5 Dicas de Como Fazer Marketing no Snapchat (infográfico)

 

No mercado digital, nem sempre uma rede social com muitos usuários se torna um espaço que gera resultados às empresas que colocam sua marca. Mas é isso que está acontecendo com o Snapchat, aplicativo de publicação de fotos e vídeos de até 10 segundos de duração. Com a quantidade de pessoas usando o Snapchat, e com as possibilidades de estratégia de anúncio e produção de conteúdo, podemos dizer que é uma excelente rede social para se investir. Atualmente, a quantidade de visualizações que um vídeo patrocinado pode ter no aplicativo é de 40 milhões!

Ideal para vídeos na vertical, o que abre novas possibilidades criativas e de linguagem, o marketing no Snapchat garante possibilidades interessantes de anúncio para as marcas. Além de ter um público com grande maioria de pessoas entre 18 e 34 anos, essa rede social também se provou um ambiente de muito engajamento. Para o lançamento de um filme, o marketing no Snapchat se provou 3 vezes mais efetivo que os anúncios em outro local. Por enquanto, o sistema de anúncios não está disponível a todos, mas deve ser liberado em breve. (Fonte: Administradores)

Postagens imensuráveis para resultados imensuráveis

Acostumados com múltiplas possibilidades de mensurar os anúncios, os profissionais de terão que aceitar as restrições do Snapchat. Os dados que o aplicativo permite visualizar são apenas a quantidade de visualizações e os usuários que deram ‘print’ na tela. Os prints são a única maneira de “eternizar” um post, já que o Snapchat se destaca por deixar as fotos e vídeos por apenas 24h. A efemeridade das publicações torna a rede social um ambiente muito mais dinâmico.

Para pensar nas estratégias que uma marca pode ter, aqui vão algumas dicas importantes: o Snapchat é um ambiente muito voltado para os bastidores, então vale a pena investir em mostrar ao público como são criados os produtos, ou como é a vida da pessoa que representa a marca. Quem acompanha alguém no Snapchat, é muito mais do que um seguidor, mas um verdadeiro fã. É uma rede social muito pessoal, que reproduz a visão da pessoa e faz os fãs se sentirem juntos dela, por isso não dá para publicar apenas vídeos impessoais, e sim focados nas pessoas. Estas características são evidenciadas pela pouca possibilidade de edição de vídeos, e também pelas ferramentas de bate-papo que valorizam a conversa apenas entre duas pessoas.

Outras duas funcionalidades importantes do Snapchat são os filtros e máscaras permitem uma linguagem leve, jovem, e inspirada nos memes. Desta forma, as marcas mais vinculadas ao bom humor podem encontrar vantagens. Mostrar os bastidores tem que ser sempre uma coisa leve e feita para mostrar que somos humanos, como aqueles vídeos de erros de gravação que até hoje passam na TV. A “cereja do bolo” que o aplicativo oferece é o Geofiltro. É como se fosse um selo que estampa na imagem em que lugar a pessoa está. Existem marcas já criadas para cidades, mas as marcas podem criar seus próprios filtros, como um tipo de anúncio que gera engajamento. É uma ferramenta que pode gerar muito resultado para restaurantes e parques, por exemplo, além de vários tipos de eventos.

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Confira agora 5 dicas de como fazer Marketing no Snapchat

(Fonte: Canaltech)

1. Ações de venda

Não importa o tamanho do seu negócio nem o seu ramo de atuação: se ele trabalha com consumidores finais, quanto mais canais de comunicação existirem entre loja e cliente, melhor. É lógico que quantidade nem sempre quer dizer qualidade, então, é preciso ter cuidado para não bombardear as pessoas de forma desnecessária.

Mas quando estamos falando de ações de venda, o marketing no Snapchat pode ser um ótimo auxiliar. Isso porque ele é uma forma rápida, personalizada e não definitiva de você lembrar os fãs de sua marca ou empresa de que algo está acontecendo. Queimas de estoque ou grandes promoções, como as Black Fridays da vida, podem ser sugeridas por meio do Snapchat.

Usando sempre o bom senso na hora de dosar a quantidade de snaps enviados, vale a pena iniciar estas ações alguns dias antes de começarem as promoções. Assim, você vai preparando terreno ao lembrar seu cliente de forma gradativa sobre o grande evento que se avizinha.

2. Lançamento de novos produtos

Se a sua empresa tem produtos próprios, é bem provável que ela lance novas coleções e modelos de tempos em tempos. Aqui, o marketing no Snapchat pode servir de forma bastante precisa para despertar a curiosidade de seus seguidores, afinal ele trabalha muito bem com fotos e vídeos.

Então, fotografar partes do produto ou então filmar algumas reações de pessoas que estão vendo o item pela primeira vez pode ser uma boa iniciativa. Lembre-se das ferramentas extras do Snapchat, que permitem a você escrever e desenhar na tela para incrementar ainda mais essa exposição.

E vale sempre lembrar que o marketing no Snapchat não vai substituir o Facebook ou o Instagram. Muito pelo contrário, este serviço pode trabalhar em conjunto com os demais para promover o seu novo produto. Então você pode explorar as potencialidades do Snapchat para mostrar até um pouco mais do que é visto em outras .

3. Concursos e promoções

Outro uso excelente do Snapchat para o mundo dos negócios é na promoção de concursos e outros eventos que vão render prêmios para os usuários. Aqui, você pode usar a ferramenta para interagir de verdade com seus clientes, criando desafios para serem superados diretamente no aplicativo.

