Automatização de Marketing Digital para Hotéis e Pousadas

Automatização de Marketing Digital para Hotéis e Pousadas

 

 

Como usar o Marketing Digital para Hotéis e Pousadas, conseguir mais hospedes e fidelizar os seus clientes existentes? Leia o artigo completo e descubra como a automatização de Marketing Digital pode ajudar o seu hotel ou pousada bombar de hospedes voltando para mais e mais estadias!

A ideia desse artigo surgiu depois de várias conversas com os donos de pousadas e hotéis na região de Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, sobre os problemas que encontram, usando técnicas de marketing tradicional.

A maioria dos proprietários entrevistados usava marketing off-line – folhetos, propaganda paga nos jornais e revistas da região, e também como , propaganda paga no UOL e Google juntamente com marketing nas redes sociais via canais de comunicação dos estabelecimentos no Facebook e Twitter, etc.

O problema que a maioria dos proprietários de hotéis e pousadas disseram ter é baixa taxa de engajamento e resultados que não justificam os valores pagos.

Após algumas perguntas sobre as campanhas de marketing feitas, ficou claro que no caso de off-line marketing – publicações e propaganda impressa, eles receberam orientações e sugestões de um profissional de marketing junto com o jornal ou a revista, mas, com relação ao marketing digital eles decidiram fazer por conta própria.

=> LeadLovers – Quero Automatização de Marketing Digital completa para a minha Pousada/Hotel!

marketing de sms marketing digital para hotéis e pousadas marketing para hoteis marketing para pousadas

 

Imediatamente identificamos uma das principais razões para não se obter resultados satisfatórios nas redes sociais – Facebook e Twitter, e com as propagandas online no site do UOL e Google – o marketing digital é muito complexo e envolve conhecimento e experiência especializada para conseguir bons resultados. O marketing digital não é uma solução barata, mas é a melhor solução atualmente, se executado por um profissional ou equipe especializada.

Porém, existem algumas soluções de automatização de Marketing Digital para Hotéis e Pousadas que qualquer dono de pousada ou hotel pode usar para atrair mais hóspedes e impulsionar suas vendas.

Considerando que 99% dos empreendimentos brasileiros são de micro e pequeno porte, a soma dos empregadores e dos conta-própria da PNAD pode ser avaliada como uma boa representação do conjunto de indivíduos que são donos de negócio no país (com ou sem registro formal).

Como a PNAD permite identificar os donos de negócio por grau de informatização, é possível segmentar e analisar esse conjunto de pessoas em dois grandes grupos:

Donos de negócio de alta informatização: aqueles que possuíam computador no domicílio e/ou acessaram a internet nos últimos doze meses relativos ao momento em que a PNAD foi realizada pelo IBGE (terceiro trimestre de 2013); e
Donos de negócio de baixa informatização: aqueles que não possuíam computador no domicílio e não acessaram a internet nos últimos doze meses relativos ao momento em que a PNAD foi realizada pelo IBGE.

Segundo dados da PNAD realizada pelo IBGE, entre 2003 e 2013 houve crescimento de 10% no número de donos de negócio no país, passando de 21,4 milhões para 23,5 milhões de pessoas. Nesse mesmo intervalo de tempo, o número de donos de negócio de alta informatização quase quadruplicou, passando de 3,9 milhões para 14,3 milhões de pessoas (acréscimo de 10,4 milhões de indivíduos). Entretanto, a quantidade de donos de negócio de baixa informatização caiu 47%, variando de 17,5 milhões para 9,2 milhões de indivíduos.

Em consequência disso, a participação relativa dos donos de negócio de alta informatização avançou de 18% para 61% e a dos donos de negócio de baixa informatização recuou de 82% para 39% do total.

LEIA TAMBÉM:  O que é SnapTube e como baixar e usar no seu celular Android

Esse resultado é muito positivo, indicando que, ao longo de dez anos, os recursos de informática tornaram-se mais acessíveis aos donos de negócio. Entre os fatores que contribuem para o aumento da informatização da sociedade brasileira estão, por exemplo, a tendência de aumento da escolaridade, o aumento de renda média na última década, a queda dos preços dos produtos de informática, a maior oferta de produtos de informática e de acesso à internet e o alto interesse do brasileiro, em especial dos mais jovens, em buscar o acesso à internet.

=> LeadLovers – Quero Automatização de Marketing Digital completa para a minha Pousada/Hotel!

marketing de sms marketing digital para hotéis e pousadas marketing para hoteis marketing para pousadas

 

LeadLovers – A única plataforma de Automatização de Marketing Digital para deixar você livre para pensar em negócios, não em ferramentas!

