As 7 Estratégias de Marketing atrás do Sucesso do Pokémon Go

As 7 Estratégias de Marketing atrás do Sucesso do Pokémon Go

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Se você ainda não ouviu falar de Pokémon Go, você não deve ter acessado a internet nos últimos tempos.

A febre do “Pokémon Go” pegou o mundo de assalto desde que o joguinho para smartphones foi lançado nos EUA, Austrália e Nova Zelândia, na última quarta-feira. Desde então, as ações da japonesa Nintendo, produtora do game, se valorizaram em 36% na Bolsa de Valores de Tóquio. De acordo com a consultoria SimilarWeb, o jogo já está instalado em mais smartphones Android que o popular aplicativo de paqueras Tinder.

O Globo

“Pokémon Go” se baseia na franquia de mídia criada em 1995 por Satoshi Tajiri, sobre criaturas fictícias chamadas Pokémons, que são treinados e capturados por humanos para lutarem entre si. O primeiro produto lançado foi um par de jogos para o console portátil Game Boy, da Nintendo, mas a franquia é mais conhecida por popular programa televisivo, que elevou personagens como Pikachu e seu treinador, Ash Ketchum, ao estrelato.

Na superfície, o Pokémon Go é somente um jogo móvel divertido cuja popularidade é tão intrigante quanto é divertido, mas a diversão superficial do aplicativo levou a Nintendo a alguns resultados reais de valorização estimados em 7.5 bilhões de dólares!

Então, como é que este jogo móvel aparentemente nicho disparou para tal popularidade surpreendente depois de apenas alguns dias? Essa popularidade enorme e extremamente rápida se resume a um punhado de estratégias de marketing inteligentes, os quais podem ajudá-lo na promoção da sua própria empresa e produtos.

7 Estratégias de Marketing atrás do Sucesso Global do Pokémon Go

 

1. Uma boa marca pode vender praticamente qualquer coisa

Pokémon Go é mais ou menos baseado em um sistema que já existe que foi criado para um outro jogo móvel de localização, Ingress. Você já ouviu falar de Ingress? Possivelmente, mas ele nunca teve sucesso global porque a sua marca nunca se tornou bem reconhecida. Pokémon, por outro lado, é uma marca que tem sido consistentemente desenvolvida durante mais de 20 anos. Seu design de personagens, qualidade do jogo, e o reconhecimento como uma série de jogos de vídeo (e anime) tornou-se tão poderosa que só a sua presença por si ajudou a vender o jogo para várias gerações de fãs de Pokémon. O jogo em si é bom, mas sem a marca, ele nunca teria decolado.

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2. O timing é realmente importante

Pokémon Go foi lançado logo após o início do verão nos EUA, quando as crianças estão fora da escola, festivais estão acontecendo e as pessoas estão à procura de qualquer desculpa para ir lá fora e caminhar um pouco. Você pode imaginar o que seria se o jogo fosse lançado no auge do inverno? Durante uma tempestade de neve? A data de lançamento não é coincidência. O timing também foi perfeito em uma perspectiva mais ampla; Pokémon tem 20 anos agora, e os fãs que eram crianças quando a série foi lançada pela primeira vez agora são adultos de 20 e poucos anos com poder de compra significativo.

 

3. A prova social é tudo hoje em dia

Graças ao nosso mundo imediatamente conectado, altamente comunicativo e integrado as , a prova social é tudo na era moderna. Nós não compramos nada a menos que alguém tenha avaliado primeiro. Nós não notamos nenhum negócio a menos que ouvimos alguém falando sobre isso. Com Pokémon Go, a prova social é visível, quando você vê as pessoas se divertindo com o mesmo jogo móvel por todos os lados é impossível não querer se envolver.

 

4. Um sentimento de identidade leva a lealdade

Há um punhado de fatores de identidade que fazem Pokémon Go um sucesso tão viciante, os quais dão aos usuários um sentimento de pertença e lealdade. A primeira é uma camada de nostalgia; as pessoas de 20 e poucos anos em todo o mundo cresceram com Pokémon, e esta é uma maneira de se remeterem aos sentimentos originais que tinham sobre o jogo no final dos anos 90. A segunda é uma divisão de lealdade; no jogo, você deve escolher entre três facções rivais, e ser capaz de identificar-se com vitórias e derrotas de uma facção. Isso é uma excelente maneira de levar as pessoas a se envolverem mais, semelhante aos fãs de futebol que ficam tão envolvidos emocionalmente em seus times.

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5. Você não precisa de uma campanha publicitária de peso

Quantos anúncios você viu sobre o Pokémon Go antes de seu lançamento? Provavelmente nenhum. Compare isso com um filme blockbuster como Deadpool ou Batman vs. Superman: A Origem da Justiça, ambos com campanhas pesadas de anúncios para nos levar aos cinemas. Pokémon Go não investiu muito em publicidade, porque não precisava dele – seja porque os executivos de publicidade responsáveis sabiam que o sucesso do aplicativo seria dependente do marketing e fatores virais que listei nesse artigo ou eles realmente não esperavam que o aplicativo fosse um sucesso tão grande. Meu palpite é que aconteceu o primeiro, mas o importante aqui é que você não precisa de um orçamento de publicidade enorme para ser um comerciante eficaz. Você apenas tem que se conectar com seus clientes no nível emocional.

 

6. É importante recompensar o investimento dos clientes

Se você quiser aumentar a fidelidade do cliente, você precisa recompensar os consumidores para eles continuarem a investir no seu produto. Em Pokémon Go, os jogadores recebem bônus e incentivos para subir de nível, pegando um Pokémon novo, e até mesmo tendo a emoção de encontrar um Pokémon raro ou ganhar uma intensa batalha é suficiente para manter os usuários extremamente envolvidos, mesmo durante algumas partes menos ativas do jogo. Há recompensas definidas para o investimento continuo e é isso que mantém os usuários jogando, às vezes à custa de sua produtividade.

 

7. Curvas de baixa aprendizagem levam a taxas de adoção mais elevadas

Outro componente do sucesso de Pokémon Go é a sua curva de baixa aprendizagem; apesar de não ter tutorial formal ou instruções, é muito fácil pegar o básico do aplicativo. Você pode cavar fundo para investigar a mecânica do jogo, mas tudo o que você realmente precisa fazer para se divertir é andar por aí e ficar em alerta para vibrações de telefone (que indicam que um Pokémon apareceu). Sites bem desenhados, plataformas de comércio eletrônico, aplicações e produtos são aqueles que acolhem novos usuários com braços abertos e tornam extremamente fácil para as pessoas se envolverem, que é uma lição que você pode aprender a partir de aplicativos de mídias sociais de sucesso como Instagram e Snapchat também.

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Coloque essas estratégias de marketing em pratica na sua própria empresa ou organização, e você vai inevitavelmente ver um aumento na aquisição e retenção de clientes. Você tem que começar com um bom produto, por exemplo, mesmo com essas vantagens comerciais, se Pokémon Go fosse um desastre de jogo, ele não pegaria. Estas estratégias de marketing podem ajudar a transformar qualquer base sólida em um verdadeiro sucesso global.

 

 

Ben Popov

Consultor de Marketing Digital e Marketing de Rede com mais de 15 anos de experiência. Fundador da AulaPlus - Marketing Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é "importado" da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

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