Bitcoin – Esquema Ponzi ou Pirâmide Financeira

O que é Bitcoin – Esquema Ponzi ou Pirâmide Financeira

 

Fonte: Washington Post

Às vezes, é difícil dizer se o Bitcoin é mais um esquema de Ponzi ou uma .

Seja como for, o Bitcoin não é uma moeda. É uma espécie de ações de tecnologia (tech stock). Cada Bitcoin é na verdade uma participação em um sistema que está tentando tornar mais barata a transferência das coisas on-line – dinheiro, ações, títulos, mesmo a escritura em sua casa – cortando o intermediário. Bem, tipo isso. Bitcoin não remove o intermediário tanto quanto substitui-lo por intermediários que não te fazem pagar muito, mas fazem a sociedade pagar em vez disso. Este é um progresso?

Supostamente sim. Desde os primeiros dias da Internet, as pessoas estão tentando descobrir como transferir dinheiro online sem ter que passar pelo sistema financeiro. O problema, no entanto, é se eu lhe enviar dinheiro, como você sabe se eu não gastei ele antes de chegar até você ou não enviei para outra pessoa errada? Você não sabe. Então, a única solução foi ter um terceiro confiável, como um banco, sentar-se entre nós. Eu envio o dinheiro para o banco, ele verifica que eu realmente tenho esse dinheiro para enviar, e depois o envia para você, tudo por uma taxa, é claro.

A proposta de Bitcoin é ter uma rede descentralizada de “mineiros” sentados entre nós. Agora, lembre-se, esses mineiros estão tentando ganhar novos Bitcoins, resolvendo problemas de matemática computacionalmente tributáveis. A parte inteligente, no entanto, é que, no processo de fazê-lo, eles também criam um arquivo público de todas as transações Bitcoin, o que é chamado de blockchain. Isso inclui cada Bitcoin que as pessoas ganharam, cada Bitcoin que já foi usado e cada Bitcoin que já foi transferido. Então, agora, não precisamos de um banco para saber que tenho o dinheiro que estou enviando para você, e sim que eu apenas o envio para você. Os mineiros confirmam tudo isso. E a melhor parte é que, ao invés de ter que pagar o banco para fazer isso, o sistema paga os mineiros em Bitcoins novos.

A questão, no entanto, é como você leva as pessoas a minerar o Bitcoin para começar. Claro, você pode dizer-lhes que o Bitcoin é dinheiro digital que eles podem usar para comprar coisas on-line, mas já têm dinheiro que já podem usar para comprar coisas online. E enquanto os comerciantes ficariam mais do que felizes em economizar a porcentagem que pagam nas taxas de transação de cartão de crédito, os clientes são muito mais blasés, uma vez que não os pagam diretamente. A resposta, então, era fazer o que faz algo popular: torná-lo exclusivo.

LEIA TAMBÉM:  7 Maneiras Incríveis de Gerar Ganhos na Internet em 2017

Bitcoin limita o número total de moedas que serão criadas para 21 milhões. Agora, para o primeiro ano e meio da Bitcoin, como Nathaniel Popper documenta em sua história Digital Gold, ainda havia um punhado de pessoas, se isso, minerando. Mas isso começou a mudar quando os libertários, que estavam convencidos, apenas convencidos, de que a impressão de dinheiro da Reserva Federal significaria a destruição do dólar, descobriu o Bitcoin e sua oferta monetária não inflável. Começou um boom.

Mas o que fez as pessoas minerar Bitcoins é o que tem prevenindo eles de gastar Bitcoins. Pense nisso assim. A oferta finita de Bitcoin significa que seu preço deve subir e continuar subindo. Então, se você tem dólares que estão perdendo um pouco de valor para a inflação todos os anos e os Bitcoins que estão ganhando, qual você vai usar para comprar coisas? A pergunta responde, e isso cria outra. Por que isso mudaria? A menos que você não consiga comprar algo online com dólares – como drogas – você sempre vai quer usar seus dólares em vez disso. Comprar coisas com a Bitcoin seria como cobrar suas ações da Apple em 1978 para fazer compras, mesmo que você tenha muito dinheiro real por aí.

O catch-22 é que as pessoas compram Bitcoins porque acham que o preço irá para o infinito e além, uma vez que todos os usem, mas eles não gastam seus próprios Bitcoins porque acham que o preço irá para o infinito e além, uma vez que todos os usem. E então ninguém os usa. Mas se ninguém os usa, então o preço ficará preso em algo muito inferior ao infinito, muito menos além disso. Assim, os fiéis de Bitcoin tentaram não só converter as pessoas, mas também convencê-las a se casar, financeiramente falando, pela causa do cripto.

Mais ou menos assim:

A. Ei, você quer ouvir sobre o futuro? É uma moeda digital chamada Bitcoin que permite que você gaste ou mova seu dinheiro online sem pagar nenhuma taxa.

B. Parece bom. Como é que faz isso?

A. Bem, Bitcoin economiza dinheiro fazendo transações irreversíveis.

B. Então … se eu for enganado, ficarei enganado? Não há nada que eu possa fazer sobre isso?

A. Sim.

B. OK, mas é pelo menos fácil de usar?

A. Então, na verdade eu não uso isso. Eu simplesmente estou acumulando Bitcoins. Estou esperando por alguns tolos maiores para aumentar o preço usando os deles.