O LeadLovers é uma ferramenta de relacionamento B2C (business-to-consumer), ou seja, de relacionamento entre empresa e consumidor final, onde um dos objetivos é criar uma imagem confiável da marca e agregar valor ao consumidor. O LeadLovers é a ferramenta perfeita para automatização de Marketing Digital para Hotéis e Pousadas no Brasil, garantido!

Ainda está confuso? Não se preocupe, vou explicar melhor.

Geralmente, quando uma empresa ou pessoa tenta vender algum produto online, ela vai até o Facebook Ads ou Google Adwords e faz um anúncio com link para oferta, tentando vender já de primeira, mas, na maioria das vezes, o anúncio não é eficiente, pois as pessoas que clicam nele não têm um conhecimento prévio sobre o produto/serviço.

Para chegar ao nível de compra é necessário gerar conhecimento nos consumidores e isso só é possível através de um relacionamento com eles. Para se relacionar com os seus futuros clientes são necessárias três coisas básicas: páginas de capturas (landing pages, squeeze pages), uma sequência de e-mails e páginas de recompensas. Todo esse processo serve para a captura de leads e para cada passo você precisará de uma ferramenta.

Você encontra estes tipos ferramentas gratuitamente online, mas se você busca por um resultado efetivo, chegará o momento que você precisará pagar para ter este resultado, ou seja, o grátis passa a ser pago e chegará ao ponto que você estará pagando por três ferramentas, em plataformas diferentes, para conseguir o que quer. Não é um saco isso? Realizar cada trabalho em uma plataforma diferente.

Nesse requisito, o LeadLovers é imbatível, pois você tem acesso as três ferramentas (página de captura, sequência de e-mails e páginas de recompensas) em um só lugar, além dos outros inúmeros benefícios que ela pode te fornecer.

=> LeadLovers – Quero Automatização de Marketing Digital completa para a minha Pousada/Hotel!

Mas, antes de te fazer uma ofertar irrecusável, deixe-me falar um pouco mais sobre os outros 6 benefícios da LeadLovers.

Automatização de Marketing Digital para Hotéis e Pousadas

1. Criação de páginas web

Através da utilização de uma plataforma de automação de marketing, é possível ter acesso a uma ferramenta capaz de criar páginas web em instantes, de forma rápida e intuitiva. Além de agilizar o processo de criação das páginas para a web, você será capaz de economizar um bom dinheiro, pois não precisará contratar um web designer para fazer isso, nem mesmo assinar alguma outra ferramenta que só se dispõe a construir páginas.

LEIA TAMBÉM:  Logaster - Serviço Online de Criação de Logos

Lembre-se: uma plataforma de automação de marketing reúne em um único serviço, um conjunto de ferramentas que têm como objetivo automatizar os seus processos, e dessa forma, ajudar você a ter sucesso e, como consequência, reduz seus gastos.

2. Gestão de leads

Uma das principais funcionalidades da automação de marketing é, sem dúvida, a gestão de leads, porque de nada adianta gerar milhares de leads, se estes não forem qualificados. E através do acompanhamento desses leads, é possível saber sobre as interações de cada um com os seus e-mails e, com isso, reunir um conjunto de informações sobre ele. Dessa forma, a sua estratégia de marketing pode ser colocada em ação conforme o estágio no qual se encontra o lead no seu .

Além do acompanhamento do lead, com a automação de marketing você pode gerar milhares de novos leads através de landing pages (páginas de captura), anúncios no Facebook, e até mesmo nos comentários dos posts na rede social, além de poder gerar leads através das suas mensagens de e-mail.

3. Gatilhos inteligentes na automação de marketing

Com essa funcionalidade, é possível criar ações automáticas nos funis e páginas, criar filtros e, a partir deles, automatizar os seus processos. Por exemplo, quando o seu lead assiste a um determinado vídeo, você atribui para ele uma pontuação, quando baixa aquele e-book que você enviou, ele recebe outra pontuação, e etc.

Dessa forma, nos gatilhos mentais, você cria um filtro de acordo com essa pontuação. Digamos que você crie um filtro para os leads com pontuação acima de 50 pontos, após isso, deverá criar uma ação, que pode ser, por exemplo, enviar um cupom de desconto para ele.

4. Acompanhamento de métricas

Com a automação você poderá acompanhar, diariamente e de uma forma detalhada, os resultados das suas ações de marketing. A partir dos dados recebidos, será possível avaliar o que está funcionando, e na medida do necessário, corrigir as estratégias que não estão dando o retorno esperado. Além disso, as métricas apresentam dados sobre o comportamento dos leads em relação aos seus e-mails enviados.

As métricas fornecidas pela plataforma de automação de marketing podem ajudar você a convencer a diretoria e a sua equipe da eficácia das ações de marketing digital, e com isso conseguir reunir mais investimentos para o setor.

