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6 Dicas de Marketing Digital para Empreendedores (infográfico)

 

Fonte: LeadLovers

6 dicas de Marketing Digital para empreendedores

Não importa o tamanho: qualquer empresa que queira atingir bons resultados precisa, necessariamente, ser encontrada por seus potenciais consumidores. A afirmação, que rege as práticas empresariais de divulgação, faz ainda mais sentido quando levamos em conta o universo da internet. Se antes a divulgação de uma marca ficava somente à cargo do marketing tradicional, atualmente, no mundo da web, boa parte do trabalho fica por conta do .

Toda empresa que deseja sucesso na nova era de marketing precisa investir na divulgação online de seus serviços e produtos, bem como em um bom posicionamento nos mecanismos de busca. A preocupação em se fazer visível para novos clientes não é específica de grandes empresas, mas também deve fazer parte do planejamento de profissionais autônomos, conhecidos como empreendedores individuais.

Como esses empresários podem divulgar seu trabalho? É sobre isso que vamos tratar neste post com 6 dicas de marketing digital para empreendedores. Vamos lá?

 

1. Seu site é seu quartel general

Talvez isso não seja novidade para você, mas um bom site para seu empreendimento continua sendo uma das principais ações de marketing digital e é o seu ponto de partida para todas as outras ações. A função que o site deve cumprir é “vender” o serviço prestado pelo empreendedor, ou seja, o objetivo é conquistar clientes para o negócio.

Quando falamos em um site, muitas pessoas pensam em plataformas complexas, inacessíveis a um empreendedor individual com pouco orçamento, contendo diversas seções, um menu cheio de opções, recursos tecnológicos e uma infinidade de informações. No entanto, é possível fazer um site simples e eficiente de forma prática e barata.

Além de algumas plataformas gratuitas disponíveis na web, o LeadLovers tem um serviço de criação de páginas bastante simples, inclusive com templates prontos, validados e com eficiência garantida. Dessa forma é possível ter um site de forma rápida, incluindo apenas algumas imagens e as informações fundamentais para comunicar de que se trata o seu trabalho.

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2. Conteúdo ainda é rei

Existem diversas formas de divulgar seu empreendimento na internet e todas elas envolvem a produção de conteúdo de qualidade. Seja na hora de fazer uma divulgação direta de seu serviço e produtos, ou ao produzir um artigo sobre temas relevantes ao seu consumidor: conteúdo é rei.

A produção de conteúdo diz respeito à disseminação do que você pode oferecer ao cliente, direta ou indiretamente, compartilhando seu conhecimento e potencialidades. Você deve fazer uma cuidadosa seleção do que deve ser compartilhado, procurando produzir conteúdo que seja útil e relevante para o seu público-alvo.

Toda prestação de serviço ou produto visa a solução de algum problema para o cliente. Pense qual tipo de problema você é capaz de solucionar com seus serviços e crie conteúdos sobre isso. Se possível, a depender do seu tipo de negócio, crie conteúdos que introduzam algumas dicas para a solução daquela questão e, em seguida, ofereça seu serviço.

Dessa forma, você ganha credibilidade e se torna referência no seu segmento de atuação. Ao criar conteúdo interessante, focado em informação e resolução de problemas, você fortalece o relacionamento com seu potencial cliente e aumenta as chances de negócio.

Manter uma página atualizada com conteúdos novos, como um blog, é a melhor forma de fazer isso. Se desejar, você também pode fazê-lo em seu próprio site ou criar um link entre o blog, regularmente atualizado, e o site, com informações mais estáveis.

 

3. As mídias sociais aproximam empresa e público

Falando em gerar relacionamento, uma das melhores formas para complementar o trabalho de um blog são as . Antes de começar, vale a pena entender como funciona cada rede, até mesmo para avaliar quais delas fazem mais sentido para o seu negócio. Depois disso, é importante investigar como seus clientes em potencial estão fazendo uso dessas ferramentas.

