Como aprender inglês e se tornar um empreendedor online de sucesso

Como aprender inglês e se tornar um empreendedor online de sucesso

 

Por que aprender inglês é tão importante para o seu sucesso como online?

A resposta é simples: Conhecimento.

Trabalhar com informações sempre atualizadas é um tremendo benefício para qualquer profissional de que busca sucesso.

Muitas informações que existem no mercado de Marketing Digital brasileiro vêm do mercado americano.

Os americanos já estão bem mais avançados, pois eles já estudaram mais, já realizaram mais testes, desenvolveram novas ferramentas e técnicas usadas no Marketing Digital. E eles também possuem mais experiência.

Alguns empreendedores digitais no Brasil, estão buscando conhecimento “lá de fora”, e adaptando-o ao nosso mercado. Muitos estão ganhando bastante dinheiro com isso, pois estão sempre trazendo novidades de outros mercados, e acabam fazendo muito sucesso por aqui.

Ler, escrever e entender inglês possibilita você assistir cursos, vídeos, palestras e ouvir áudios sobre as novidades do mundo digital diretamente da fonte.

Enfim, trabalhar com Marketing Digital requer estar sempre se aperfeiçoando, descobrindo novas técnicas, ferramentas e novos conceitos.

Para você se destacar no seu negócio online dos demais, é preciso fazer coisas diferentes e estar sempre atualizado.

Quando o assunto é empreendedorismo, aprender é uma das palavras mais importantes para o sucesso (se bem que sucesso é muito subjetivo, para um pouco e pense: o que é sucesso para você? Isso é tema para uma outra postagem.) Aprender a liderar, focar, agregar valor… Enfim, para empreender é preciso estar muito disposto a aprender.

O inglês te insere num mar azul de oportunidades em qualquer área e agrega valor no currículo, porém a língua se torna um verdadeiro diferencial para quem está no mercado como patrão, chefe, líder, boss, CEO. Estar à frente da própria empresa requer dinamismo, inovação, criatividade para solucionar problemas e capacitação.

Com a internet e as novas tecnologias, cada vez mais vivemos em um mundo sem fronteiras…. Algo maravilhoso né?

E hoje o mundo gira em torno do inglês…

Mesmo sendo uma língua muito mais simples do que o português, por que será que muitos brasileiros têm dificuldade em aprender o idioma?

Bom… tem uma explicação clara para isso: está diretamente relacionado com o modo como você estuda o inglês.

Ficar trancado em sala de aula fria, estudando gramática e fazendo exercícios chatos em uma apostila não é a maneira mais prazerosa de aprender inglês, concorda?

Por isso, a chave para você aprender inglês facilmente e RÁPIDO é tornar essa a aprendizagem em algo prazeroso. Em algo natural. Algo que combina com seu dia-dia. Algo que você gosta mesmo!

Sabe como você consegue isso? Assistindo vídeos, filmes, séries e outros programas em inglês.

Isso mesmo!

Como aprender inglês assistindo filmes e videos

Basta escolher algum gênero que seja de fácil entendimento para você, afinal de contas, essa escolha irá impactar diretamente no resultado final do seu aprendizado.

Sugiro que você assista algo como comédias românticas, pois esses tendem a ser filmes voltados para o dia-a-dia. Contam as histórias de pessoas comuns, com relacionamentos comuns e normalmente são nativos dos EUA, ou seja, inglês norte-americano sem muito sotaque.

Além disso, normalmente o trabalho do personagem não é muito diferente, portanto não vai ser muito complicado entender o que está acontecendo. E o filme todo não vai ser direcionado à um vocabulário complexo de vocações como em filmes de ação, por exemplo.

Também considere animações, desenhos ou filmes, programas de televisão e séries para adolescentes (como nos canais Disney ou Nickelodeon). Você pode não se interessar nestes tipos de filmes ou programas, mas se quiser motivar seu(s) filho(s) a praticarem o inglês, pode ser uma boa maneira de incluir o idioma no dia a dia da sua família.

É importante notar que se não for filme, vídeo, documentário ou seriado com sotaque neutro, de preferência inglês norte-americano, pode ser algo entre difícil e impossível entender! E nem sempre isso depende do seu nível atual de inglês.

LEIA TAMBÉM:  6 técnicas infalíveis para se tornar influente e persuasivo

 

Assistir com legenda em português ou não?

Assistir um filme com áudio em inglês e legenda em português com certeza é melhor do que assistir um filme dublado. Porém, bom mesmo é você assisti-lo com legenda e áudio em inglês.

Deixe eu te explicar…

É importante que você observe que o país inteiro está assistindo filmes em inglês, com áudio original, e com legendas em português há muitos e muitos anos, mas raramente alguém chega aprender 10 palavras novas dessa forma!

Não digo que é impossível, mas é muito difícil acontecer.

Seu cérebro vai direto para as legendas em português, sem considerar muito o áudio, e vai fazer isso de forma tão natural que só percebe mesmo no meio do filme quando, após 45 minutos, você percebe que não aprendeu uma palavra sequer. Por esse motivo já digo que não é a melhor opção (porém, melhor que assistir filme dublado!)