5. Otimização de conteúdos

O seu conteúdo precisa ser constantemente atualizado, e a automação de marketing, além de automatizar os seus processos, procura otimizá-los, porque com a automação é possível segmentar o seu público, e assim, entregar o conteúdo certo para a pessoa certa. Dessa forma, você aumentará as chances de fidelizar seus clientes e conquistar novos.

Em campanhas de e-mail marketing e newsletters, muitas vezes o que acontece é o contrário: o conteúdo é enviado de forma igualitária, não havendo a preocupação da segmentação. Nesse caso, uma plataforma de automação de marketing auxilia na otimização de newsletters e e-mail marketing, pois cada lead será tratado conforme a sua fase no funil.

6. Nutrição de leads

Não basta entregar o conteúdo certo para a pessoa certa, é necessário entregá-lo no momento certo, e a automação de marketing permite nutrir leads ainda não prontos para comprar, pois às vezes, o lead ainda nem sabe que tem um problema. Nesse caso, ele precisa ser educado, e só quando estiver realmente pronto, poderá usufruir dos benefícios do seu produto ou serviço, ou seja, quanto mais o lead conhece os seus problemas, e as possíveis soluções, maiores são as chances dele investir na sua solução.

LEIA TAMBÉM:  8 Estratégias de Marketing Multinível Digital para ter Sucesso no seu Negocio

Além disso, através da automação de marketing é possível criar estratégias de engajamento em múltiplos canais, dessa forma, você poderá atingir o seu público-alvo, na mídia mais utilizada por ele, porque de nada adianta focar numa determinada rede social, se a sua persona nunca está lá.

Os itens citados acima são apenas um aperitivo do que você encontra na ferramenta LeadLovers – A Máquina de Vendas Online.

BÔNUS ESPECIAL

Além dos recursos mencionados acima, ao adquirir o LeadLovers, você terá acesso ao curso “Copy Express” do grande e renomado guru do Marketing Digital Brasileiro, o Conrado Adolpho. Outro acesso é o curso de Remarketing da Camila Porto e do “Vídeos que vendem” com Michael Oliveira… E também, é claro, terá acesso a um treinamento completo sobre a usabilidade do próprio LeadLovers.

Não perca mais tempo, confira a oferta irrecusável que eu tenho exclusivamente para você.

 

Outra solução incrível é usar o serviço de SMS/Torpedo que todas as operadoras móveis oferecem.

Um estudo feito pelas empresas Radicati Group e OFCOM em 2011 mostra resultados surpreendentes:

– A taxa de abertura de SMS é de 98% versus a taxa de abertura de E-mail – 22%
– A porcentagem dos clicks em um link no SMS é 19% versus 4,2% no e-mail
– No mundo tem 6 bilhões de usuários de telefonia móvel versus 3,6 bilhões de usuários de e-mail
– No caso de abertura de e-mail num celular a taxa é de 44% versus 98% taxa de abertura de SMS

Obviamente, um SMS/Torpedo chega muito mais rápido e a chance de ser lido e o link nele clicado muito mais alta em comparação a um e-mail tradicional!

Como funciona isso na prática:

1. Primeiro, temos que capturar os números de celulares dos hóspedes ou hóspedes em potencial. Isso podemos fazer online – pelo próprio site do hotel ou pousada ou off-line, quando o cliente já está hospedado.

Captura online – inclui um campo obrigatório no formulário de contato com uma opção para receber promoções e notícias via SMS.

Captura off-line – na hora da saída, pede na recepção preenchimento de um questionário de satisfação com a opção para receber promoções e notícias via SMS.

A maioria de seus clientes não vai ter nada contra em receber promoções, desde que você não envie campanhas com muita frequência e respeite a privacidade deles.

2. Uma vez você tem uma data base com números de celulares de seus clientes, você pode começar a fazer campanhas com promoções, etc.

Você pode segmentar a sua lista de números, criando grupos – clientes em potencial, hóspedes frequentes, etc.

Para as suas campanhas de SMS você pode contratar um serviço de envio de massa junto com a sua operadora ou contratar um serviço independente como, por exemplo, o serviço da BlasterPhone Telecomunicações.

AulaPlus tem consultores de Marketing Digital de alta qualificação e extensa experiência prontos para atender a necessidade de qualquer empresa ou negócio sair na frente da concorrência. Entre em contato e vamos conversar!

Avalie a importância deste artigo! Vote!
[Total: 5 | Média: 5]

Ben Popov

Consultor de Marketing Digital e Marketing de Rede com mais de 17 anos de experiência. Fundador da AulaPlus – Marketing Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é “importado” da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar sobre
avatar