O que é Marketing 3.0

Aprenda o que é Marketing 3.0 e como funciona na pratica

 

O que é Marketing 3.0? Você está preparado?

 

Bom, antes de tudo, começarei explicando o Marketing 1.0.

O Marketing 1.0 tem seu foco no produto, não importando se importando tanto com a opinião do cliente.

Seu início foi na Era Industrial e a grande jogada na época era fazer o produto satisfazer o cliente sem antes saber se o cliente iria gostar, sem saber suas preferências nem nada, apenas vender a quem agradar. Como disse Ford: “ O carro pode ser de qualquer cor, desde que seja preto”. Querendo ou não, muitas pessoas gostaram do automóvel e compraram. Bom, este marketing ainda é praticado até os dias de hoje!

Já na Era da Informação, surge o Marketing 2.0, onde o foco passa a ser no cliente/ consumidor, pois com a tecnologia que temos hoje em dia, as pessoas são capazes de realizar pesquisas e analisar os produtos nos seus mínimos detalhes, então o foco passa a ser “entender a necessidade do cliente” e assim lançar um produto que o agrade.

De forma assim bem resumida chegamos ao nosso assunto, O Marketing 3.0!

O foco do Marketing 3.0 passa a ser não apenas no consumidor e sim no ser humano, o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Então as empresas que praticam o Marketing 3.0 têm o compromisso em resolver os problemas da sociedade (sejam eles social, econômico ou ambiental), são empresas com valores!

Essas empresas ou o profissional que pratica o Marketing 3.0 seguem alguns “mandamentos”, chamados de “Os dez credos do Marketing 3.0.”

Vejamos a seguir cada um deles:

 

Credo 1: Ame seus clientes e respeite seus concorrentes

Amar o seu cliente é conquistar a fidelidade dele! Mas como fazemos isso? Simples, agregando valor, conhece-lo e tocar suas emoções e espírito. Por exemplo, mostrar que você se preocupa com o meio ambiente, saúde e bem estar de um modo geral, seja algum câncer ou algum tipo de problema que a sociedade enfrenta… Você sabia que o dia 29 de outubro é o dia Mundial do Combate ao AVC? Que tal conscientizar as pessoas a ter uma alimentação saudável, realizar exames periódicos e praticar exercícios que previnem o AVC? Isso seria um destaque!

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Sobre os concorrentes, bom, eles nos impulsionam a buscar melhorar e observar nossos pontos fortes e fracos. Por exemplo, recentemente adquiri um e-book chamado Patrocínio Mágico, ele é um método com um sistema gratuito para pessoas que trabalham com e procuram novos leads de forma automática! Não importa a empresa que o autor do e-book está, ele escreveu com total dedicação a ajudar todos os profissionais desse setor e não apenas quem está em sua rede. Você pode conhecer melhor o e-book clicando aqui.

Outro exemplo real foi quando empresas de telecomunicações no Reino Unido decidiram colaborar no lançamento do celular RED no combate à Aids na África. O lançamento arrecadou dezenas de milhares de libras para tratamento e prevenção da Aids! Então…

“Trate seus clientes com amor e seus concorrentes com respeito.”

 

Credo 2: Seja sensível à mudança e esteja pronto para se transformar

Nos dias atuais com tanta tecnologia e informação, o mundo dos negócios está sempre mudando. Os concorrentes aumentam e os clientes estão cada vez mais informados. Esteja apto a prever essas mudanças e estar um passo a frente.

“Quando os tempos mudarem, mude também.”

 

Credo 3: Proteja seu nome, deixe claro quem é você

O Marketing é tudo quando se trata de ser lembrado pelas pessoas.

Elas tendem a seguir a marca com melhor reputação. Diferencie seu nome da marca para seu mercado alvo. Mostre seus valores e deixe bem claro quem você é.

“Esclareça quais são seus valores e não abra mão deles.”

 

Credo 4: Um cliente é diferente do outro; procure primeiro aqueles que podem se beneficiar mais de você

Existem quatro níveis de segmentos diferentes no mercado de produtos:

1 – O segmento global, que está disposto a pagar qualquer preço pelo produto de característica global;

2 – O segmento “glocal”, que são produtos globais, mas com características locais e preços mais baixos;

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3 – O segmento local, com características locais e preços acessíveis; e

4 – O segmento da base da pirâmide (sociedade de baixa renda), que só podem adquirir os produtos mais baratos possíveis.

“Concentre-se no segmento ao qual você pode proporcionar mais benefícios”

 

Credo 5: Ofereça sempre um bom pacote por um bom preço

Nunca tente enganar as pessoas dizendo que vende um produto de boa qualidade por um preço alto se ele realmente não for bom. Os clientes não gostam de se sentir enganados e não comprarão mais com você. Seja justo, faça um preço que realmente seja adequado ao produto e não minta dizendo que ele é milagroso. Seja HONESTO!

“Defina preços justos para refletir sua qualidade.”

 

Credo 6: Esteja sempre disponível, divulgue as boas novas

Seus clientes precisam te encontrar, então não se esconda! Esteja disponível em , sites e outras ferramentas online. Mas o mundo não está apenas na Internet, então esteja disponível também para as pessoas que não têm acesso à Internet. Faça cartões de visita, folhetos, marketing boca a boca e disponibilize seu número para contato.

“Ajude seus futuros clientes a encontrá-lo.”

 

Credo 7: Conheça seus clientes, cultive-os e conquiste outros

Conheça seus clientes, preferências, gostos pessoais e desejos. Seja alguém próximo que entende as necessidades dele e então, melhore seus negócios com ele. Isso se chama CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Eles serão fiéis a você e farão o marketing boca a boca por você ser atencioso com eles.

“Considere seus clientes como se fossem seus clientes para o resto da vida.”

 

Credo 8: Não importa qual setor você atue, será sempre no setor de serviços

Por mais que você venda produtos, o seu atendimento será um serviço prestado e que deve ser lembrado com boas experiências. Seus valores deverão ser transmitidos através do seu serviço prestado ao entrar em contado com seu cliente.

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“Toda empresa é uma empresa de serviço, pois todo produto envolve um serviço.”

 

Credo 9: Aperfeiçoe sempre seu processo de negócio em termos de qualidade, custo e entrega

O papel de um profissional de marketing é estar em constante melhoria da qualidade, custo e a entrega de seus produtos e/ou serviços.

Seja sempre honesto com a qualidade do produto, com a entrega, o prazo e seu estoque. Nunca tente enganar ninguém, pelo contrário, tenha uma previsão da demanda e esteja sempre preparado para atender seu cliente com qualidade.

“Aprimore seus processos de negócios a cada dia.”

 

Credo 10: Colete informações relevantes, mas use sua sabedoria para tomar a decisão final

Estude, aprenda, busque conhecer mais e mais. A informação e o conhecimento nos traz maturidade e sabedoria, auxilia na tomada de decisões de forma a observar todos os aspectos envolvidos. A cada aprendizado, uma nova experiência acumulada.

“Os gerentes sábios consideram outros aspectos além do aspecto financeiro de uma decisão.”

 

Conclusão

Estes foram os dez credos do Marketing 3.0, uma forma diferenciada de trabalhar nos dias atuais. Agregar valor, atender não só o cliente mas sim o ser humano, ou seja, ser bem visto pela sociedade de modo geral e não apenas por seus clientes.

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Felipe Reis

Bacharel em Administração de Empresas, aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e profissional de Marketing de Rede. Gosta de ajudar as pessoas e criar novos relacionamentos.

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