Mas é importante que no mínimo a versão original do vídeo que escolheu seja em inglês, OK? Isso significa que você não deve assistir algo que o original seja português (ou outra língua), porém dublado em inglês. O filme tem que ser originalmente em inglês e com legendas em inglês.

Para quem “não fala nada”, ou quem tem um nível ainda muito limitado, é até melhor começar com vídeos curtos. Assim você não precisa manter a atenção e foco durante 2 horas de um filme em outra língua a qual você não entende ainda.

Para iniciar, indico um vídeo com duração média de 5 a 15 minutos que você possa achar no YouTube ou outro site da internet. Não esqueça que suas opções estão super abertas quando falamos a palavra “vídeo”, pois existem milhares de opções na internet que não são filmes ou séries de televisão! Vou listar algumas ideias aqui:

RECEITAS: Assista um vídeo onde um cozinheiro ensina os passos de uma receita em poucos minutos! Em 5 minutos de vídeo você tem acesso a inúmeras palavras novas, verbos, vocabulário, gíria, e ainda aprenda como cozinhar algo novo. Para quem já tem que cozinhar mesmo, isso é uma ótima forma de usar o inglês no dia-a-dia;

DOCUMENTÁRIOS: Existem documentários longos, mas você pode achar documentários mais curtos ou achar trechos pequenos em canais como YouTube e até Facebook;

NOTÍCIAS: Não digo o jornal inteiro, mas você pode assistir trechos de 2 a 7 minutos sobre reportagens específicas de assuntos que te interessam. Pode ser algo sobre animais de estimação, ou sobre moda. Pode ser modelos de carros de última geração ou mil coisas diferentes;

PREGAÇÕES: A maioria do país é religiosa. Isso é um fato. Nem todo mundo é da mesma religião, claro, mas geralmente o vocabulário dentro de uma religião é única daquela religião e repassa para outras línguas. Se você é uma pessoa religiosa, pode procurar pedaços de pregações que tratam de áreas interessantes para você, como “perdão” ou “fé”, por exemplo.

Se procurar no Youtube você pode encontrar vídeos de 5 a 30 minutos de uma pregação que originalmente era muito mais. O lado bom é que geralmente esses vídeos foram feitos de forma que, mesmo curto, começa e termina com uma ideia fechada para que você não fique perdido no meio;

DESENHOS EDUCACIONAIS PARA CRIANÇAS PEQUENAS: Quem tem filho pequeno pode assistir desenhos como Homem Aranha com seus filhos. Mas não esqueça que o áudio tem que ser em inglês. Acredite ou não, muitas vezes eles nem percebem que colocou em outra língua. Isso é fácil quando procura no tablet ou celular através do YouTube – basta só procurar “Spider-Man”. Também existem muitos vídeos educacionais como Dora ou outros até mais infantis ainda que ajudam seus filhos pequenos e ao mesmo tempo papai ou mamãe podem aproveitar para aprender um pouco do vocabulário enquanto passa tempo valioso em família;

LEIA TAMBÉM:  4 Profissões Mais Cogitadas no Mundo dos Freelancers

DIY VIDEOS: “DIY” significa “Do it yourself” (faça você mesmo) e existem milhares desses vídeos na internet que ensinam como pessoas comuns podem fazer artigos para sua decoração, roupas e etc. por conta própria. Isso pode ser um tipo de artesanato ou trabalho manual, como pintura mais avançada de parede, trocar o óleo do seu carro, ou como fazer uma festa para seu filho de 1 ano. A palavra-chave para a busca tem que ser em inglês, mas comece digitando DIY para ver quais resultados aparecem.

No início você provavelmente terá um pouco de dificuldade de entender o contexto do vídeo, isso é normal. Mas, com o tempo e a prática você vai perceber que vai ficando cada vez mais fácil. O importante é não desistir e se manter firme nesse propósito.

 

O método de aprendizagem

Agora que você sabe como escolher um bom vídeo (filme, seriado etc.) … vou te mostrar como você consegue atingir seu objetivo, separei seis dicas que você deverá fazer enquanto assiste ao vídeo. Esses serão fundamentais para te ajudar a acelerar o aprendizado do inglês:

  1. Faça uma sinopse

Escreva em inglês um resumo do episódio que assistiu, ou do filme. Faça isso conforme seu nível, claro! Se tiver pouco inglês, escreva algo super curto, de uma linha ou duas. É importante que você não deixe para fazer isso no final do vídeo e tenha sempre em mãos um computador ou caderno para fazer as anotações necessárias.

Muitas pessoas acham melhor assistir o vídeo inteiro e depois anotar os pontos principais. Porém, você irá recapitular melhor o conteúdo se fizer uma pausa durante o filme ou série, anotar seus insights e depois continuar assistindo, ou seja, ter controle sobre o vídeo.

Outra vantagem de fazer essas anotações é que, em cada momento que você for assistir um novo episódio, pode recapitular o que aconteceu no capítulo anterior revisando as anotações que você fez.