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Assim, você pode solicitar desenhos mais criativos, combinações entre fotos e emojis e muito mais. Para chegar à definição de qual é a melhor proposta é essencial analisar a sua marca ou produto, qual é o seu público-alvo e também ter os objetivos de forma bem clara em sua mente.

Com tudo isso bem evidente, é só encaixar sua campanha nas possibilidades do marketing no Snapchat e aguardar. Depois é só tirar um print da tela dos vencedores e entrar em contato com seus clientes — como o serviço conta com um sistema de bate-papo, isso não será nada difícil.

4. Conteúdos exclusivos de eventos ao vivo e bastidores

Você está promovendo um evento para lançar um novo produto ou inaugurar uma nova loja? Mais uma vez, usar o marketing no Snapchat pode ser de grande valia na promoção daquilo que está sendo feito. Como o aplicativo permite registros que se apagam automaticamente depois de algum tempo, ele pode registrar momentos que não devem ser eternizados.

Então, fazer capturas de bastidores e vídeos breves com pessoas dando depoimentos, ou seja, alguns registros de tudo aquilo que está acontecendo, pode ser uma boa forma de trazer seus clientes para dentro do evento. A criatividade, mais uma vez, vai fazer toda a diferença na hora de usufruir dos recursos do Snapchat.

Lembre-se da opção de adicionar fotos e vídeos à sua história do Snapchat, o que os torna disponíveis para todos os seus seguidores durante 24 horas. Explorar a exclusividade das divulgações via Snapchat tem também um grande potencial neste quesito.

5. Interação com fãs e fortalecimento da marca

A expressão “quem é vivo sempre aparece” cabe muito bem no mundo dos negócios. Para manter viva a lembrança de sua marca na cabeça de seus clientes é preciso cultivá-la. Assim, mais uma vez, o Snapchat pode ter papel crucial nisso, afinal permite um contato rápido, direto e bem pessoal com o consumidor.

Envios despretensiosos — ou seja, que não têm o objetivo de promover eventos, de fazer propaganda de algum produto ou de oferecer alguma promoção — são muito bem-vindos. Com eles, você consegue trazer o cliente para perto de você, propor uma interação diferente daquela vista nas demais redes sociais e, é claro, fixar a sua marca.

É importante lembrar, porém, que o bom senso deve imperar na hora de usar o marketing no Snapchat. Inundar o aparelho de seus clientes com vários snaps pode não ser o ideal, então, abuse da adição de conteúdo ao seu histórico — isso não gera notificações e só é visto por quem clica.

Além disso, ter um social media com experiência nesta rede social é também outro fator crucial para uma utilização saudável. Isso porque conhecer o Snapchat nos seus mínimos detalhes pode fazer a diferença entre uma atuação que cativa o cliente e uma que o irrita, algo que ninguém quer.

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Recentemente, o Snapchat anunciou uma grande atualização no seu sistema de propagandas com várias novas funções que indicam que a rede social tem grandes planos pela frente. As novas ferramentas envolvem mais destaque de marcas, flexibilidade de compra de espaço, oportunidades de retorno de investimento e monitoramento de ações. Para o usuário, no entanto, isso vai significar um aumento considerável nas propagandas e pouca opção de escolha.

Será difícil escapar de propagandas com a nova função Snap Ads Entre Histórias, que vai inserir comerciais quando se alterna histórias por meio do auto-advance, a ferramenta que passa da história de um amigo para outro quando se desliza para o lado. No entanto, os comerciais não aparecerão no meio de uma história, tampouco em todas as vezes que alternar entre história.

Com os Snap Ads Expansíveis, os usuários poderão acessar diretamente um link que esteja sendo divulgado, como instalar um app ao deslizar para o lado durante o comercial, link para um site ou um artigo publicitário formatado para a rede social.

Para os que pretendem divulgar na rede social, o Snapchat vai permitir que se use programação de interface para construir grandes campanhas em vez de controlar pequenas ações. Será criado um diretório voltado para desenvolvedores, com ferramentas de suporte para as compras de espaço customizadas. Essa funcionalidade incluirá filtros de idade, gênero, localização, aparelho e sistema operacional, operadora e afinidade de conteúdo. Além de ferramentas específicas, será criado um segundo diretório voltado para networking, aproximando os interessados em anunciar que não têm expertise com agências de marketing digital. Novas funcionalidades de monitoramento e medição também serão inseridas.

Com um público de 150 milhões de pessoas por dia, o Snapchat se mostra preocupado com os usuários. Todas as propagandas, incluindo as novas ferramentas, são revisadas para garantir uma boa experiência ao público, tanto no conteúdo quanto na frequência.

Um estudo conduzido pela agência MediaScience apontou que o engajamento dos usuários em relação aos Snap Ads é cinco vezes maior do que a média. Os dados mostram que eles recebem duas vezes mais atenção do que o Facebook, 1,5 e 1,3 vez mais em relação ao Instagram e Youtube, respectivamente, além de aumentar em duas vezes o índice de conversão de compras.

 

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Ben Popov

Consultor de Marketing Digital e Marketing de Rede com mais de 15 anos de experiência. Fundador da AulaPlus – Marketing Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Ben é “importado” da Bulgária e mora no Brasil desde 2000.

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