além daquilo que já sabemos. O que eu quero recomendar para você não é um desses casos!

No final do ano passado o Bruno Marinho lançou um curso de WhatsApp Marketing e pediu a minha força na promoção.

O Bruno é um grande parceiro de alguns anos e top afiliado em alguns dos produtos que estão no topo do Hotmart. Uma das coisas que ele faz é vender através da plataforma que virou a sensação do momento. É algo totalmente inexplorado e novo, então quem começar já terá um mercado totalmente crú e promissor.

Recomendo de verdade porque já tenho o treinamento e sei da qualidade.

O Curso WhatsApp Marketing é um programa de aprendizagem, transformação e evolução que proporciona uma visão estratégica na utilização do aplicativo mobile WhatsApp como Ferramenta abundante de Negócios. Isso é o que define esta formação. É mais do que um curso, é mais que um treinamento, é uma atmosfera inovadora de ferramentas, conceitos e conteúdos para desenvolver você!

Durante a formação o participante passará por um processo de transformação e potencialização de suas competências profissionais e pessoais. Terá ainda uma visão mais abrangente do futuro, com novas, entusiasmantes e concretas possibilidades do Mercado de Marketing e Mobile Marketing.

Como fazer WhatsApp Marketing de Sucesso

bruno marinho curso whatsapp marketing marketing no whatsapp whatsapp marketing whatsapp para negocios

 

 

 

Ben Popov

Consultor de Marketing Digital e Marketing de Rede com mais de 15 anos de experiência. Fundador da AulaPlus - Marketing Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é "importado" da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar sobre
avatar
wpDiscuz