Caso não queira fazer resumos, você também pode escrever uma crítica do filme e até mesmo publicá-las em um site, por exemplo, para trocar informações com outros fãs do mesmo filme ou série. E, se você deixar sua imaginação aflorar, pode até mesmo tentar adivinhar qual será o fim da série e o que acontecerá nos próximos episódios.

Cada pessoa tem um nível diferente em inglês, então faça de forma que seu inglês seja desafiado, mas não precisa se matar também. Qualquer coisa é melhor que nada.

  1. Faça uma descrição de cada personagem

Os amantes das séries e filmes, mesmo sem precisar, já fazem isso por vontade própria… E é uma ótima maneira de aprender o inglês.

Você poderá analisar os personagens, escrever quais são os papéis de cada um, o que fazem, suas vocações, enfim. Use sua imaginação para escrever o que achar interessante sobre cada personagem.

Descreva cada um fisicamente. Depois descreva a personalidade de cada um de forma elaborada. Faça essas descrições como se estivesse descrevendo detalhadamente para um amigo que não conhece!

Cada descrição trabalha muito na relação entre substantivos e adjetivos em inglês!

  1. Aprender os Phrasal Verbs

O Phrasal Verb é um conjunto de 2 a 3 palavras, geralmente verbo + preposição ou verbo + advérbio que não faz nenhum sentido a pé da letra, mas juntos funcionam como um verbo diferente e, muitas vezes, mais informal. Alguns exemplos são: to blow up, que significa explodir; to break up, que significa terminar um relacionamento e etc.

LEIA TAMBÉM:  Como criar um Negócio Online baseado numa necessidade não atendida

É tão chato aprender isso em sala de aula que alunos odeiam aprender e os professores odeiam ensinar.

Por isso, nem tente sentar em uma cadeira e decorar todos os phrasal verbs. Desse jeito você não irá aprender realmente como usá-los e logo irá esquecer o que decorou.

Por isso, a maneira mais fácil de aprender não só quais são os phrasal verbs, mas também como aplicá-los, é assistindo seus filmes e séries favoritos. Preste atenção em cada um deles e anote sempre que perceber quando algum personagem falou um phrasal verb.

  1. Aumentar seu vocabulário

Você pode, por exemplo, ligar a televisão por 5 minutos em um canal como o Discovery Home & Health e assistir algum programa em um novo idioma e sem a função de legenda.

Nesse curto espaço de tempo, perceberá que é possível aprender muitas frases e palavras novas. Testa!

Aprender um novo vocabulário pode ser considerado nome de pessoas, coisas, vocações, lugares, e palavras de ação (verbos), cores, outros adjetivos (que descrevem coisas), e etc.

  1. Aprender expressões idiomáticas

Uma expressão idiomática é quando não podemos traduzir ao pé da letra uma frase, pois não fará sentido nenhum. Como por exemplo a expressão “the cat got your tongue”.

Traduzindo literalmente significa “o gato comeu sua língua”, mas a gente sabe que essa expressão não quer dizer literalmente isso. O real significado é que na verdade “a pessoa não consegue falar”, está sem palavras, travou sua fala momentaneamente.

  1. Identificar a gramática

Uma forma simples de explicar o que é gramática é dizer que ela é a forma como juntamos muitas palavras numa frase para fazer sentido.

Sabemos que não adianta conhecer 10 palavras variadas e colocar tudo uma linha de qualquer forma – isso não significa que vai formar uma frase e não significa que alguém vai entender.

Sendo assim, a gramática é simplesmente a fórmula para saber qual coisa colocar onde para que faça sentido.

Perceber quais são os tempos verbais usados nas frases dos personagens é uma boa forma de treinar a gramática assistindo a um vídeo.

Uma dica nesse caso é tentar alterar o tempo verbal de algumas frases (usar no passado, presente, futuro por exemplo). Quando identificar alguma sentença no passado, você pode refazê-la com a conjugação no futuro, e vice e versa.

Exemplo passado: I drank water

Exemplo presente: I drink water

Perceber a ordem certa de um substantivo e adjetivo vai te ajudar na próxima vez que forma alguma frase em inglês.

Claro que não é importante saber esses termos gramaticais para poder falar o “linguajar” dos professores de inglês, mas no mínimo quando escuta uma pessoa falar “You are a beautiful woman” você deve ser capaz de perceber que “beautiful” vem antes de “woman”.

Na frase “I have a green car” a palavra “green” vem antes de “car”. Assim você pode nunca aprender qual é o adjetivo e qual é o substantivo, mas você deve, sim, deduzir que a descrição vem antes da coisa.

Isso já é ao contrário do português então será algo notável.

 

E no final…

Se você gostou daquilo que você leu, tenho mais para você: O Treinamento Exclusivo e GRATUITO chamado dos “3 Passos Para Falar Inglês Hoje”

Avalie a importância deste artigo! Vote!
[Total: 11 | Média: 4.9]

Ben Popov

Consultor de Marketing Digital e Marketing de Rede com mais de 17 anos de experiência. Fundador da AulaPlus – Marketing Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é “importado” da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar sobre
avatar