Dicas de Marketing Digital para Atrair Mais Alunos para Sua Escola de Inglês

5 Dicas de Marketing Digital para Atrair Mais Alunos para Sua Escola de Inglês

 

 

A demanda para estudar inglês cresce cada vez mais. As pessoas já perceberam que:

– O inglês é uma língua global e universal

– Falar inglês é necessário para conseguir um bom trabalho

– Falar inglês é obrigatório para fazer mestrado ou doutorado

– Qualquer tipo de informação importante normalmente está disponível primeiro em inglês

Uma pesquisa do Instituto Data Popular de 2013 mostra que no Brasil, 5,1% da população de 16 anos ou mais afirma possuir algum conhecimento do idioma inglês. Existem, porém, diferenças entre as gerações. Entre os mais jovens, de 18 a 24 anos, o percentual dos que afirmam falar inglês dobra, chegando a 10,3% das pessoas nessa faixa etária. Para 2014, 9% das pessoas de 16 anos ou mais afirmam que pretendem iniciar um curso de inglês. A falta de um ensino básico de qualidade, somada ao baixo acesso a cursos privados de inglês, faz com que o mercado de trabalho tenha dificuldade em encontrar profissionais com proficiência na língua.

 

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Para atender essa demanda cresce também o número de escolas de inglês – das grandes franquias com alcance nacional às escolas “artesanais” especializadas em cursos diferenciados.

Existe uma concorrência feroz e guerra de preços para atrair e captar mais alunos. Se você tem uma escola de inglês provavelmente já sabe do que estou falando.

De um lado, as grandes redes de franquias conseguem oferecer preços extremamente baixos por causa da sua enorme estrutura e recursos financeiros.

Do outro lado, as pequenas e independentes escolas de inglês estão tentando sobreviver oferecendo um serviço de aprendizagem diferenciado e de alta qualidade.

E aqui entra o com suas técnicas e ferramentas extremamente efetivas. O Marketing Digital permite que mesmo com um orçamento pequeno as escolas de inglês independentes conseguem atrair e captar mais alunos e até crescer nesse mercado.

Veja então quais são as minhas dicas:

5 Dicas de Marketing Digital para Atrair Mais Alunos para Sua Escola de Inglês

Antes de tudo, é importante dizer que o Marketing Digital não precisa ser um “bicho de 7 cabeças”. Sim, o Marketing Digital é complicado e pode ser muito caro em geral, mas existem técnicas e ferramentas que podem ser usadas por qualquer pessoa que tem conhecimento básico de Internet.

Nesse artigo vou sugerir algumas dessas técnicas e ferramentas que qualquer proprietário de uma escola de inglês vai poder usar sem a necessidade de contratar um profissional ou agência de Marketing Digital.

Vamos começar!

Dica #1: Marketing de Conteúdo

O é uma das ferramentas mais poderosas nos tempos atuais. Através de um Blog você pode gerar conteúdo extremamente útil e interessante para os seus alunos em potencial e torná-los clientes da sua escola de inglês.

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De acordo com 13bits a produção do blog corporativo, em média, consegue 55% mais visitantes e, em seguida, dá um possível impulso aos seus negócios sem gastar muito dinheiro em marketing.

Você pode organizar o seu conteúdo em categorias e postar artigos com dicas sobre como aprender gramática, aumentar o vocabulário, treinar o ouvido para entender melhor músicas e filmes em inglês, etc.

O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa).

Uma outra tática de sucesso é oferecer para os professores da escola a oportunidade de escrever 1 artigo por mês. O blog vai ganhar diversidade já que esse tipo de conteúdo vai ser baseado na experiências e pontos de vistas diferentes e os professores vão ganhar popularidade e ter a chance de fortalecer suas marcas pessoais como profissionais da língua inglesa.

Postando conteúdo de qualidade no seu blog também ajuda em aumentar a credibilidade da sua escola de inglês e estabelecer a sua marca como líder no mercado educacional na sua região.

Um bom exemplo é o blog do Englishtown que em maio de 2016 recebeu 3,150,000 (três milhões e cento e cinquenta mil) visitas!

Como proprietário (a) de uma escola de inglês e educador (a) você não deve ter problemas em gerar conteúdos interessantes e úteis, mas se o problema é falta de tempo veja aqui um plugin WordPress que pode ajudar na tarefa: Gerador de Conteúdo (WordPress Plugin)

 

Dica #2: Marketing de Vídeo

O Globo afirma que o brasileiro está usando cada vez mais a internet para incrementar os estudos. Números divulgados pelo YouTube apontam que as buscas por vídeos na categoria “educação” cresceram 44% no primeiro semestre deste ano (2014). E quando o recorte é feito sobre os dispositivos móveis, como tablets e smartphones, o salto é de 339% no mesmo período. Além disso, a categoria já é a quinta mais buscada no maior site de vídeos da internet.

Porém, muitas pessoas acham que se um vídeo não está feito com equipamento profissional e pelo um professional ele não vai ter sucesso.

Isso não é necessariamente verdade.

O mais importante é o conteúdo – se ele realmente agrega valor nas vidas das pessoas.

A tecnologia moderna permite que quase qualquer smartphone faça vídeos em alta definição e isso é suficiente. O que realmente importa para o sucesso do canal da sua escola de inglês no YouTube é a qualidade de conteúdo e a utilidade dos vídeos oferecidos.