Vejamos o Facebook, por exemplo. A maioria das pessoas utiliza essa rede social não para comprar coisas, mas sim para conversar com amigos, ver fotos e compartilhar notícias. Portanto, sua estratégia de marketing deve acompanhar esse uso. Em vez de tentar vender diretamente seus produtos e serviços no Facebook, concentre seus esforços em se relacionar com usuários através do conteúdo de suas publicações.

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4. Tudo começa com uma busca no Google

Atualmente, toda pessoa interessada em fazer uma compra utiliza os mecanismos de busca do Google para obter informações sobre as melhores lojas e serviços. A empresa que tem um site bem posicionado nas buscas relacionadas a seu segmento, certamente sai na frente.

O trabalho de construção de posicionamento parte de uma metodologia conhecida como SEO, ou Otimização para Mecanismos de Busca, que se baseia na estrutura tecnológica do site, sua relevância e seu conteúdo.

O primeiro passo é utilizar uma boa plataforma para seu site que tenha uma estrutura amigável para o Google. A segunda etapa demanda que seu site seja linkado por outros, direcionando tráfego a ele: parceiros, blogs e sites de notícia podem ser um bom começo.

Por fim, é importante atentar ao conteúdo, como você já sabe. Uma boa prática de SEO é estabelecer palavras-chave para cada conteúdo. Para todo artigo ou post, identifique qual seria a palavra-chave principal e certifique-se de que ela esteja inserida no texto algumas vezes. A ideia é que o post se torne relevante para clientes que buscam por aquela palavra-chave e suas relacionadas.

 

5. Saiba com quem você está falando

De nada adianta planejar e executar todas essas dicas se você não souber com quem está falando. Isso quer dizer que nenhuma iniciativa de marketing digital faz sentido se você não conhecer bem seu público-alvo. A melhor forma de fazer isso ainda é a mais simples: conversando com as pessoas.

Se você já tiver um número de clientes, procure saber mais sobre eles: qual sua profissão, seus hábitos de consumo, de que outras empresas eles gostam de comprar, do que eles gostam, por que escolheram sua empresa, qual o feedback sobre seu serviço. Para obter essas informações, abra canais de comunicação. Você pode incentivar comentários no site, blog, enquetes nas redes sociais, avaliação após a prestação de algum serviço e, claro, conversando pessoalmente.

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Depois de ter um número razoável de respostas, você vai poder identificar padrões entre seus clientes e, com base neles, criar o que chamamos de persona: uma pessoa fictícia que resume as características padrão de seu público-alvo. Isso significa que você deve traçar um perfil do seu público, imaginando uma pessoa que idealmente se interessa por seus serviços e direcionando a ela seus esforços de marketing.

 

6. Mensure tudo e seja dinâmico para fazer mudanças

Por fim, entenda que, na internet, tudo é baseado em código e tecnologia. Isso implica que todas as interações que as pessoas fazem, como a visualização de páginas, cliques e compras, podem ser mensuradas. A vantagem é que você vai poder medir e analisar exatamente como seus clientes e potenciais clientes interagem com seu site e suas iniciativas de marketing digital.

Assim, será possível identificar o que funciona e o que não funciona e, a partir dessa análise, fazer melhorias para alcançar melhores resultados. Ter dinamismo no trabalho e abertura para mudanças é fundamental para ter sucesso no marketing digital.

O trabalho do marketing digital é amplo e envolve vários pontos de contato entre empresa e cliente. Essas são as 6 dicas que acreditamos serem as mais básicas que você consiga começar um trabalho na área. Se tiver alguma dúvida sobre um dos pontos ou quiser compartilhar sua experiência de marketing como empreendedor individual, deixe seu comentário!

 

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Ben Popov

Consultor de Marketing Digital e Marketing de Rede com mais de 15 anos de experiência. Fundador da AulaPlus – Marketing Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é “importado” da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

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