B. Oh.

A. Sim. Então você deve comprar alguns Bitcoins e usar os seus.

B. Eu vou voltar a falar com você mais tarde…

Mas Bitcoin é bom para algo diferente que redistribuir a riqueza de um libertário para outro. Isso é transferindo dinheiro, ou qualquer outra coisa, on-line. “O design suporta uma enorme variedade de possíveis tipos de transações”, escreveu o inventor da Bitcoin, Satoshi Nakamoto em 2010, incluindo “transações de custódia, contratos vinculados, arbitragem de terceiros, assinatura multipartidária, etc.” Portanto, sempre que você precisar enviar qualquer tipo de ativo financeiro ou acordo para outra pessoa, você pode enviá-lo junto com um Bitcoin e, por causa da beleza da cadeia de blocos não pagar muitas taxas.

LEIA TAMBÉM:  Como criar um Negócio Online baseado numa necessidade não atendida

É por isso que os bancos de Wall Street estão investigando se eles podem construir suas próprias cadeias de bloco para reduzir os custos antes que seus concorrentes o façam. E enquanto o envio de dinheiro é barato dentro dos EUA, através das fronteiras internacionais não é – a taxa de transferência média, de acordo com o Banco Mundial, é de 7,5 por cento. Não é difícil imaginar, em outras palavras, que a Bitcoin poderia reivindicar uma grande parte do mercado de remessas de US$ 500 bilhões, embora a dificuldade de realmente conseguir o dinheiro físico para as pessoas nos países em desenvolvimento ainda é um obstáculo significativo.

Espere um minuto, no entanto. Como é que o blockchain corte os custos de novo? Lembre-se, ao invés de você pagar uma taxa no banco para processar uma transação, o sistema Bitcoin paga aos mineiros novas moedas para fazê-lo. Em seguida, essas transações são adicionadas à lista de todos os outros num arquivo público, a cadeia de blocos (blockchain).

Mas a qualquer momento, quando parece que você está conseguindo algo por nada, os custos provavelmente estão sendo escondidos. Quais são esses custos? Bem, a mineração Bitcoin é um negócio bastante caro. Mesmo os computadores mais especializados, que minam Bitcoins e apenas Bitcoins, exigem muita energia. Tanto que os mineiros de Bitcoin se instalaram em lugares distantes como a Islândia, onde a energia geotérmica é barata e o ar ártico é mais barato ainda – para que possam operar e resfriar suas máquinas ao menor preço possível.

OK, mas por que devemos nos importar que os mineiros de Bitcoin tenham grandes contas de energia? Eles são os que os pagam, afinal. Bem, a maioria. O problema é que o preço que você paga pela energia não inclui o custo que todos pagamos pela poluição. Portanto, os negócios com uso intensivo de energia que estão pagando menos do que “deveriam” para isso podem gerar spillovers ambientais em todos os outros, ou o que os economistas chamam de externalidades negativas. Uma vez que você leva isso em consideração, não está claro o quanto o Bitcoin está realmente reduzindo o custo, tanto quanto deslocá-lo. Especificamente, transformando os custos de transação em nossos custos de poluição. Agora, o Bitcoin ainda pode reduzir os custos em geral, mas o cálculo não é tão simples como parece se você apenas adiciona os benefícios.

LEIA TAMBÉM:  Como Criar um Bom Negócio Online: A Formula Negocio Online

Não está claro o que Bitcoin é ou o que será, mas é claro o que não é. Não é uma moeda. As pessoas não estabelecem preços em Bitcoin e, na maioria das vezes, não compram coisas com Bitcoin também. A única função de dinheiro que o Bitcoin se aproxima é como um armazenamento de valor, mas nem isso ele faz bem. Embora pareça que os preços do Bitcoin devem subir sempre, eles já ficaram sem mudar por muito tempo e até caíram bastante como aconteceu recentemente. Dito isto, Bitcoin pode ser uma maneira melhor de enviar coisas on-line – ou, pelo menos, sua tecnologia, a cadeia de blocos, pode – mas, novamente, isso depende da quantidade de energia necessária para executar a rede. Entretanto, Bitcoin ainda é um pouco de um esquema Ponzi – ou melhor, uma pirâmide financeira – onde alguns espertões estão tentando nas costas dos leigos e os oportunistas.

 

Conclusão

Você sabe como avaliar profissionalmente o mercado financeiro e como investir na Bolsa das Valores?

Você é um profissional de Forex?

Se a resposta é SIM, você já sabe que o Bitcoin pode ser uma ótima ideia de investimento.

Você é um profissional de Marketing Multinivel?

Se a resposta é SIM, então você já sabe que qualquer empresa de MMN que trabalha com Bitcoin é uma simples pirâmide financeira, feita para roubar o dinheiro dos leigos e quebrar.

E se você não é um especialista em , agora já sabe por que deve ficar longe dessa “revolução tecnológica” e focar num negócio serio ao invés de perder o seu tempo e dinheiro com coisas que você não entende nem controla.

 

Analise INEDITO dos 7 tipos de Negócios Online mais lucrativos em 2017

bitcoin esquema ponzi bitcoin piramide financeira o que e bitcoin

 

 

 

Avalie a importância deste artigo! Vote!
[Total: 28 | Média: 4.3]

Ben Popov

Consultor de Marketing Digital e Marketing de Rede com mais de 17 anos de experiência. Fundador da AulaPlus – Marketing Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é “importado” da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

Deixe um comentário

1 Comentário em "O que é Bitcoin – Esquema Ponzi ou Pirâmide Financeira"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   os mais novos | os mais antigos | mais votados
Guilherme Ferraz Gavinier
Visitante

Caramba, não sabia que o Bitcoin tinha este poder. Eu pensava que era só balela. Vou busca investir.
Excelente postagem.