Lembre se também que os vídeos não precisam ser mais de 3-4 minutos. As pessoas não têm paciência para assistir a vídeos longos, por isso você tem que tentar passar a sua mensagem em menos de 4 minutos. Isso, porém, é suficiente para dar uma dica de inglês – por exemplo, explicar uma regra gramatica, ensinar um jogo de aprendizagem, etc.

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Um bom exemplo é um canal no YouTube com dicas de inglês chamado “Cintia disse” que em agosto de 2016 tem mais de 236,000 assinantes!

Porém, se você não se sente confortável em aparecer na frente da câmera existe algumas ferramentas para criação de vídeos bem interessantes.

Eu gosto e uso Powtoon – uma ferramenta online que permite criação de vídeos em desenhos muito bonitos e divertidos.

 

Dica #3: Facebook e Periscope Livestream

Livestreams estão ganhando muita popularidade ultimamente. Assistir um livestream é surpreendente, divertido e gera muito engajamento.

É uma excelente maneira de chamar atenção para a sua escola de inglês passando algumas dicas de inglês, anunciando algumas promoções, enfim – engajar uma audiência com o objetivo de agregar valor e ultimamente ganhar novos alunos.

Periscope é um aplicativo móvel para Android e iOS. O Periscope foi lançado em março de 2015 e em agosto de 2015 já tinha mais de 10 milhões de usuários! Ele é muito útil se você quiser transmitir algo ao vivo de qualquer lugar do mundo.

Um exemplo: Você viaja, uma ideia de dica de inglês surge na cabeça e você quer transmitir a mensagem na hora. O Periscope é ideal para isso já que você só precisa seu smartphone e conexão a internet. Além disso, o aplicativo convida todos seus contatos do Twitter automaticamente anunciando a transmissão ao vivo!

Facebook Live Vídeo é a mais nova ferramenta da rede social e ainda não está disponível para todos usuários. Para descobrir se a sua conta está habilitada é só entrar no Facebook via o aplicativo para Android ou iOS.

Iniciando uma transmissão ao vivo no Facebook ela vai ser anunciada automaticamente via o Newsfeed dos seus amigos e seguidores na rede social.

Porém, para preparar uma boa apresentação é necessário seguir algumas regras. Veja aqui as dicas de sucesso de um Facebook Live Vídeo disponibilizadas pela própria rede social.

 

Dica #4: E-mail Marketing

O e-mail continua sendo uma das ferramentas mais poderosas de marketing digital.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo site Cliente SA, entre os profissionais que usam como parte de sua estratégia, 80% concordam que a ferramenta é fundamental para o seu negócio. Quase metade (49%) deles dizem que o e-mail está diretamente ligado à principal fonte de receitas do seu negócio, representando um aumento de 140% ano-a-ano em comparação com o Relatório do Estado do Marketing de 2015. Entre os entrevistados, 79% dizem que o e-mail gera ROI, com um crescimento de 48% ano a ano.

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Junto com landing pages o e-mail marketing pode ser usado para fidelizar seus alunos existentes e capturar leads (alunos em potencial) para sua escola de inglês.

Uma das ferramentas mais popular no Brasil se chama Leadlovers. Aqui temos um artigo detalhado sobre Leadlovers, mas em resumo ela é uma ferramenta de automação de marketing que captura leads e converte eles em clientes além de fidelizar os alunos que você já tem na escola.

Um bom e-mail marketing, porém, tem que seguir algumas regras para ter o sucesso desejado. Nesse artigo falei sobre 6 Erros Graves de E-mail Marketing que Vão Acabar com Seu Negócio, vale a pena ler!

 

Dica #5: Marketing nas Redes Sociais

O sucesso do Marketing nas Redes Sociais também depende de conteúdo de qualidade. Porém, cada uma rede social tem público diferente que reage diferente.

As redes sociais mais adequadas para atrair e captar novos alunos para sua escola de inglês são:

– Facebook: Através de uma Fan Page e conteúdo Educacional, Motivacional e de Entretenimento

– Twitter: Através de dicas curtas de inglês e promoções

– Instagram: Através de imagens atraentes e vídeos curtos para fazer promoções e fortalecer a marca da sua escola

– LinkedIn: Através de artigos curtos sobre aprendizagem, etc.

Se você não tem experiência em gerar conteúdo para as redes sociais talvez um curso especializado seria um bom começo.

Eu recomendo o Curso Online de Redes Sociais da WFour Cursos.

Nesse curso você aprenderá como utilizar as principais ferramentas das maiores redes sociais do mercado. Com foco na utilização das redes sociais para fins comerciais e corporativos, o curso é ideal para formação de analistas de mídias sociais e profissionais relacionados. Você aprenderá nas aulas como utilizar o Facebook, Twitter e YouTube para aumentar o impacto de campanhas e empresas.

 

Resumo:

Espero que as 5 dicas de como atrair e capturar mais alunos para sua escola de inglês sejam uteis e fáceis para seguir. Entendo que para alguém que nunca trabalho com marketing digital pode ser um pouco difícil de começar, mas vale a pena aprender pelo menos o básico. Isso vai permitir que você faça algumas tarefas de marketing essenciais e só contrata profissionais para as tarefas mais complicadas e especificas.

Sucesso!

 

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Ben Popov

Consultor de Marketing Digital e Marketing de Rede com mais de 17 anos de experiência. Fundador da AulaPlus – Marketing Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é “importado” da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

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